Você deve estar se perguntando qual a relação do gerenciamento de projetos com a maternidade, não é mesmo? Pois bem, nesse post você vai esclarecer suas dúvidas, e mais do que isso, vai conseguir se preparar para o turbilhão de coisas que essa fase tão delicada demanda de nós, mulheres. Como em todo projeto, quando se dá início a qualquer nova ideia, é sempre bom pensar em quais são as fases de elaboração para que as iniciativas não fiquem atropeladas.

De acordo com o PMI (2017), “projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único. Portanto, gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.”

Para entender melhor essa ideia, imagine que tudo tem um começo, meio e fim para ser planejado e executado com sucesso. Mas entre o que está no começo e fim, vamos falar também das fases que estão no meio e dar alguns nomes. Seguir uma ordem correta é essencial para promover organização e resultados desejáveis no ambiente de negócios, que por sua vez, estão cada vez mais competitivo e exigente.

Na maternidade…

E quem disse que não há competição no “mercado maternidade”? Nós, mães, estamos o tempo inteiro buscando mostrar uma a outra quem melhor desempenha essa função. Sem dúvidas esse é um erro que todas nós cometemos até entender que cada indivíduo tem suas características e que se nem nós mães somos iguais, como queremos que nossos filhos sejam? Eles são, nada mais nada menos, do que o reflexo de nós.

Toda mãe tem seu filho como um projeto, no qual dedicamos conhecimentos, habilidades, técnicas e mais do que isso, todo nosso tempo. Construímos essa relação de afeto dia a dia, sendo assim, não há como ser comparada a nenhuma outra. É único.

Segundo o PMI (2017), “o projeto tem natureza temporária, ou seja, indica que ele tem início e término bem definidos e que o término é atingido quando seus objetivos são alcançados ou quando o projeto é encerrado”.

Como podemos encaixar isso na maternidade? Definitivamente, para nós, mães e gerentes de projetos, o projeto filho só tem fim no dia em que é declarado óbito. Apesar do longo período desse projeto, tendo início marcado com a certidão de nascimento e fim com a certidão de óbito, todas as fases mostram resultados. Estas fases, muito bem abordadas no post da Marcella Delfino, Encerrar ciclos é importante? Vamos falar sobre Grupo de Encerramento!, estão vinculadas através das saídas que cada uma produz, onde a saída de um processo normalmente torna-se a entrada de outro.

Os 5 grupos de processos do ciclo de vida de um projeto:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento

WhatsApp Image 2018-09-09 at 22.07.47

Figura 1: Ciclo de vida relacionado aos grupos de processos

https://felipelirarocha.wordpress.com/2014/12/01/gerenciamento-de-projetos-areas-de-conhecimentos-e-grupos-de-processos/

Iniciação: Na iniciação, a pergunta que nos vem à cabeça é: “Por que eu estou construindo esse projeto? Para que e para quem? Quais são as reais finalidades deste projeto?” E no nosso caso, não é muito difícil responde-las. Seja por realização pessoal, seja por medo do futuro, seja por vaidade, todos que escolhem desenvolver esse projeto estão de fato dispostos a entrar de cabeça na construção daquilo. Além disso, nessa etapa nós vemos a escolha dos stakeholders, quem são eles? São todas as pessoas que trabalharão no projeto direta ou indiretamente – com esforço ou com influência e que serão capazes de enxergar os benefícios gerados por um projeto bem-sucedido. Além de toda a nossa família e amigos, a escolha dos padrinhos pode ser um exemplo disso, ao escolhermos os padrinhos do nosso filho(a), estamos compartilhando o desenvolvimento, dividindo responsabilidades e mais do que isso, afetando diretamente na criação do mesmo.

Orçamento? Isso sim é um bicho de sete cabeças para os papais. Começamos com a creche, depois escola, depois universidade e sabe-se lá quando vamos parar. Neste primeiro momento, devemos identificar orçamentos e cronogramas em um nível ainda macro. Para obter-se um ótimo controle de custos é necessário possuir um plano de gerenciamento do projeto com a linha de base de custos e plano de gerenciamento de custos, ferramenta utilizada no post do colega Diego Rodrigues Santos de Oliveira, Quer pagar quanto? A Importância da Gestão de Custos em um Projeto.. É preciso também identificar os requisitos de recursos financeiros, quais serão os dados de desempenhos a serem utilizados e verificar quais são os ativos de processos organizacionais existentes na organização referente ao controle de custos.

WhatsApp Image 2018-09-09 at 22.07.46

Figura 2: Gastos com um filho ao longo da vida

http://www.ajmc.com.br/2011/10/11/pensou-em-ter-um-filho-e-bom-estar-preparado-financeiramente/

Planejamento: De todas as fases de um projeto, esta é a mais importante. O sucesso do projeto está diretamente relacionada a qualidade do planejamento realizado. Esta etapa para nosso projeto, pode ser considerada um tanto quanto “suspeita”, será que de fato conseguimos planejar tudo que está por vir quando decidimos ter um filho? Apesar de analisar riscos, premissas e mudanças, há determinadas situações que fogem do nosso controle. O planejamento consiste em descrever os processos necessários para definir o escopo, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado. Algumas de suas características:

  • Construir progressivamente a estruturação das tarefas no tempo e suas interdependências junto a aspectos financeiros;
  • Analisar os impactos gerados por riscos, mudanças e ajustes;
  • Definir e aperfeiçoar o escopo, custo e o agendamento das atividades, através da coleta de informações;

Execução: É quando tudo que foi planejado poderá ser executado, quando os entregáveis são elaboradas e apresentadas aos clientes. É constituído de processos que visão terminar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto, e envolve coordenação de pessoas e recursos sejam eles humanos, materiais ou financeiros.

Melhor parte para o projeto “filhos”, não é mesmo? A execução do nosso projeto é um tanto quanto prazerosa , após definir escopo e planejamento do projeto, é iniciada a fase de execução do projeto. Esta fase envolve todas as tomadas de decisão relacionadas a quartinho de bebê, decoração, enxoval.

Monitoramento e Controle: É neste momento que é feita a verificação da execução para saber se tudo que foi planejado está sendo devidamente executado, se houve discrepâncias e se é preciso replanejar. Esse momento de incrementos ao escopo pode ser crítico e causar atrasos no cronograma, por isso, o monitoramento e controle assíduo é tão importante, para corrigir os desvios de percurso no devido tempo. Identificar variações relacionadas ao planejamento, podendo atuar corretivamente na execução ou adequar eventos futuros, otimiza o desenvolvimento desta fase.

Discrepâncias? E como há. Na prática, nos deparamos com outro cenário. Mais investimento de custo, tempo, habilidade, técnica, conhecimentos, entre outros. Entretanto, as saídas são maravilhosas. Ver o primeiro passinho, ouvir o primeiro “papai” e “mamãe”, levar ao primeiro dia de creche, o primeiro dia de escolinha. Como é gratificante. Faz o coração acelerar. Nos faz perceber que de fato esse é o projeto de nossas vidas. Esse é O PROJETO. E que apesar das turbulências encontradas no caminho, replanejar corretivamente a fim de levar o projeto ao sucesso, trabalhando para o entendimento e solução do problema, é prioridade nesse momento.

Encerramento: Última etapa presente nas fases de um projeto e aqui encontram-se os processos necessários para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, objetivando encerrar, formalmente, o projeto ou fase. Esse é o momento de fazer as entregas finais do produto ou as devidas entregáveis, receber a aprovação do Sponsor do projeto e elaborar os relatórios que servirão como documentação do projeto. Também é momento dos feedbacks positivos e negativos serem apontados. É importante lembrar que, o encerramento das fases não se dá apenas no final do projeto, mas sim durante todo o ciclo de vida e mesmo projetos interrompidos ou cancelados, podem ser encerrados através destes processos.

Óbito. O fim do nosso projeto se dá com a morte dele, apenas.

Conclusão

Entendemos que a maternidade pode se encaixar perfeitamente na gestão de um projeto, com todas as suas fases esclarecidas e elaboradas. É um projeto que envolve não só os papais mas todos os stakeholders, a fim de alcançar um mesmo objetivo, o sucesso. É fascinante e transformador. Posso dizer por experiência própria que esse é, e sempre será, o melhor projeto já realizado em minha vida.

Referências Bibliográficas

CAMARGO, Robson. Fases de um projeto: saiba tudo sobre as etapas imprescindíveis. Disponível em: https://robsoncamargo.com.br/blog/Fases-de-um-projeto-saiba-tudo-sobre-as-etapas-imprescindiveis;Acessado em: setembro/2018

DIEGO, Oliveira. Quer pagar quanto? A importância da Gestão de Custos em um Projeto. In:UVAGPClass, Rio de Janeiro, 01/10/2018. Disponível em: https://uvagpclass.wordpress.com/2018/10/01/quer-pagar-quanto-a-importancia-da-gestao-de-custos-em-um-projeto/; Acessado em: outubro/2018

DUARTE, Jefferson. Fases de um projeto: As 5 etapas e suas características segundo o PMI. Disponível em: https://www.gp4us.com.br/fases-de-um-projeto-e-o-plano-sumario/;Acessado em: setembro/2018

DELFINO, Marcella. Encerrar ciclos é importante? Vamos falar sobre Grupo de Encerramento! In:UVAGPClass, Rio de Janeiro, 25/05/2018. Disponível em: https://uvagpclass.wordpress.com/2018/05/25/encerrar-ciclos-e-importante-vamos-falar-sobre-grupo-de-encerramento/; Acessado em: outubro/2018

PINAZZA, Marcelo. Gestão de Projetos: As fases do ciclo de vida de um projeto, a função do gestor de projetos e a importância do gerenciamento. Disponível em: http://movimentoimpactoglobal.com.br/fases-do-projeto/; Acessado em: setembro/2018

PMI – Project Management Institute – Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK), 6º Edição, Project Management Institute, Newtown Square, PA, EUA, 2017;

Anúncios