A Cadeia de Suprimentos é um setor estratégico, pois é através dele que serão adquiridos os materiais e serviços necessários para o funcionamento e desenvolvimento de qualquer empresa. Entretanto, como se trata de um setor operacional, pouco se fala sobre a gestão de projetos dentro deste setor que apesar de poucos são essenciais para demonstrar sua importância, eficiência e qualidade.

Neste post iremos conhecer alguns projetos de Supply Chain e entender sua importância para a empresa.

Introdução:

Uma das grandes dificuldades de uma organização, de qualquer segmento, é o setor de compras. Portanto, surge uma grande dúvida, que merece ser planejada e discutida com muita atenção: fazer ou comprar um determinado produto ou serviço? Hoje com um espaço industrial cada vez mais disputado e a escassez de recursos financeiros para construção de novos empreendimentos e produtos, as empresas tornam-se obrigadas a buscarem formas inovadoras de contratação que permitirão maior eficiência entre projetistas, compradores e vendedores.

Um setor que se destaca com forte colaboração dentro de uma determinada empresa é o de projetos, que tem como objetivo auxiliar as demais áreas na busca pelo melhor desempenho e planejamento, tomada correta de descrições e racionalização dos custos.

Um dos grandes objetivos de qualquer organização é a redução de custos. Uma das maneiras adotadas para alcançar este objetivo é a realização de um bom processo de aquisições. Mas comprar bem não está relacionado somente ao preço de um produto ou serviço. Neste caso deve-se analisar prazos, condições de pagamentos, formas de contrato, qualificação dos fornecedores e cumprimento de metas e objetivos relacionados ao cliente/ fornecedores. Acredita-se que realizando um mapa de compras corretamente e manter-se bem relacionado com o mercado fornecedor, buscando uma boa comunicação entre as partes talvez seja o mais importante meio de se garantir o sucesso ao fim do projeto (Junior & Oliveira, 2014).

  1. Compras e sua importância em Suprimentos

Figura 1: O que é cadeia de suprimentos / Fonte: Mandae (2017)

WhatsApp Image 2018-09-09 at 13.56.43 (1)

Devido ao fato dos processos de Compras estarem inseridos nos processos abrangentes de Suprimentos, os termos ‘Compras’ e ‘Suprimentos’ são utilizados como sinônimos. Suprimentos trata das atividades de aquisição, negociação e seleção estratégica de bens e serviços que sejam críticos á determinada organização. ‘Compras’ é o processo sistemático através do qual estes bens e serviços são adquiridos. O setor de compras pode ser descrito como uma função transacional de ‘Suprimentos’ na aquisição de bens e serviços (CRUZ, E., 2017).

O setor de Suprimentos é um setor estratégico, pois é através dele que serão adquiridos os materiais e serviços necessários para o funcionamento da empresa que tem por objetivo final satisfazer seu cliente. O gerenciamento de projetos se encaixaria muito bem na escolha de fornecedores para uma licitação, no saving que é gerado após a negociação de propostas, etc..

Segundo (CHIAVENATO, 2014), a área de compras tem por finalidade a aquisição de materiais, e serviços para suprir as necessidades da empresa e do seu sistema de produção. Para atingir tal finalidade, o setor de compras precisa desenvolver e manter fontes de suprimentos adequadas: a chamada cadeia de suprimentos. Em síntese, a função principal do setor de compras é dar apoio e suporte ao subsistema de produção da empresa.

As empresas não são autossuficientes e nem autônomas. Elas dependem de terceiros, parceiros e de outras empresas para realizar suas atividades. Para abastecer suas operações, as empresas requerem matérias-primas, materiais, máquinas, equipamentos serviços e uma extensa variedade de insumos que provêm de fornecedores. Todo processo produtivo precisa ser devidamente abastecido por uma cadeia de suprimentos para poder funcionar satisfatoriamente. A rigor, para que a primeira operação tenha início, é necessário que os materiais e insumos estejam disponíveis, e que o seu abastecimento seja garantido com certo grau de certeza para atender às necessidades ao longo do tempo.

O órgão de compras é hoje considerado um centro de lucro, e não simplesmente um centro de custo, uma vez que, quando bem administrado, pode trazer consideráveis economias, vantagens e lucros para a empresa. O órgão de compras é importante, não apenas porque assegura o abastecimento normal das necessidades de insumos e matérias da empresa, garantindo o funcionamento regular, mas principalmente pelo fato de trazer benefícios adicionais, como qualidade assegurada, prazos cumpridos, economia e lucratividade (CHIAVENATO, 2014).

2. Projetos em Compras

Figura 2: Gestão de Compras e Estoques / Fonte: Ynos – Soluções Integradas em Sistemas de Gestão

WhatsApp Image 2018-09-09 at 13.56.43

O que define um projeto? Segundo (PMI) Um projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultados únicos. O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz.

Os grupos de processos do gerenciamento de projetos são 5:

  • Início
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento

Os compradores, pessoas que trabalham em compras, se deparam diariamente com diversos projetos, nem todas as compras serão definidas como projetos, pois compras de opex não precisam de muitas etapas para sua conclusão, apenas compras de capex são definidas como projetos no setor de compras.

CAPEX, é uma sigla que em inglês significa capital expenditure, diz respeito às despesas ou investimentos em bens de capital, por isso também chamamos de despesas de capital. Já OPEX (operational expenditure) refere-se às despesas operacionais ou compras recorrentes (BECKER, 2016).

Quando um comprador recebe uma solicitação de compra de capex é um novo projeto iniciando:

  • Início: Receber a demanda para aquisição do material/serviço.
  • Planejamento: Analisar a real necessidade do material/serviço, a especificação e o valor a ser gasto, procurar fornecedores que atendam a necessidade da demanda e as regras da empresa.
  • Executar: Solicitar cotações, analisar propostas, negociar propostas, aprovação técnica, montar um mapa comparativo de propostas, escolher o fornecedor ideal e criar uma ordem de compra.
  • Monitoramento e Controle: Acompanhar o processo de aprovação da ordem de compra no sistema, informar ao fornecedor ganhador e acompanhar a entrega no material/serviço.
  • Encerramento: Receber o material/serviço, dar entrada na nota fiscal e enviar o processo para pagamento.

Segundo (CONFORTE, 2018) para que o gerenciamento de projetos possa ser bem executado, todo projeto precisa ter seu ciclo de vida bem definido, porem nem todos os projetos são bem planejados, ou bem executados, e por isso muitos não completam todas as suas fases.

A análise e o conhecimento da estrutura genérica do Ciclo de Vida de um Projeto permite ao Gestor determinar a necessidade de estabelecer controles mais eficazes sobre certas entregas, trabalhando efetivamente para o atendimento das expectativas dos stakeholders e, consequentemente, para o atingimento do sucesso absoluto do projeto (PINAZZA, 2017).

A gestão de projetos, não é uma área estagnada, demanda tempo e dedicação por parte do gerente de projetos, além de estudos de estratégia, planejamento, processo, métodos. Todos os anos ocorrem mudanças nesse ambiente, inovações e novas tendências surgem ao longo dos anos, que promovem modernização e dão novas vertentes ao gerenciamento de projeto (DA SILVA, 2018).

Conclusão:

Nesse post entendemos as fases de um projeto dentro da cadeia de suprimentos e com isso podemos entender a importância do gerenciamento de projetos nas compras de capex. Como se tratam de investimentos em bens de capital, os stakeholders tem interesse direto nesse departamento, daí a importância do gerenciamento de projetos neste setor.

Pode-se concluir que o processo de gerenciamento de aquisições é de extrema importância dentro de um projeto, seja ele de pequeno ou grande porte. Existem documentos que merecem bastante atenção por parte do cliente e do fornecedor. O gerente de projetos deve ter total conhecimento das cláusulas do elemento contratual, para poder assim obter maior controle da relação cliente/fornecedor durante a vigência do contrato, monitorando prazos e custos. Seguindo todas as etapas do processo de gerenciamento de aquisições pode-se selecionar fornecedores capazes de atender de forma segura as exigências feitas pela empresa/cliente, objetivando o sucesso em todas as etapas do projeto.
Pode-se afirmar também que o gerenciamento de aquisições possibilita um crescente “valor” à empresa, visto que com o mesmo consegue-se estabelecer fortes relações entre fornecedores e clientes, garantindo que ambas as partes cumpram sua parte dentro do contrato pré-estabelecido.

 

Bibliografia:

BECKER, L. teltecsolutions. teltecsolutions, 2016. Disponivel em: <https://teltecsolutions.com.br/mundo/capex-por-opex&gt;. Acesso em: 09 Setembro 2018.

CHIAVENATO, I. (2014). GESTÃO DE MATERIAIS – Uma Abordagem Introdutória. São Paulo: Manole.

CONFORTE, R. WordPress. WordPress, 2018. Disponivel em: <https://uvagpclass.wordpress.com/2018/03/23/qual-a-importancia-do-gerenciamento-de-projetos/&gt;. Acesso em: 09 Setembro 2018.

CRUZ, E. (21 de JUNHO de 2017). LINKEDIN. Fonte: LINKEDIN: https://pt.linkedin.com/pulse/diferen%C3%A7a-entre-suprimentos-x-compras-evandro-cruz

DA SILVA, W. WordPress. WordPress, 2018. Disponivel em: <https://uvagpclass.wordpress.com/2018/03/22/o-futuro-do-gerenciamento-de-projetos/&gt;. Acesso em: 09 Setembro 2018.

Junior, A. V., & Oliveira, R. J. (21 de Outubro de 2014). PMKB. Acesso em 02 de Outubro de 2018, disponível em Project Management Knowledge Base: https://pmkb.com.br/artigos/mapa-de-compras-para-o-gerenciamento-de-projetos/

Pinazza, Marcelo – GESTÃO DE PROJETOS: As 4 fases do ciclo de vida de um projeto, o papel do gestor e a importância de uma rotina de gerenciamento Disponível em: http://movimentoimpactoglobal.com.br/fases-do-projeto/. Acesso em: 09 Setembro 2018.

PMI. Project Management Institute. Disponivel em: <https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUs/WhatIsProjectManagement.aspx&gt;. Acesso em: 09 Setembro 2018.

Anúncios