Você sabe qual a importância do Planejamento para o Gerenciamento de Projetos? Entenda como fazer um bom Planejamento e obtenha sucesso em seus projetos.

Segundo o dicionário, planejamento significa “serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação”. E complementando com a definição anterior, é dito também que planejamento é a “determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação”.

Muitos projetos falham porque não tiveram um bom planejamento. Por isso o Planejamento deve ser o primeiro passo para a execução de um projeto. Essa etapa serve de base para todas as seguintes, já que ela define com mais clareza os objetivos do projeto e traça caminhos para alcançá-los. Além disso, essa fase é importante para estabelecer com mais precisão o escopo, os custos, o prazo do projeto e os responsáveis por cada tarefa.

Como Fazer Um Bom Planejamento

  • Escopo

Comece buscando todas as informações possíveis sobre o que será o projeto e elabore um escopo. Esse escopo precisa ser claro já que servirá de base para futuras decisões do projeto. Deve conter o objetivo do projetos; as premissas e restrições; as entregas e seus requisitos; Estrutura Analítica do Produto/Projeto (EAP); as exclusões (o que não será entregue); os critérios de aceitação.

  • Apoiadores

Após definido o escopo, é preciso identificar quem são os patrocinadores desse projeto. Eles serão peças importantes para o andamento do projeto, uma vez que eles financiarão o projeto e são os maiores interessados para que este seja concluído. Por isso deve-se ter uma boa comunicação com os apoiadores e deixá-los a par de toda a situação do projeto.

  • Recursos Disponíveis

É tudo aquilo que é preciso para que o projeto seja executado e concluído, seja recursos humanos, equipamentos ou máquinas.

Uma boa dica para definir esses recursos é fazer algumas das seguintes perguntas: Os colaboradores necessários já estão no local de trabalho e disponíveis ou precisam ser empregados ou contratados? Eles são de caráter técnico? É preciso um conjunto de habilidades especiais ou de treinamento?

  • Cronograma

Defina as atividades a serem realizadas e as sequencie. Após isso, estime quanto tempo cada atividade levará para ser executada. Determinar as datas de início e
término das atividades planejadas do projeto.

  • Custos

Desenvolva uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto. E a partir disso orçamente os custos, calculando o prazo e os custos do projeto.

  • Plano de Projeto

É nesta fase que se alinha todas as etapas anteriores, as datas, entregas e recursos.
Após definido o Plano de Projeto, é preciso fazer o acompanhamento da evolução do projeto fazendo alterações que podem se tornar necessárias.

Conclusão

A importância de um bom planejamento para o sucesso de um projeto é indiscutível, uma vez que ele dá o norte para se alcançar o objetivo final, além de definir com clareza o escopo, os recursos e prazos.

Mas vale lembrar que apenas um bom planejamento não é a chave para o sucesso do projeto. É essencial que se tenha uma boa comunicação entre todas as partes envolvidas. Se o gestor conseguir combinar esses dois fatores, o projeto tem tudo para dar certo.

Referencias Bibliográficas

Barroso, Darlene da Silva. A Importância de Gestão de Projetos e Suas Interferências Positivas no Controle de Atividades. In: UVAGPCLASS, Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2018. Disponível em: <https://uvagpclass.wordpress.com/2018/09/24/a-importancia-de-gestao-de-projetos-e-suas-interferencias-positivas-no-controle-de-atividades/&gt;, acessado em: setembro/2018.

Macedo, Kaique. Projetos: Por que há tanto fracasso? In: UVAGPCLASS, Rio de Janeiro, 23 de março de 2018. Disponível em: <https://uvagpclass.wordpress.com/2018/03/23/projetos-por-que-ha-tanto-fracasso/&gt;, acessado em: setembro/2018.

Montes, Eduardo. Planejamento. 12 de maio de 2018. Disponível em: <https://escritoriodeprojetos.com.br/planejamento&gt;, acessado em: setembro/2018.

PMI. O Que é Gerenciamento de Projetos? Disponível em: < https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUs/WhatIsProjectManagement.aspx >, acessado em: setembro/2018.

Anúncios