Um gerente de projetos deve saber que um projeto é composto por 5 etapas, sendo elas, iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento. O objetivo deste post é enfatizar a importância da segunda etapa, o planejamento, e como são comuns as falhas que ocorrem nesta etapa de um projeto. Após algumas pesquisas realizadas, fica claro que a falta de planejamento está entre os principais motivos que levam projetos ao fracasso e a maioria das empresas fecharem em menos de cinco anos de atividade, neste post vamos descobrir meios para realizar um bom planejamento e evitar a decepção de um projeto mal sucedido.

Antes de tudo, começando a explicar o que é um projeto e um plano de planejamento, uma análise de riscos, cronograma e orçamento, revisar, aprovar o planejamento.

Visão Geral:

O planejamento do projeto define os objetivos do projeto e planeja o trabalho necessário para os atributos.

A fase do planejamento define mais a escopo, o custo e o prazo do projeto, define uma organização do trabalho e fornece uma estrutura para revisão e controle do projeto.

  • Definir o escopo e a segurança de acordo com o estado de alerta bem definido;
  • Analisar e aventar os riscos, com planos de ação para cada risco mapeado;
  • Planejar o gerenciamento das comunicações do projeto;
  • Definir prazo, custo e escopo;

Como dito por Rafael de Lemos Gomes em “A Importância do Monitoramento e Controle de um Projeto (e Como Fazê-lo…)” “[…] podemos afirmar que o monitoramento e controle depende do planejamento e vice-versa, já que os parâmetros de escopo, prazo, custo, qualidade e riscos usados como referência no monitoramento são definidos na etapa de planejamento, e o mesmo depende do monitoramento e controle para garantir o sucesso do projeto. […] ”.

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Figura 1 – Escopo do projeto – fonte: Google

O Escopo

O gerenciamento do escopo é feito através da coleta de informações, que é uma base para as futuras decisões do projeto.

Identificar, analisar, analisar e analisar, executar as ferramentas e técnicas de escopo de projeto que devem ser executadas e implementadas.

Contém:

  • Objetivos do Projeto;
  • Premissas e Restrições;
  • Lista das entregas e seus requisitos;
  • Estrutura Analítica do Projeto;
  • Fora do escopo do projeto (O que não está incluído no projeto);
  • Critérios de aceitação do projeto.
  • Descrever de forma clara como as entregas do projeto

Análise de Riscos

Visualizar antes de uma ocorrência de problemas, acompanhar e controlar uma ocorrência de riscos durante a execução do projeto.

Veja uma análise crítica dos riscos, resultados e riscos relativamente qualitativos, positivos e negativos.

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Figura 2 – Analise de Riscos – fonte: https://artia.com/blog/como-identificar-e-minimizar-os-riscos-do-projeto/

As várias amostras de planejamento de obras, que foram descartadas várias vezes pela contaminação do solo, gerando mais custos para a obra, sendo assim, paralisadas por alguns dias, meses ou até mesmo anos.

Cronograma e Orçamento

Cronograma criado e validado para uma equipe como todas as atividades de projeto e de recursos necessários para a execução.

Detalhar para cada pacote de trabalho, suas atividades.

O plano de gerenciamento do projeto

Este é o processo para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um projeto.

Distribuir o plano de projeto de acordo com plano de gerenciamento das comunicações abaixo.

Com o uso do ciclo PDCA

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Figura 3 – Ciclo do PDCA – Fonte: Google

Conclusão

Durante toda a história da humanidade temos exemplos de projetos de sucesso, que tiveram um planejamento extremamente bem realizado.
Mas o gerenciamento e o planejamento não se aplicam apenas a grandes projetos e construções, é possível também aplicar as técnicas vistas neste post em projetos pessoais, como uma viagem ou um planejamento financeiro por exemplo.

E você leitor, tem o costume de planejar sua vida e seus projetos? Quais ferramentas e métodos você usa para isso? Comente no post suas experiências ou dúvidas que ficarei feliz em responder!

Referências bibliográficas:

A falta de realização é uma das principais causas do encerramento das empresas. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/falta-de-planejamento-ea-principal-causa-do-encerenciamento-das-empresas/85690/ – Acessado em agosto de 2018.

Artia – Como fazer um planejamento em projetos é eficiente? Disponível em: https://artia.com/blog/como-fazer-um-planejamento-em-projetos-eficiente/ – Acessado em agosto de 2018.

Jornal Estadão – Falta de Planejamento. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,falta-de-planejamento-trava–projetos-no-meio-do-caminho,1887814 – Acessado em agosto de 2018.

LCM – Gerenciamento de projetos – os dez mandamentos da EAP. Disponível em: http://lcmtreinamento.com.br/gerenciamento-de-projetos-os-dez-mandamentos-da-eap/ – Acessado em agosto de 2018.

PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE.

Revista Techoje – A falta de planejamento nas micro e pequenas construtoras.

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