Temos início e fim? SimSomos únicos? SimÉ necessário investimento em nossas vidas? SimPrecisamos atingir metas? SimDeterminadas etapas de nossas vidas podem ser comparadas a um projeto.

      Diariamente, nos encontramos diante do desafio de equilibrar e cumprir com diversas obrigações. Tarefas domésticas, prazos, atividades profissionais, saúde corporal, vida acadêmica, vida familiar, saúde financeira, vida social e ainda a necessidade de 8 horas diárias de sono. São tantos compromissos que as vezes 24hs parecem não ser suficientes para cumprir executar todas essas atividades. Há uma enorme facilidade de nos perdermos na execução dessas tarefas e não somente em uma análise a curto prazo, podemos até mesmo nos desviarmos dos nossos objetivos de médio e longo prazo.

      O gerenciamento de nossa vida pode ser comparado a gestão de um projeto. Nesse sentido, é necessário evitar desperdícios de tempo e recursos, traçar metas e objetivos, analisar riscos e otimizar os recursos disponíveis.  

O objetivo deste artigo é explicar algumas práticas, ferramentas e dicas para auxiliar  na organização de sua vida pessoal e otimizar seu tempo, aplicadas a realidade do gerenciamento de projetos.

 

Planeje suas atividades

 

      Como em qualquer projeto, o planejamento é primordial para seu sucesso.  Você costuma planejar suas atividades pessoais? Se a resposta foi não, comece a fazer isso imediatamente. Em nossa vida pessoal, é importante sabermos onde estamos e onde queremos chegar, pois esta será uma das principais vantagens competitivas de seu projeto de vida. Conforme Pedro Quintela (2018) no artigo Como foi seu dia?, uma forma interessante de realizar este planejamento é no dia anterior planejar o seu próximo dia, contendo todas as atividades a serem realizadas. Utilizar uma agenda ajuda bastante na hora de se planejar e de executar.

      Nas atividades de curto, médio e longo prazo, não se esqueça de estabelecer datas limites. É necessário ser sincero consigo mesmo, pois será um criado um compromisso com você mesmo.

 

Liste suas prioridades

 

Assim como em um projeto, é necessário averiguar etapas críticas e importantes, para isso, é preciso ranquear suas obrigações.

Sim. É difícil ranquear as tarefas. É necessário analisar individualmente cada tarefa, observando o prazo e o grau de criticidade.  

Uma ferramenta para auxílio nesta etapa é a matriz de Eisenhower. Esta matriz divide-se em 4 quadrantes, sendo eles:

  • Importante x Urgente: Este quadrante é reservado para alocar os tópicos abordados como urgentes e importantes. Normalmente são tarefas que podem gerar impactos negativos, e devem ser resolvidas imediatamente.

 

  • Importante x Não urgente: Este quadrante é de fundamental importância, pois geralmente, é reservado para metas de longo e médio prazo.

 

  • Não importante x Urgente: Neste quadrante são reservadas as tarefas urgentes, porém não importantes. É necessário uma análise a fundo a fim de evitar desperdício de tempo com coisas não importantes.

 

  • Não importante x Não urgente:  Este quadrante é onde se concentra as principais distrações. Não deve-se ignorar os itens, mas saber controlá-los, a fim de concentrar o tempo em coisas importantes.

 

Após explorar e separar suas tarefas, é possível criar uma lista, o que facilita a verificação da conclusão das tarefas. Esta ferramenta também pode servir como um indicador de como você anda organizando seu tempo e priorizando de forma correta suas atividades e tarefas e também se costuma procrastinar a execução de suas atividades.

A matriz GUT também é uma ferramenta poderosíssima para ajudar na priorização dos problemas. A mesma é abordada mais detalhadamente no post Priorizando problemas e soluções através da Matriz GUT e da Matriz BASICO.

 

WhatsApp Image 2018-03-22 at 18.12.09

Figura 01 – Fonte: https://www.istockphoto.com/nl/vector/businessman-with-multitasking-gm505333062-83624613

           

Organize suas finanças

 

Em um projeto é importante não ultrapassar o orçamento estipulado, certo? O mesmo vale para nossa vida pessoal. Boa parte de nosso gastos são recorrentes de compromissos avaliados como básicos: Aluguel, conta de luz, conta de telefone, cartão de crédito, etc.

É extremamente necessário avaliar nossas despesas mensais para que possamos ter noção do quanto precisamos de fato para manter o conforto e funcionamento de nossas vidas.

Nunca se sabe a hora que o problema virá e em alguns casos, o tempo de reação é um diferencial na correção do problema. Conforme a Association for Project Management  “risco é a combinação da probabilidade ou frequência de ocorrência de uma ameaça ou oportunidade e a magnitude das consequências de sua ocorrência (APM, 2006). É importante manter um fundo emergencial para evitar preocupações e transtornos.

Existem uma enorme gama de aplicativos para smatphone que facilitam e ajudam no controle de nossas finanças.

WhatsApp Image 2018-05-14 at 20.17.37

Figura 02 – Fonte: https://www.i9treinamentos.com/blog-da-i9/page/305/

Evite distrações

Em um projeto, é extremamente importante que a equipe mantenha-se sempre unida, e com um mesmo objetivo. É estranho pensar em união diante de um projeto de vida, já que é individual. Mas já parou pra pensar quantas vezes parte de você deseja alcançar algo enquanto outra parte se distrai? É preciso foco para alcançar os objetivos.

As redes sociais, por exemplo, podem ser tornar um grande adversário em nosso projeto cotidiano. Já parou pra pensar quanto tempo você perde checando suas redes sociais? As vezes perdemos um precioso tempo que poderia ser aproveitado em outras atividades, portanto: foco.

 

Conclusão

Assim como visto em sala de aula, projetos consistem em grupos de entregas e todos tem tem um prazo definido. No caso do nosso cotidiano são 24hs, nas quais você deve ser capaz de cumprir seus prazos e atribuições no trabalho, vida acadêmica, pessoal, famíliar, e etc. É importante manter o controle, afinal de contas, estamos falando de nada mais, nada menos que nossas vidas e performance.

A medida que você incorpora o gerenciamento de projetos a sua vida pessoal, perceberá que a palavra “sonho” se torna cada vez mais real. Transformar um plano em ação é a principal forma de torná-lo real.

E sabe qual a parte mais interessante desse  processo todo?

Ele só depende de você!

 

Faz sentido? Então deixe um comentário!

 

Referências:

 

KOBAL, Flávia. Gestão da vida a importância de ser organizar. Disponível em:< http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/gestao-da-vida-a-importancia-de-se-organizar/95457/ >. Acessado em: 1/9/2018.

MARQUES, José Roberto. Gerenciamento pessoal: Organizando as tarefas e as finanças para uma vida mais produtiva. Disponível em:< https://www.ibccoaching.com.br/portal/metas-e-objetivos/gerenciamento-pessoal-organizando-tarefas-financas-vida-mais-produtiva/ >. Acessado em: 1/9/2018.

MATTA, Villela. Gerenciamento Pessoal – Como Organizar Seu Tempo? Disponível em:<https://www.sbcoaching.com.br/blog/coaching-organizacional/gerenciamento-pessoal-organizar-tempo/ >.  Acessado em: 2/9/2018.

DRUCKER, Peter. As Fronteiras da Administração: onde as decisões do amanhã estão sendo determinadas hoje. São Paulo, Pioneira, 1989.

QUINTELA, Pedro. Como foi seu dia? Disponível em:

 https://uvagpclass.wordpress.com/2018/03/20/como-foi-o-seu-dia/>

Acessado em: 25/8/2018.

ONOFRE, Vinícius. Priorizando problemas e soluções através da Matriz GUT e da Matriz BASICO. Disponível em: < https://uvagpclass.wordpress.com/2018/05/25/priorizando-problemas-e-solucoes-atraves-da-matriz-gut-e-da-matriz-basico/ >

Acessado em 27/09/2018

PMI – Project Management Institute – Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK), 6º Edição, Project Management Institute, Newtown Square, PA, EUA, 2017. 

RODRIGUES Eli. 21 Erros Clássicos da Gestão de Projetos. Brasport, Rio de Janeiro, 2014.

Anúncios