Para você que tem dificuldades na hora de priorizar a compra de suprimentos que contribuem mais para o lucro da sua empresa, e que gostaria de fazer uma plano de compras mais eficiente e eficaz com uma estratégia que pode trazer vantagem competitiva na negociação com os  fornecedores, venha conhecer essa ferramenta que Peter Kraljic desenvolveu em 1983 , a Matriz Kraljic !

Peter Kraljic, em 1983, publicou um artigo onde desenvolveu uma ferramenta que veio a ser muito útil , para formatar boas estratégias de compras de produtos ou serviços levando em conta cada produto e suas necessidades e importância dentro de uma contexto maior  , buscando minimizar possíveis erros no suprimento e obtendo sucesso no potencial de compras, com vantagens gerenciais a partir da gestão dos fornecedores.

Essa ferramenta ficou conhecida com a Matriz de Kraljic(1983) , e seus parâmetros são os seguintes (Danxia e Liuming 2007):

  • Impacto Financeiro;
  • Risco de Abastecimento .

O objetivo desse post é apresentar como o mapeamento dos parâmetros ilustrada na Matriz Kraljic  dentro de uma empresa e na gestão de projetos , auxilia nas relação entre os compradores e vendedores pois dependendo das suas necessidades e das disponibilidade dos produtos no mercado, é possível se ter grande poder de barganha na relação entre o custo e o risco .

Essa ferramenta também é utilizada pelos gestores de projetos na negociações com os fornecedores , pois eles são fundamentais para o sucesso de um projeto e com ela o gestor tem mais recursos para tomada de decisão com um melhor entendimento da importância dos suprimentos que serão utilizados com suas respectivas importâncias no impacto financeiro, a escolha de bons fornecedores é fundamental para que os seus prazos e orçamentos saiam como o projetado no escopo , para entender mais sobre gestão de projetos e vantagem competitiva veja o seguinte post Gestão de Projetos com Vantagem Competitiva

PARÂMETROS DA MATRIZ KRALJIC:

  • IMPACTO FINANCEIRO( SOBRE O LUCRO)

É o quanto um comprador precisa manter os preços para atingir os resultados financeiros planejados pelas empresas  (Kraljic 1983) .

  • RISCO DO FORNECIMENTO

É quanto um comprador depende de um vendedor específico, e a fraqueza de um comprados que depende de um vendedor que ficou desabastecido (kraljic 1983).

A Matriz de Kraljic é composta por 4 quadrantes ; são eles :

WhatsApp Image 2018-05-21 at 15.42.19

Figura 1 – Matriz Kraljic / Fonte: http://blogs.pini.com.br/posts/Engenharia-custos/matriz-de-kraljic-370742-1.aspx

A partir da Figura 1, a gente verifica que os riscos de abastecimento  e os impactos sobre o resultado financeiro podem ser alto ou baixo e abaixo podemos verificar o conceito de cada quadrante que compões a Matriz Kraljic e as estratégias de compras que devem ser adotadas em função da dependência entre compradores e vendedores na negociação .

Alto risco de abastecimento e alto impacto financeiro :

  • Itens estratégicos : Produtos e serviços com grande representatividade financeira nas empresa e que podem ficar sem no mercado ou haver alguma problema na entrega .

A relação entre os compradores e vendedores é equilibrada, com interdependência entre eles , com isso a estratégica de compra deve ser com colaboração, parceria e relacionamento próximo.

Baixo risco de abastecimento e alto impacto financeiro :

  • Itens de alavancagem: Produtos e serviços que representam uma grande margem de lucro do comprador e que tem muitos fornecedores no mercado;

Os comprados tem vantagem na relação com os fornecedores pois eles tem mais poder de barganha , com um certo grau de interdependência , sendo assim a estratégia de compra recomendada é a de : concorrência, tomada de preço, contrato guarda-chuva junto a fornecedores com preferência .

Alto risco de abastecimento e baixo impacto financeiro :

  • Itens de gargalo : Produtos e serviços são aqueles que tem menos importância no resultado financeiro das empresas mas que o risco de suprimento é elevado, muito por conta de surgirem novas tecnologias de forma muito rápido  ou por escassez na produção , e também por produtos que são fornecidos por monopólios cuja a entrega não é confiável .

Os vendedores tem mais poder nessa relação, com moderado grau de interdependência, com isso a estratégia de compra deve ser : gerenciar o estoque do vendedor, ter um estoque extra e buscar outros fornecedores .

Baixo risco de abastecimento e baixo risco de impacto financeiro :

  • Itens não críticos : Produtos e serviços com grande oferta .

A relação entre compradores e vendedores é de equilíbrio , com pouca interdependência entre eles , com isso a estratégia de compra deve ser : assegurar que os produtos e serviços não tenham um custo alto com processamento e logística .

Todos esses parâmetros descritos com as suas referências estão ilustrados na Figura 2:

WhatsApp Image 2018-05-25 at 10.41.23 (1)

Figura 2 – Matriz Kraljic conceitual / Fonte: http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/18/180830/tce-03012017-150131/?&lang=br

 

Gráfico

Após as analise de todos os parâmetros da matriz, as informações devem ser colocadas em um gráfico com as seguintes métricas : alto, médio e baixo ,para uma melhor visualização das estratégias que devem ser utilizadas pelas empresas afim de ter vantagem competitiva no processo de compras, como pode ser observado na Figura 3.WhatsApp Image 2018-05-25 at 13.28.55

Figura 3 – Mapeamento dos parâmetros /Fonte:

 http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/18/180830/tce-03012017-150131/?&lang=br

Exemplo

Aplicação na compra e estocagem de papel na Universidade Federal de Pernambuco:

Na percepção da matriz de Kraljic(1983), as estratégias de suprimento de uma instituição estão condicionadas a dois elementos: 1) a relevância estratégica da compra em relação a adicionar valor aos produtos, o percentual de matéria-prima em termos de custos totais e seu reflexo na rentabilidade ; 2) ao nível de complexidade de suprimentos em relação a baixa oferta, aos materiais e/ou tecnologias substitutas, custos ou grau de complexidade de logística. Com isso foi perguntado aos Gestores de Compras da UFPE como classificariam o item papel A4 , considerando o impacto no lucro- medido pelo volume comprado/percentual do total comprado e o risco de suprimento- avaliado com base no acordo com níveis , e a classificação do papel A4 pelos gestores de compras na estrutura da Matriz kraljic(1983), pode ser vista a seguir na Figura 4:

WhatsApp Image 2018-05-25 at 15.10.23

Figura 4 – Matriz Kraljic do papel A4 feita pelos Gestores de compras / Fonte: https://eventos.set.edu.br/index.php/congenti/article/download/7952/2909

Por fim 

É notório os benefícios que a Matriz Kraljic (1983) agrega as estratégias de suprimento, inclusive na gestão de projetos no apoio aos gestores que precisam confiar na cadeia de suprimento para que seus projetos sejam de sucesso atingindo o nível de satisfação dos seus clientes através de projetos que respeitem o cronograma e custo ,com um melhor relacionamento com os fornecedores, obtendo mais poder de barganha e uma melhor visualização dos produtos e serviços que trazem maiores resultados financeiros para as empresas e a suas disponibilidades no mercado, auxiliando a tomada de decisão, com essas informações .

Com isso eu desafio a você leitor a por esses conceitos dessa ferramenta em prática na sua empresa, para que você tenha grande vantagem competitiva !

Referências Bibliográficas:

Administradores. Kraljic Matrix: Conhecendo Melhor. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/kraljic-matrix-conhecendo-melhor/100035/> . Acesso em 21 de maio de 2018

Blog Compras Direto de Fabrica. Como usar a Matriz de Kraljic para gerenciar minhas compras? Disponível em: <https://blog.comprasdiretodefabrica.com.br/2017/06/30/como-usar-matriz-de-kraljic-para-gerenciar-minhas-compras/> . Acesso em 21 de maio de 2018

Ilos. GERENCIAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES – PARTE 1. Disponível em < http://www.ilos.com.br/web/gerenciamento-e-desenvolvimento-de-fornecedores-parte-1/> . Acesso em: 18 de outubro de 2018

VALERIANO, D. Moderno Gerenciamento de Projetos. 2. Ed. São Paulo: Pearson, 2015.

BRASIL, Mariana Fátima. Matriz Kraljic. In: UVAGPCLASS, Rio de Janeiro, 20/11/2017 . Disponível em:< https://uvagpclass.wordpress.com/2017/11/20/matriz-kraljic/>. Acesso em: 20 de novembro de 2017.

COSTA, Pedro. Conhecendo as Estruturas Organizacionais : Estrutura Organizacional Funcional. In: UVAGPCLASS, Rio de Janeiro, 30/11/2017. Disponível em: <https://uvagpclass.wordpress.com/2017/11/30/conhecendo-as-estruturas-organizacionais-estrutura-organizacional-funcional/&gt .Acesso em: 15 de Maio de 2018.

Anúncios