Existem 3 tipos de estruturas nas organizações, estrutura organizacional funcional, estrutura organizacional projetizada e estrutura organizacional matricial.

O objetivo desse post é demonstrar as características e classificações das estruturas organizacionais, com maior foco na estrutura matricial. As demais poderão ser vistas nos posts de colegas em uvagpclass.wordpress.com.

Antes de compreender os tipos de estruturas organizacionais, deve haver o compreensão do que é uma organização.

 “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são exemplos de organizações” Maximiano (1992).

Tipos de Estruturas Organizacionais

Segundo o PMI (2017) estrutura organizacional é a forma como a empresa se organiza para atingir seus objetivos. A estrutura organizacional interfere diretamente na autoridade e no poder do gerente de projeto em seu projeto e na sua organização.

Existem 3 tipos de estruturas nas organizações:

 

Estrutura Organizacional Funcional

Esse modelo de organização é o modelo onde os colaboradores tem uma área definida e um chefe imediato claramente definido dependendo do nível hierárquico em que se encontra na organização PMI (2017).

Abaixo pode-se ver um modelo gráfico de uma estrutura organizacional funcional:

WhatsApp Image 2017-11-15 at 15.36.12

Figura 1 – Estrutura Organizacional Funcional – Fonte: PMI (2017)

Estrutura Organizacional Projetizada

Esse modelo cada colaborador é alocado para um ou mais projetos e respondem diretamente ao gerente de projetos PMI (2017).

Abaixo pode-se ver um modelo gráfico de uma estrutura organizacional projetizada:

WhatsApp Image 2017-11-15 at 15.36.13

Figura 2 – Estrutura Organizacional Projetizada – Fonte: PMI (2017)

Estrutura Organizacional Matricial

Esse modelo a empresa é organizada tanto por funções quanto por projetos, onde cada colaborador pode responder tanto para um chefe funcional quanto para um ou mais gerentes de projetos PMI (2017).

Ela pode ser classificada em:

  • Fraca;
  • Moderada;
  • Ou forte.

dependendo da força que o gerente de projetos tem na organização.

 

Classificações das Estruturas Matriciais

  • Matricial Fraca 

Essa estrutura é a estrutura mais parecida com a estrutura funcional. Suas características lembram a estrutura funcional por conta do gerente de projetos ter a função mais parecida com um facilitador ou coordenador do que de um gerente de projetos. O coordenador possui a autonomia para tomada de decisões e se reporta a um gerente de nível hierárquico superior PMI (2017).

Os projetos nesse modelo de estrutura não tem recursos de forma exclusiva, uma vez que os colaboradores fazem parte de uma equipe funcional ao mesmo tempo, onde cada membro responde ao seu gerente funcional PMI (2017).

 

WhatsApp Image 2017-11-15 at 15.36.13 (1)

Figura 3 – Estrutura Organizacional Matricial Fraca – Fonte: PMI (2017)

  • Matricial Moderada

Essa estrutura é o meio termo entre a estrutura funcional e a projetizada. Nela há um gerente de projetos que não é um gerente funcional e esses gerente passa a trabalhar no projeto em tempo integral, porém a equipe continua abaixo dos seus respectivos gerentes funcionais PMI (2017).

Nesse modelo de estrutura é a que mais fica evidente o conflito de “duplo comando”, onde os membros da equipe passam a ter dois chefes, o gerente de projetos e o gerente funcional. A figura abaixo representa este tipo de estrutura PMI (2017).

WhatsApp Image 2017-11-15 at 15.36.14Figura 4 – Estrutura Organizacional Matricial Moderada – Fonte: PMI (2017)

  • Matricial Forte

Essa estrutura se assemelha bastante a uma estrutura projetizada. Nela os gerentes de projetos passam a ser somente gerentes de projetos e não mais um membro de uma área funcional da organização PMI (2017).

Nesse modelo os gerentes de projetos tem mais poder na tomada de decisão e mais disponibilidade de recursos, diferente da matricial fraca, onde os recursos são controlados pelo gerente funcional, ou na matricial moderada, onde há um misto de poder entre o gerente funcional e o gerente de projetos PMI (2017).

WhatsApp Image 2017-11-15 at 15.36.14 (1)

Figura 5 – Estrutura Organizacional Forte Matricial – Fonte: PMI (2017)

 

Comparação Entre as Estruturas Organizacionais

O quadro abaixo faz um comparativo entre todos os modelos de estruturas organizacionais existentes.

WhatsApp Image 2017-11-15 at 15.36.15

Figura 6 – Comparação entre Estruturas Organizacionais – Fonte: PMI (2017)

Fazendo uma analise das informações demonstradas no quadro podemos perceber que a estrutura matricial fraca se aproxima muito de uma estrutura funcional e uma estrutura matricial forte se aproxima muito da projetizada, com algumas poucas diferenças PMI (2017).

Vale ressaltar que muitas organizações podem desenvolver um modelo onde um ou mais tipos das estruturas apresentadas são utilizadas. Este tipo de organização é chamado de organização composta PMI (2017).

Vantagens e Desvantagens da Estrutura Matricial

Vantagens

  • Foco claramente definido no projeto
  • Flexibilização da equipe de trabalho
  • Adaptabilidade as necessidades gerenciais e fatores externos
  • Possibilidades para o desenvolvimento da equipe

Desvantagens

  • Conflitos Internos
  • Relação de comando e autoridade complexos
  • Complexo sistema de compensação dos empregados
  • Resistência ao fim da organização matricial

Exemplo Prático

Como exemplo pode ser citado a implantação de um software em uma empresa, onde o gerente de projetos é inserido e a organização sede os recursos humanos, através de disponibilidade parcial dos gerentes funcionais da empresa para que o projeto seja executado. Nesse caso o gerente apenas administra o projeto ficando a cargo do gerente funcional a coordenação do mesmo.

Conclusão

O objetivo desse post é demonstrar as características e classificações das estruturas organizacionais, com maior foco na estrutura matricial, logo conclui-se que a estrutura organizacional deve ser considerada por aqueles que gerenciam, ou aqueles que pretendem gerenciar, projetos. O modelo organizacional, o modelo de tomadas de decisões, a cultura e qualquer outro fator ambiental, interno ou externo, influenciam o modo como o projeto deverá ser gerenciado, bem como na autoridade e autonomia que o Gerente de Projetos possuirá.

O modelo organizacional matricial e suas variações, influenciarão ou modo como o projeto é conduzido, pois estas variações indicam uma autoridade e autonomia do gerente de projetos.

 

Mais post sobre estruturas organizacionais podem ser vistos em geral em uvagpclass.wordpress.com e no post de colegas abaixo:

  1. Entenda melhor o que é uma Estrutura Organizacional Divisional
  2. Conhecendo as Estruturas Organizacionais : Estrutura Organizacional Funcional
  3. Estrutura Organizacional Matricial

Referências Bibliográficas:

COSTA, Pedro. Conhecendo as Estruturas Organizacionais : Estrutura Organizacional Funcional. In: UVAGPCLASS, Rio de Janeiro, 30/11/2017. Disponível em: <https://uvagpclass.wordpress.com/2017/11/30/conhecendo-as-estruturas-organizacionais-estrutura-organizacional-funcional/&gt; – Acesso em Maio de 2018.

DORES André. Estrutura Organizacional Matricial. In: UVAGPCLASS, Rio de Janeiro, 01/12/2017. Disponível em:<https://uvagpclass.wordpress.com/2017/12/01/estrutura-organizacional-matricial/&gt; – Acesso em Maio de 2018.

MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Introdução à administração. 3ª Edição. Editora Atlas, 1992.

MONTES, Eduardo. Estrutura organizacional <https://escritoriodeprojetos.com.br/estrutura-organizacional> – Acesso em Maio de 2018

NUNES, Breno. PMBOK – Introdução (Parte 4) – Estruturas Organizacionais 2. Disponível em: <http://tiinteligente.blogspot.com.br/2010/05/pmbok-introducao-parte-4-estruturas.html> Acesso em Maio de 2018.

PATAH, Leandro; CARVALHO, Marly. Estruturas de Gerenciamento de Projetos e Competências em Equipes de Projetos. Tese cientifica- Departamento de Engenharia de Produção, Abepro, 2002.

PMI – Project Management Institute – Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK), 6ª Edição, Project Management Institute, Newtown Square, PA, EUA.

RODRIGUES, Diego. Estruturas Organizacionais – Gerenciamento de Projetos baseado no Guia PMBOK. Disponível em: https: <//pt.linkedin.com/pulse/estruturas-organizacionais-gerenciamento-de-baseado-diego> – Acesso em Maio de 2018.

SANTOS, Juliana. Entenda melhor o que é uma Estrutura Organizacional Divisional. In: UVAGPCLASS, Rio de Janeiro, 12/04/2017. Disponível em: <https://uvagpclass.wordpress.com/2017/12/04/entenda-melhor-o-que-e-uma-estrutura-organizacional-divisional/&gt; – Acesso em Maio de 2018.

Anúncios