Você sabe o que é a análise SWOT? Já ouviu falar nesta ferramenta que hoje em dia é essencial para as organizações? E sabe como utilizá-la nos seus negócios e investimentos? Se não, então calma que vamos aqui tirar todas as dúvidas de como você pode se beneficiar da Análise SWOT  para o Planejamento Estratégico da sua empresa.

Análise SWOT é uma abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente. Em português, é chamada de “análise FOFA”, essa ferramenta utilizada para fazer análises de cenários (ou análise de ambiente) foi creditada por Albert Humphrey, que foi líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações, utilizando um método que rapidamente, se transformou num exercício utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias. Mas afinal, o que é essa ferramenta e por que ela foi criada ?   (Fonte: Site Venki)

 

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Figura 1–  Tudo o que você precisa saber sobre a análise SWOT/ Fonte: https://www.agendor.com.br/blog/analise-swot-de-uma-empresa

 

Essa ferramenta de gestão, é um sistema simples de análise que visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação, e devido a sua simplicidade metodológica pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de cenário ou ambiente.  ( Fonte: Site venki)

De acordo com o Autor Mario Cesar, Sócio na Amber Sistemas e fundador do blog Startando-se:

“Uma das vantagens da análise SWOT: fornecer detalhes tanto do que está funcionando na empresa como do que pode ser melhorado”(Fonte: Site administradores)

 

PRA QUE SERVE A ANÁLISE SWOT?

A análise SWOT serve basicamente para tomada de decisões, com ela temos um diagnóstico completo sobre a empresa, como explorar novos mercados, lançar novos produtos ou criar novas estratégicas de marketing.

Portanto, a análise SWOT pode ajudar o negócio das seguintes formas:

  • Dar mais segurança para a tomada de decisão;
  • Conhecer profundamente o cenário;
  • Compreender a posição em relação aos concorrentes;
  • Antecipar-se a movimentos externos;
  • Indicar alternativas de ação;   (Fonte: Site marketingdeconteudo)

 

 

QUEM DEVE FAZER A ANÁLISE SWOT ?

Dependendo do porte do negócio, é o gestor da empresa, ou um profissional de marketing quem fará a análise. Porém ela será mais completa, pois envolverá toda a equipe no processo. Certamente os gestores, tem uma visão mais ampla do negócio, mas são os especialistas de cada área que conhece de perto os problemas, os desafios e as necessidades do seu trabalho. Além disso, ter uma participação no planejamento estratégico como esse é capaz de despertar um senso de pertencimento, essencial para engajar os colaboradores a um objetivo maior.  (Fonte: Site marketingdeconteudo)

 

COMO DESENVOLVER E USAR O MÉTODO DA ANÁLISE SWOT ?

Não existe um processo ou jeito certo e errado de fazer uma análise SWOT, contanto que a matriz consiga ser montada ao final do processo. No entanto, existe uma estrutura que pode ajudar o gestor ou empreendedor a chegar no produto final:  (Fonte: Site conube)

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Figura 2– UN PROFE COM IPAD/ Fonte: http://unprofeconipad.blogspot.com.br/2014/07/las-claves-del-proyecto-ipad.html
  • ETAPA 1-> IDENTIFICAR ELEMENTOS 

Nesta primeira etapa, você irá listar todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças do negócio, sem a definição ou a importância delas, apenas listá-las. (Fonte: Site conube)

  • ETAPA 2 -> ANÁLISE DE DADOS  

Depois da lista feita, é hora de priorizar, o que é importante da Matriz final. Uma dica seria se utilizar da Matriz GUT ( Gravidade, Urgência, Tendência) adaptada para definir a importância de cada item aplicando um peso numérico a elas. Os atributos levados em consideração na Matriz SWOT  são :

Importância ( Gravidade) : Aqui será compreendido o item de impacto da estratégia, numerando o valor mais baixo 1, para o mais alto o 5, o valor mais alto.

Intensidade ( Urgência):  Esse item se trata de quanto o impacto da estratégia pode alavancar ou diminuir, com o valor mais baixo, ele não pode impactar mais, e o valor mais alto, pode impactar muito na organização.

Tendência: Esse atributo é o único que mantém a Matriz GUT. Aqui será avaliado o quanto o item tem a tendência de se manter ou deixar de existir. No caso, a tendência de se manter é o valor mais alto e a tendência de deixar de existir é o valor mais baixo.(Fonte: Site conube)

 

ETAPA3-> MONTANDO A MATRIZ SWOT 

Feita a Matriz GUT da etapa anterior para todos os itens, é só fazer um ranking dos que tiveram maior pontuação pelos critérios definidos e montar a Análise SWOT. É possível, para priorizar, definir um número máximo de itens a serem avaliados em cada fator. Como sugestão de boa prática, o número mais indicado é analisar o máximo de 5 itens para cada um dos fatores.

Depois dessas etapas feitas, e concluídas com sucesso. Devemos analisar os ambientes internos ( Forças e Fraquezas) e externos ( Oportunidades e ameaças) e questionar como os mesmos podem interferir nos seus negócios e investimentos. E para que esse entendimento seja realizado de forma clara e objetiva, devemos entender os conceitos de cada estratégia, e as suas influências nas organizações: (Fonte: Site conube)

 

FORÇAS (STRENGHTS): COMO AS FORÇAS PODEM ALAVANCAR E INFLUENCIAR O SEU NEGÓCIO ?

As forças são os elementos internos, com potencial, que a sua empresa possui para conseguir alavancar os resultados que você almeja. São as vantagens que a sua empresa tem sobre suas concorrentes.

O principal objetivo de se analisar as forças da sua empresa é saber  a competitividade que elas podem trazer para o seu negócio. Quanto mais forças forem identificadas, mais relevantes elas serão para tomadas de decisão.

Algumas perguntas que você pode se fazer para identificar as forças da sua empresa são:

  • Quais são minhas melhores atividades?
  • Quais são meus melhores recursos?
  • O que eu tenho que minhas concorrentes não possuem?
  • Qual o nível de engajamento dos clientes?  (Fonte: Site fcapjr)

 

FRAQUEZAS (WEAKNESSES): QUAL A IMPORTÂNCIA SE DE IDENTIFICAR AS FRAQUEZAS NOS NEGÓCIOS E RECONHECÊ-LAS ?

As fraquezas são os elementos internos que atrapalham o seu negócio, impedindo-o de conseguir alcançar seu objetivo. Mas é de suma importância saber como esse processo será identificá-lo, pois é partir dele, que você poderá entender como realizar melhorias, para poder investir de forma rentável e com qualidade.

Algumas perguntas que você pode fazer para identificar as fraquezas da sua empresa são:

  • Por quê meu cliente escolheu a concorrência?
  • Quais os gaps que existem nos meus processos?
  • O que posso evitar de equivocado na empresa? (Fonte: Site fcapjr)

 

OPORTUNIDADES (OPPORTUNITTIES): COMO AS OPORTUNIDADES PODEM INFLUENCIAR NOS SEUS INVESTIMENTOS? 

As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e que se pode usar ao seu favor para alcançar os resultados desejados. São as tendências, processos culturais, variações no mercado, na economia. Se as oportunidades forem relevantes para a sua organização, com certeza influenciará de forma muito positiva, podendo assim ter grandes chances de gerar lucros, até mesmo expandir o seu negócio para as demais empresas.

Algumas perguntas que você pode fazer para identificar as oportunidades da sua empresa são:

  • Onde os concorrentes falham?
  • Há alguma inovação tecnológica eminente? Se sim, quais? Como pode ser aplicada na sua empresa?
  • Como e em que agregar valor para criar demanda?
  • Quais são as tendências que podem ser percebidas entre os concorrentes e no mercado? Como se diferenciar delas?   (Fonte: Site fcapjr)

 

AMEAÇAS (TREATS): COMO SABER LIDAR COM AS AMEAÇAS NOS SEUS NEGÓCIOS ?

As ameaças são as situações externas à empresa que podem acontecer e que impedirá os bons resultados da empresa, impedindo-a de alcançar seu objetivo. Alguns exemplos de ameaças para sua empresa são:

  • Novos concorrentes
  • Perda de trabalhadores fundamentais
  • Mudança de leis e parâmetros regulamentadores
  • Pirataria de seus produtos   (Fonte: Site fcapjr)

 

Para saber lidar com as ameaças nos negócios é necessário criar estratégias e um bom planejamento de gestão, para poder se apropriar delas para avançar no mercado competitivo das organizações. Sabendo disso, o seu negócio terá um avanço muito significativo e terá mínimos riscos de fracassar.

 

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Figura 3 – Empresas familiares tem demonstrado força no cenário potiguar/ Fonte:http://www.omossoroense.com.br/sebrae-abre-500-vagas-para-consultoria-gratuita-em-seis-cidades-do-rn/.

                                                 

Depois desse passo de dimensionamento dos ambientes internos e externos, é necessário conhecer, como será realizada essa análise SWOT, traçar as estratégicas a longo prazo da organização.Assim verá analisado, verificado e identificado aonde, o meu negócio precisa realizar melhorias. Com isso, a análise SWOT se utiliza de quatro dimensionamentos de estratégicas, que são:

 

1. Estratégia Ofensiva: Pontos Fortes x Oportunidades (SO)

 

Estratégia Ofensiva é empregada no cenário mais otimista da sua empresa. Ela ocorre quando você utiliza uma força para ajudar na probabilidade de uma oportunidade acontecer, potencializando-a. Consiste em uma estratégia que visa o crescimento e desenvolvimento dos pontos positivos da sua empresa.  (Fonte: Site fcapjr)

Realizando o cruzamento de uma força que influencia diretamente em uma oportunidade, você vai elaborar a melhor estratégia ofensiva para aumentar as chances dessa oportunidade acontecer em sua empresa.

 

2. Estratégia de Confronto: Pontos Fortes x Ameaças (ST)

 

Na Estratégia de Confronto, você vai utilizar o seu ponto forte para diminuir a probabilidade de uma ameaça identificada acontecer na sua empresa. Se trata de uma estratégia que tende a causar um conforto a sua empresa, a partir do momento que você diminui a força de uma ameaça externa à ela. (Fonte: Site fcapjr)

Mais uma vez é importante realçar que é a partir desse cruzamento que você vai diminuir as chances de uma ameaça ocorrer na sua empresa, então vale analisá-la cuidadosamente.

 

3. Estratégia de Reforço: Pontos Fracos x Oportunidades (WO)

 

Já a Estratégia de Reforço serve para você pensar em como o ponto fraco da sua empresa pode impedir, ou diminuir, a chance da sua oportunidade de acontecer. O principal objetivo dessa estratégia é diminuir as fraquezas da sua empresa a fim de que não atrapalhem o seu ambiente externo.  (Fonte: Site fcapjr)

 

4. Estratégia de Defesa : Pontos Fracos x Ameaças (WT)

 

E por fim, a Estratégia de Defesa, onde sua empresa se encontra no cenário mais crítico e pessimista. Tem como finalidade minimizar perdas e impactos negativos que as fraquezas e ameaças podem causar na sua empresa, ponderando como diminuir as chances de uma fraqueza tornar realidade uma ameaça. (Fonte: Site fcapjr)

 

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Figura 4 – 5 dicas de finanças pessoais para não perder o controle da sua vida/ Fonte: https://reorganiza.pt/dicas-financas-pessoais-controlo-da-sua-vida/.

 

Com essas etapas concluídas de forma correta, você verá que o seu negócio irá agregar valor as organizações, fazendo com que possa ser rentável, de qualidade, com baixos custos, tendo lucro e produtividade para o mercado, se utilizando de uma ferramenta muito importante que é a análise SWOT para o planejamento estratégico das empresas.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

De acordo com o Autor Djair Roberto Fernandes, Gerente da Assessoria de Planejamento Estratégico – Eletrobrás Furnas, RJ, Brasil:

” Pode-se afirmar que a matriz SWOT se mostra como uma ferramenta imprescindível para a construção de uma organização dinâmica, e que busca uma associação próxima com a construção da sociedade que se reinventa a todo instante, envolvida as dinâmicas das novas tecnologias e das formações das novas relações”    (Fonte: Site pgsskroton )

 

No final deste post, você estará em plenas condições de saber como se utilizar da análise SWOT, para alavancar os seus negócios e investimentos, entendendo que esta ferramenta serve tanto para empresas de pequeno porte, e também para as de grande porte, tendo o planejamento estratégico como base da sua empresa, e dos seus negócios, e relacionando de forma coerente as Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades da organização, e também entender como relacionar as estratégias de Defesa, Confronto, Ofensiva, Reforço e sempre ter em mente que o processo do investimento de uma organização é muito mais importante que os resultados.

Caso tenham interesse de aprender mais sobre a análise SWOT, entrem no UVAGPCLASS nos posts dos caros colegas Pedro Borges ” Análise SWOT: O que é ? E como ela pode ajudar a sua empresa? ”  e da Mariana Camacho de Sá: “ANÁLISE SWOT: O que é? Como ajudar? Como funciona? “

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

A importância da análise SWOT para um modelo de negócio< https://conube.com.br/blog/importancia-da-analise-swot/.  Acessado em maio de 2018.

Análise SWOT <https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT; Acessado em maio de 2018

Análise SWOT ou Matriz F.O.F.A: Entenda o conceito e como colocá-lo em prática.<https://marketingdeconteudo.com/como-fazer-uma-analise-swot/. Acessado em maio de 2018.

Análise SWOT para empresas empresas: O que muda e como fazer <https://www.fcapjr.com.br/analiseswot/ ; Acessado em maio de 2018.

BORGES, Pedro. Análise SWOT: O que é ? E como ela pode ajudar a sua empresa?.In: UVAGPCLASS, Rio de janeiro, 11/09/2017. Disponível em : <https://uvagpclass.wordpress.com/2017/09/11/analise-swot-o-que-e-e-como-ela-pode-ajudar-a-sua-empresa/#more-37689&gt;. Acessado em: maio de 2018

CAMACHO DE SÁ, Mariana. ANÁLISE SWOT: O que é? Como ajudar? Como funciona?.In: UVAGPCLASS, Rio de janeiro, 01/12/2017. Disponível em: <https://uvagpclass.wordpress.com/2017/12/01/analise-swot-o-que-e-como-pode-ajudar-como-funciona/#more-49345&gt;. Acessado em: maio de 2018.

Conceito de análise SWOT– Tudo o que você precisa aprender <http://www.venki.com.br/blog/conceito-de-analise-swot/; Acessado em maio de 2018.

O poder da análise SWOT para os seus negócios <http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/o-poder-da-analise-swot-para-os-seus-negocios/104861/ ; Acessado em maio de 2018.

S.W.O.T : O Guia para tomada de decisões <http://www.fcapjr.com.br/analiseswot/. Acessado em maio de 2018.

Uma visão sobre a análise SWOT  como ferramenta de formulação de estratégia <http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/juridicas/article/viewFile/720/700 ; Acessado em maio de 2018.