Risco é algo habitual em um projeto. Porém, existem ferramentas que ajudam não só a descobri-los, mas também a evitá-los. Uma dessas ferramentas é o Método Delphi, como ela funciona, ela evita problemas?São perguntas que serão respondidas no post, clique e veja!!!!

Segundo ao (PMI, 2013 apud Valeriano, 2015) “projeto é um empreendimento temporário realizado para criar um serviço, um produto ou um resultado único”. Onde durante todo esse processo de iniciação até o fim do projeto, o risco, por ter vários vertentes, internas e externas, é algo que pode resultar no sucesso ou no fracasso de um produto único. Por isso, visando o melhor controle, é fundamental não só identificar a raiz do problema, crucial ou não, é preciso ter um consenso entre os participantes, onde a tomada de decisão seja a melhor possível. Nesse intuito, são utilizadas algumas ferramentas, como o Método Delphi que será mencionada adiante.

Método Delphi teve origem no início da Guerra Fria, afim de descobrir possíveis avanços tecnológicos e militares da União Soviética. Foi criada pelo Olaf Helmer, Norman Dalkey e Nicholas Rescher, sendo futuramente chamada de Método Delphi em referência ao oráculo de Delfos , na Grécia Antiga. A origem do nome é desconhecida, sendo contrariada pelos seus criadores, pois não representava a real ideia do método, e sim uma ideia de profetização.

Definição:

De acordo com Eduardo Montes “ Método Delphi é usada para obter consenso entre especialistas preservando o anonimato dos mesmos ”. Ou seja, visa-se obter um consenso perante a um determinado problema, onde especialistas, anonimamente respondam questionários, citam ideias,  buscando resolver ou melhorar um tipo de problema. Evitando assim, uma desconfiança sobre os resultados apresentados.

É uma técnica que funciona em ciclos, onde no primeiro ciclo, os especialistas citam opiniões, pensamentos sobre um projeto, anonimamente, baseado num questionário dado por um mediador. A partir daí, as respostas são resumidas e mostradas  os especialistas, que  observam e verificam se vão ou não mudar de opinião, acrescentando algo ou não, reconsiderando assim sua resposta. Com o passar dos ciclos, chega-se a um denominador comum sobre o problema, tendo assim uma melhor resposta a questão apresentada. A seguir, será mostrado o passa a passo dessa ferramenta.

Passo a passo:

Identificar o problema :

Identificar o problema ou a questão de forma clara e abrangente que será fornecida aos especialistas evitando assim, dificuldades  para compreender o que está sendo abordado.

Selecionar um mediador ou facilitador:

A segunda medida é escolher um facilitador ou mediador que vai servir para distribuir, pegar e resumir o questionário. É fundamental que seja um indivíduo de postura neutra perante aos objetivos do uso desse método.

Selecionar os especialistas :

Geralmente são pessoas que tenham devido conhecimento e experiência relevantes a respeito de um tipo de problema. Podendo ser especialista em riscos, gestor de riscos, representantes das partes interessadas, entre outros.

Primeira rodada de perguntas:

São feitas perguntas gerais buscando a compreensão dos especialistas a cerca ao tema. Geralmente são executadas perguntas em forma de enquetes ou questionários, buscando resumir as respostas, evitando conteúdos inapropriados e facilitando o engajamento de opiniões.

Compilação das respostas:

As respostas são reunidas, organizadas , resumidas e posteriormente, em caso de não consenso, distribuídas aos especialistas junto com o questionário revisto.

Nova rodada de perguntas:

Com o não consenso entre os participantes, é feito outra rodada de perguntas onde o tema é aprofundado buscando o engajamento de opiniões. Em caso de não consenso é feita outra rodada de perguntas.

Consenso e decisão final:

Após as respostas terem um consenso, é tomada a decisão final buscando assim o melhor resultado possível.

A seguir, podemos ver uma figura que representa o que foi falado anteriormente.

WhatsApp Image 2018-05-19 at 00.28.06
Figura 1 – Passo a passo do Método Delphi / Fonte: Autor

 

Vantagens e Desvantagens da ferramenta:

 

Na Figura 2, é representada algumas vantagens e desvantagem na utilização do Método Delphi.

WhatsApp Image 2018-05-19 at 00.27.50 (1)
Figura 2 – Tabela de Vantagens e Desvantagens do Método Delphi / Fonte: https://www.google.com.br/search?q=vantagens+e+desvantagens+do+metodo+delphi&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjDmoz10JfbAhWGG5AKHbi-DAgQ_AUICigB&biw=1366&bih=662#imgrc=WP9QdXVLF0triM:

Exemplo Prático:

Visando um melhor entendimento desse método, citarei o uso dessa ferramenta em uma empresa do ramo tecnológico, que tem o foco na produção de celulares, televisores, computadores . A empresa quer expandir o seu negócio internacionalmente, como isso, ela decidiu fazer um estudo para buscar a viabilização ou não da divulgação de um novo produto, o celular em 4k.  Com esse objetivo, o gerente de projetos escolheu usufruir do Método Delphi para detectar se os possíveis riscos, podem ou não influenciar na realização dessa nova aventura. Ou seja, é necessário determinar o possível problema, para que a partir daí, possa ser desenvolvido questionários precisos sobre esse tema, tendo um foco em identificar o grau de importância desses  riscos  no sucesso desse novo negócio.

O tema escolhido foi “ Verificação das ameaças no processo de montagem visando a realização do negócio”

Participantes:

Especialista em Marketing

Diretor  Financeiro

Especialista em tecnologia

Gerente de logística

Depois de salientar os papeis de cada um, são dados questionários com notas importantes para possíveis problemas que podem culminar com o realização ou não do lançamento desse novo produto, onde os participantes irão rotular ruim (R), muito ruim (MR) ou insustentável (I).

Questionário:

WhatsApp Image 2018-05-19 at 00.28.20
Figura 3 – Questionário / Fonte: Autor

Depois de examinar minuciosamente as informações obtidas, sendo realizado uma avaliação profunda desses problemas, verificou-se que para que o negócio seja concretizado e consequentemente se torne um sucesso é fundamental que a equipe do projeto fique atenta a esses possíveis problemas em ordem decrescente de proporção:

Falta de comunicação entre as partes;

Falta de planejamento;

Atraso do lançamento;

Ultrapassar o orçamento;

 

Com o auxílio dessa ferramenta, possibilitou-se segundo Daychoum (2012) “ extrair informações e julgamentos dos participantes para facilitar a resolução de problemas, o planejamento e a tomada de decisão”. Ou seja, sem ela, não seria possível a  resolução de problemas , como no caso acima,  onde com uma devida análise, possibilitou extrair informações, melhorando o planejamento, possibilitando, averiguar o grau de importância dos problemas para que posteriormente,  tome-se a melhor decisão possível, evitando riscos e com isso, permitir a realização do processo.

Caso tenham interesse em aprender mais sobre o tema, entre no UVACLASS nos posts dos alunos Isabela Alves Post: “Planejamento Prospectivo? O Método Delphi te ajuda!” e da Alice Thomaz Post: ” Técnicas de Identificação de Riscos – Método Delphi“.

 

Referências :

2ALL, G. PMBOK Técnicas de decisão em Grupo (Técnica Delphi), 21/11/2011. Disponível em: < http://pm2all.blogspot.com.br/2011/09/pmbok-tecnicas-de-decisao-em-grupo_21.html>. Acesso em 18/05/2018

ALVES, Isabela. Planejamento Prospectivo? O Método Delphi te ajuda!. In UVAGPCLASS, Rio de Janeiro, 24/05/2017 . Disponível em: < https://uvagpclass.wordpress.com/2017/05/24/planejamento-prospectivo-o-metodo-delphi-te-ajuda/>. Acesso em: 18/05/2018.

DAYCHOUM, M. Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 4. Ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.

MONTES, E. Técnica Delphi, 2016. Disponível em:  < https://escritoriodeprojetos.com.br/tecnica-delphi>. Acesso em 18/05/2018

THOMAZ, Alice. Técnicas de Identificação de Riscos – Método Delphi. In: UVAGPCLASS, Rio de Janeiro, 20/11/2017 . Disponível em:< https://uvagpclass.wordpress.com/2017/11/20/tecnicas-de-identificacao-de-risco-metodo-de-delphi/ >. Acesso em: 18/05/2018.

VALERIANO, D. Moderno Gerenciamento de Projetos. 2. Ed. São Paulo: Pearson, 2015.

Anúncios