Não seria muito interessante se na vida  tivéssemos facilitadores  ou manuais de instrução  para que o resultado final que almejamos  seja alcançado? Pois bem, isso é a função do Scrum

Não seria muito interessante se na vida  tivéssemos facilitadores  ou manuais de instrução  para que o resultado final que almejamos  seja alcançado? Pois bem , nesse post será apresentado o Framework Scrum e como ele pode auxiliar no gerenciamento de um projeto.

Este é uma metodologia de desenvolvimento ágil tem como finalidade realizar projetos com grande eficiência, evitando desperdício de dinheiro e tempo.

 

A final, quando é necessário usar o Scrum?

Scrum é um framework simples que gerencia projetos complexos.

A Figura 1, mostra  todas as relações possíveis  entre conhecimento dos  requisitos e das tecnologias envolvidas no projeto quando será justificável a utilização do Scrum.

Quanto maior o conhecimento  dos requisitos e das tecnologia utilizadas,mais previsíveis são as atividades necessárias para realizar o projeto então quando tem-se domínio da tecnologia e um bom conhecimento dos requisitos podemos usar metodologias com processos bem definidos . Agora, conforme a tecnologia vai tendo mais complexas o que dificulta o domínio da mesma, o cenário é caótico. É nesse cenário caótico que o screen é melhor aplicado. Entretanto, se não há conhecimento dos requisito e tão pouco a tecnologia existe temos uma Total anarquia. Aqui é impossível realizar o  projeto.

 

WhatsApp Image 2018-05-08 at 19.35.06
Figura 1 – Quando usar o Scrum / fonte:http://www.mindmaster.com.br/scrum/

 

 

Três Pilares fundamentais

Esta metodologia de desenvolvimento ágil tem como objetivo realizar projetos com grande eficiência, evitando desperdício de dinheiro e tempo.  Com pequenas equipes trabalhando em ciclos rápidos é possível controlar processos com uma abordagem iterativa e incremental para se obter uma previsibilidade e um controle de riscos, para isso existem três pilares para o controle de riscos como vocês podem ver na Figura 2 abaixo.

 

WhatsApp Image 2018-05-08 at 19.35.04
Figura 2 – Tres pilares do Scrum / fonte:http://www.mindmaster.com.br/scrum/

Papeis de cada membro do Scrum

Um time Scrum apresenta 3 papéis distintos como podemos ver na Figura 3 , que serão melhor explicados a seguir.

WhatsApp Image 2018-05-14 at 22.44.58
Figura 3 – Scrum Team/ fonte: http://www.mindmaster.com.br/scrum/&gt

Product Owner

É o ponto central com poderes de liderança sobre o produto. Ele é o único responsável por decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos e qual ordem eles devem ser feitos. Ele também é responsável por manter e  comunicar de maneira clara à todos os integrantes da equipe scrum os objetivos do projeto. É ele que prioriza os itens do product backlog.

 Scrum Master

Ele é responsável por garantir que todo o time esteja atuando com base nos princípios e práticas do Scrum, mantendo o time produtivo e focado no que foi planejado.

O membro com o papel de Scrum Master possui também o dever de ajudar o time a resolver problemas e interferências externas que possam prejudicar o andamento do desenvolvimento das atividades planejadas, atuando como um coach ou um facilitador e não como um “ gerente” ou “ chefe”.

Scrum Team

É um time mutidisplinar responsável pelo desenvolvimento das entregas do projetos.  Esse time deve ter a capacidade de realizar todas as fases do processo de desenvolvimento, incluindo design, codificação, testes, documentação e etc.

 

Como é que funciona a atuação dos papeis?

O Product Owner é o responsável por promover a visão do projeto. Ele que define os objetivos do projeto. Em seguida, ele desmembra o essa visão em todos as funcionalidades necessárias. Forma-se uma lista de funcionalidades chamada Product Backlog.

 Os Scrum Master atual como um coach,  auxiliando o Product owner organizando essas funcionalidades em prioridades .

O projeto é planejados em Sprints( periodos de tempo) onde alguns itens do product backlog serão planejados e entregues . Conforme Abrahamsson et al. (2002),
“ele normalmente dura de uma a quatro semanas, mas não há uma regra para isto; as equipes que decidem a duração a ser adotada para o projeto”. Não que seja uma regra, mas seria ideal que todos os sprints tenham uma duração fixa e igual para todos. Abaixo na figura 4 mostra como Product backlog é organizado em sprints.

WhatsApp Image 2018-05-14 at 22.45.09
Figura 4- Product backlog/ fonte: http://www.mindmaster.com.br/scrum/&gt

Antes de cada Sprint, é feito uma reunião de planejamento do do mesmo. Essa reunião é chamada de de Sprint Planning, onde é criado o Backlog da Sprint

Como base das características da  Equipe Scrum, é definida qual é o numero de funcionalidades por Sprint. Na figura 5, mostra como divididas as funcionalidades.

 

WhatsApp Image 2018-05-08 at 19.35.08
Figura 5 – Grau de importância das funcionalidades/ fonte: https://www.scrum.org/resources/what-is-scrum

 

Feedback do Scrum

No fim de cada Sprint, é feito duas atividades fundamentais.

Sprint Review

Avalia se o que esta sendo feito esta de acordo com o esperado. Ou seja, verificar o cumprimento do Product Backlog e posteriormente fazer adaptações. Na Figura 6 apresenta que o team scrum age como um detetive para procurar eventuais problemas no projeto.

WhatsApp Image 2018-05-23 at 01.50.06
Figura 6 – Sprint Review/ fonte: https://medium.com/@AbdulD/what-makes-the-sprint-review-so-important-9f06c6d5bec9

Retrospectiva Sprint

Tem como objetivo verificar adaptações no processo. Analisa o que foi feito de positivo e negativo . Na Figura 7 mostra que na Retrospectiva Sprint destaca os pontos internos e externos da empresa. Posteriormente, essa analise ate pode servir para fazer uma matriz SWOT.

WhatsApp Image 2018-05-23 at 01.50.09
Figura 7 – Retrospectiva Scrum/ fonte: https://pt.slideshare.net/mauriciovieira/scrum-agiletour-2011

 

Como o  Scrum funciona num projeto

O Scrum propõe que um projeto seja dividido em diversos ciclos de atividades (Sprints), com reuniões frequentes para que a equipe possa trocar o que vem fazendo, e pensar formas de melhorar o processo com agilidade. Esta metodologia propõe que o projeto seja acompanhado de pertinho e passe por mudanças de planejamento o tempo todo de forma livre e pouco engessada.

Três perguntas são respondidas por cada membro sobre suas responsabilidades (RISING;
JANOFF, 2000): O que foi feito ontem? O que será feito hoje? Há algum obstáculo à realização das atividades? Respondendo essas perguntas, consegue que o projeto esteja sendo gerenciado da melhor maneira.

WhatsApp Image 2018-05-22 at 21.04.51
Figura 8 – scrum num projeto/ fonte: http://apoemaconsultoria.com.br/o-que-e-scrum/

Conclusão

Bom, após esse post, pudemos aprender o Scrum resolve problemas complexos com atitudes simples.
O Scrum se baseia em  acompanhamento de perto e manter o registro das tarefas de forma visual pois assim terá melhor facilidade para saber o andamento do projeto e como motivar a equipe . Cada vez mais a gestão ágil de projetos é adotada no mercado de tecnologia, principalmente na área de desenvolvimento de software, onde sua aceitação cresce dia após dia.

 

Referências Bibliográficas:

Mindmaster, Scrum: A metodologia agíl explicada de forma definitiva. Disponível em: <http://www.mindmaster.com.br/scrum/&gt;. Acesso em: 14 de maio de 2018.

Abrahamsson, P. Salo, O. Ronkainen, J. Warsta, J. (2002) “Agile Software
Development Methods. Review and Analysis”, Espoo. VTT Publications 478.

Rising, L.; Janoff, N. (2000) The Scrum software development process for small teams.
In IEEE, v. 17, nº 4, p. 26-32.

Desenvolvimento agíl, Scrum. Disponível em: http://www.desenvolvimentoagil.com  Acesso em: 14 de maio de 2018.

Simões, Caio.Scrum: O que é?. In: UVAGPCLASS, Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2017. Disponível em: <https://uvagpclass.wordpress.com/2017/09/11/scrum-o-que-e/&gt;. acessado em: maio de 2018

Conceição. Leonardo.Scrum, a metodologia ágil . In: UVAGPCLASS, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2017. Disponível em: <https://uvagpclass.wordpress.com/2017/09/11/scrum-o-que-e/&gt;. acessado em: maio de 2018

Apoema consultoria. Disponível em  http://apoemaconsultoria.com.br/o-que-e-scrum/Acesso em: 14 de maio de 2018

Anúncios