O gerenciamento de projetos, vem sendo usado como uma solução para as empresas que desejam melhorar a produtividade, fazer o negócio crescer com eficácia e eficiência. Porém, algumas organizações não têm mão de obra disponível ou qualificada para aplicar tal serviço, nesse momento, surge a opção de terceirizar o gerenciamento de projetos. Descubra aqui as vantagens desvantagens de terceirizar o gerenciamento de projeto da sua empresa.

 

WhatsApp Image 2018-03-13 at 10.31.32
Figura 1-http://rothbardbrasil.com/em-defesa-da-terceirizacao

 

“Projeto é um conjunto de ações, executadas de maneira coordenada por uma organização, a qual são alocadas os insumos necessários para em um dado prazo, alcançar o objetivo determinado” (VARGAS, 2009).

Segundo o PMI (2017): “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.”

De acordo com Vargas, as empresas tem passado por mudanças na relação com seus clientes, tanto internos quanto externos. A flexibilidade, capacidade de atender aos desejos de seus clientes e o profissionalismo, são reflexos de um mundo corporativo, que vem valorizando a cultura do planejamento por projetos.

Com o objetivo de buscar a excelência na realização dos projetos, surgiram praticas que auxiliam na realização de cada atividade de um projeto. Essas práticas, são administradas por pessoas qualificadas, conhecidas como gerentes de projetos.

“O gerenciamento de projetos é um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais destinados ao controle de eventos não repetitivos, único e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade determinados” (VARGAS, 2009).
O PMI ( Project Management Institute) juntou as melhores práticas de gerenciamento de projetos utilizadas ao redor do mundo, que são aplicadas em projetos de diferentes tamanhos e áreas, e montou uma publicação, chamada, PMBOK – (Project Management Body of Knowledge.)
Andreza Abreu, Content Strategist na Salpinx e graduanda em Comunicação Social – com habilitação em Publicidade e Propaganda, citou em uma de suas publicações (https://www.salpinx.com.br/como-gerenciar-um-projeto/), boas práticas de gerenciamento de projetos, de acordo com o guia PMBOK, dentre elas, escolha de uma metodologia adequada, escolha de uma equipe capacitada, definição do escopo, cronograma e as métricas, acompanhamento do desempenho do projeto e feedback para a equipe.
No nosso contexto empresarial, enxergamos três principais estruturas organizacionais: Estrutura funcional, por projetos e matricial. Jônatas Rodrigues da Silva, (Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.) Fez uma publicação sobre essas estruturas.
“A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando), já a estrutura por projetos consiste em alocar as pessoas para trabalharem num projeto específico. As equipes podem ser montadas de acordo com a especificidade do projeto a ser desenvolvido, assim se escolhendo os profissionais com características e qualificações a agregarem vantagens no desenvolvimento do projeto e a estrutura matricial adota duas estruturas. A departamental e a por projetos por exemplo “
Com esse cenário, vemos que as organizações que se estruturam de maneira funcional, sofrem grande dificuldade na hora de separar mão de obra para um projeto, por conta  disso muitas recorrem a terceirização do gerenciamento de projetos e da mão de obra para realização do mesmo. Porém, independente da estrutura organizacional, é importante saber o que pode ser terceirizado sem prejudicar a empresa.
Nesse momento, começa uma busca por mão de qualificada para ocupar os cargos do projeto. No caso do gerente de projetos, é imprescindível que ele traga para sua empresa uma metodologia estruturada, produzindo bons resultados, diminuindo os riscos do projeto, antecipando situações desfavoráveis, orientando e facilitando revisões no projeto. Porém, antes de escolher uma pessoa parceira para seu projeto, vale lembrar que uma cultura organizacional diferente da sua empresa, pode causar problemas de relacionamento entre os colaboradores.

Quais as vantagens de terceirizar um projeto ?

    Delegando o gerenciamento de projetos para uma empresa ou pessoa experiente e especializados, você pode concentrar os esforços e recursos disponíveis na atividade-fim, sem comprometer a mão de obra da empresa. A seguir, uma lista de outras vantagens da terceirização, segundo Planit Gerenciamento (http://planitgp.com.br/preciso-terceirizar-a-gestao-de-projetos-da-minha-empresa/)

  • Imparcialidade garantida
  • Qualidade de informação
  • Agilidade no tempo de resposta para solução de problemas
  • Cumprimento de prazos
  • Redução de desvios
  • Redução de custos
  • Recursos das rotinas livres.

 

WhatsApp Image 2018-03-13 at 10.29.12
Figura 2 -http://www.baraoservicos.com.br/identidade.php

Quais as desvantagens da terceirização ?

Terceirizar um projeto, pode não ter só vantagens, é importante se atentar as dificuldades e problemas que essa terceirização pode causar para sua empresa. Marcio Leão, em seu MBA de gestão pela universidade federal de pernambuco, lista algumas das desvantagens e problemas mais comuns de acontecerem.

  • Dificuldade de encontrar o parceiro ideal
  • Dificuldade de formular contrato com o parceiro
  • Desconhecimento da legislação trabalhista
  • Dificuldade de controle de custos
  • Falta de cuidado na escolha dos fornecedores
  • Problemas com o entendimento da expectativa do cliente
  • Dificuldade de alinhar as equipes

Conclusão

Independentemente da sua área de atividade, o gerenciamento de projetos é um valor chave que ajuda sua organização a obter um melhor desempenho. A terceirização do mesmo, pode ser a melhor forma para alcançar seus objetivos com maior confiabilidade e menor custo.

A terceirização de projetos, pode ser aplicada para empresas de qualquer segmento e porte. O mais importante, é contratar pessoas ou organizações que desempenhem a função com excelência e qualidade.  Moira Alexander,the author of LEAD or LAG: Linking Strategic Project Management & Thought Leadership and founder of Lead-Her-Ship Group.,  Diz em sua publicação (Should you outsource your project management?) “Existem muitos fornecedores oferecendo expertise em gerenciamento de projetos terceirizados. Encontrar o caminho certo para o (s) seu (s) projeto (s) específico (s), seja baseado no tamanho do projeto, complexidade, natureza, duração ou mesmo no seu tipo de negócio pode ser um desafio. Garantir que o fornecedor tenha o conhecimento e os recursos e entenda suas necessidades e expectativas é crucial para o sucesso de seus projetos.”Além disso, é importante que o contratante fiscalize e acompanhe o serviço, para garantir que tudo esteja de acordo com o que foi previamente estabelecido no contrato.

Referências Bibliográficas

 Alexander  Moira, Fonte: CIO (01/03/2017, http://www.cio.com/article/2929023/project-management/should-you-outsource-your-project-management.html)  acessado em março de 2018
Leão Marcio (Terceirização na Gestão de Projetos: Vantagens e Desvantagens)

 

Rodrigues Jonatas ( Tipos de estruturas organizacionais) http://www.efetividade.blog.br/tipos-de-estruturas-organizacionais/  acessado em março de 2018

VARGAS, Ricardo V. Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos 7ª Edição. Rio de Janeiro: Brasport, 2009).

Anúncios