Você sabe o que é preciso fazer para criar um e-commerce de sucesso? Nesse post vamos mostrar a importância do gerenciamento de projetos nesse tipo de negócio e os passos até a implementação da loja virtual.
“O crescimento do segmento de e-commerce no Brasil é um fato. Atualmente, as pessoas andam muito conectadas, e apesar de ainda existir uma preferência geral por comprar em lojas físicas, os números do e-commerce não mentem — o setor está crescendo.”

 

Com a chegada do E-commerce ao Brasil no final da década de 90, e devido ao aumento expressivo nas vendas de smartphones, é crescente com o passar dos anos o número de compras através da internet, atualmente grande parte dos consumidores procuram por praticidade, tecnologia e comodidade. Eles buscam por um acesso a qualquer lugar e hora. Além disso, de acordo com o Google o número de usuários de internet também está crescendo. A expectativa é de que cheguem a 151 milhões em 2021, aponta um estudo.

Antes de tudo, muitos devem estar se perguntando: “Qual é a relação entre E-commerce e gerenciamento de projetos?” a resposta é simples. Segundo o Guia do Conhecimento de Projetos (PMI, 2017), os grupos de processos do gerenciamento de projetos são: início, planejamento, execução, monitoramento, controle e por fim o encerramento, e para criarmos um E-commerce precisamos passar por todas essas etapas.

De acordo com o PMI, as organizações que investem em práticas de gerenciamento de projetos comprovadas, desperdiçam 28 vezes menos dinheiro porque um numero maior de iniciativas estratégicas são concluídas com êxito. E segundo, a pesquisa Pulse Of Profession, a implementação eficaz da estratégia está diretamente ligada a capacidade de uma organização em entregar projetos e programas bem-sucedidos.

Portanto, fica claro que não é simplesmente criar uma loja virtual, inserir produtos e pronto. É necessário um planejamento para alcançar os objetivos do projeto. A ideia desse post é mostrar o quanto o Gerenciamento de Projetos é importante nesse segmento e quais são os passos necessários para ter um E-commerce de sucesso.

O que é um E-commerce?

O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é um site que oferece a possibilidade de realizar a venda de produtos e digitalização das lojas do varejo através da internet. Ele permite que clientes possam fazer suas compras através de computadores ou dispositivos conectados à web.  Esse tipo de negócio proporciona algumas vantagens para a empresa e para o consumidor, como: disponibilidade 24 horas por dia, ausência de custo de aluguel, divulgação rápida e eficaz dos produtos sem falar no fácil acesso a novos mercados e clientes, com investimento reduzido. Mas devemos pensar que o custo para montar um bom e-commerce não é tão barato assim, existem inúmeros investimentos a serem feitos.

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Figura 1 – Gráfico de evolução dos e-consumidoresFonte: https://www.ebit.com.br/webshoppers

Segundo a Ebit, o número de e-consumidores tem aumentado significativamente no Brasil. Os clientes de hoje em dia se transformaram, e com a chegada da tecnologias mobile, foi alterada a forma de vender e de comprar. Segundo uma pesquisa feita pelo Google as vendas pela internet devem dobrar até 2021 e de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro partiu de um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2011 para mais de R$ 60 bilhões em 2017, ano em que alcançou 12% de crescimento.

Passo a passo para ter um e-commerce de sucesso:

1.Análise de mercado

É necessário que exista uma análise de mercado para saber quais são as estratégias que os seus concorrentes estão utilizando. Análise do site, preços, forma de pagamento e prazos. Outro ponto importante, é descobrir quais são os pontos fortes e fracos da concorrência e quais estratégias de Marketing Digital que são utilizadas por elas.

2.Planejamento Estratégico

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Figura 2 – Análise de SWOT/ Fonte: https://marketingdeconteudo.com/como-fazer-uma-analise-swot/

 

De acordo com a Figura 2, primeiro é necessário definir quais são os objetivos da empresa para começar a traçar o caminho de onde ela quer chegar. Fazer uma matriz de SWOT que traduzindo para o português temos a sigla FOFA cujo tem como significado Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. E a partir de então levantaremos os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que serão enfrentadas no ambiente negocial. A matriz de SWOT é uma ferramenta que auxilia no plano de negócios, e indica os caminhos para que possamos traçar uma estratégia de ação mais realista e fundamentada.

3.Planejamento de Logística

Este é um ponto que merece toda atenção, pois se não for bem trabalhada pode colocar todo o seu trabalho a perder. A entrega no prazo e o valor do frete exerce uma grande influencia na hora de comprar em lojas virtuais. Os pontos mais importantes da logística para um e-commerce são: formas de entrega, empresas parceiras, controle de estoque, método de separação, expedição, prazos de entrega, fretes e definição de tracking. De acordo com o Blog Logística, a Amazon.com é um exemplo de logística, grande parte dos esforços da Amazon.com está em garantir uma entrega rápida, segura e que surpreenda seus clientes. Não por acaso, a empresa é a maior varejista online do mundo.

4.Criação da loja virtual

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Figura 3 – Criação do site/ Fonte: http://www.superix.com.br/o-que-fazemos/criacao-de-sites

 

Na Figura 3, mostra os passos até chegarmos a criação do site. De acordo com a Superix, a primeira etapa é a necessidade, onde levantamos a necessidade do projeto, para entendermos o tipo de site que será preparado. A segunda etapa é o briefing, que é um documento, como uma espécie de entrevista, que visa entender melhor as expectativas visuais e elucidar a equipe de designers e desenvolvedores. E por fim, a última etapa de criação, onde com o briefing em mãos é iniciada a criação do site, tanto no aspecto visual como na programação. Todos passando por suas devidas aprovações.

Essa é a parte onde ocorre o desenvolvimento do layout do site, arquitetura, programação, definição de ferramentas, funcionalidades do sistema, levantamento de briefings, teste de qualidade do sistema e inúmeros testes para analisar a usabilidade do que temos no site.

5.Marketing Digital

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Figura 4 – Marketing Digital/ Fonte: https://neilpatel.com/br/como-fazer-marketing-digital-o-guia-passo-a-passo/

 

Na abertura de uma loja física a própria abertura da porta, vitrine, nome, outdoors e todas as ferramentas de marketing tradicional são as formas de divulgar o início dos negócios. As pessoas que passam pelo ponto todos os dias verão o empreendimento. Mas em uma loja virtual não existe um fluxo pré existente para que os clientes acessem o site, é necessária uma estratégia específica para a abertura de um e-commerce

Então, para tornar o seu e-commerce conhecido, é necessário fazer um planejamento para os canais de divulgação viáveis. É necessário que se observe a relação de Investimento X Tráfego X Vendas para que se possa estimar tanto o custo de marketing quanto a geração de receita para o período inicial de consolidação do e-commerce.

De forma a complementar, uma análise da concorrência ajudará a entender como o mercado competitivo do e-commerce está se comportando com os canais de divulgação. Ou seja, pode-se escolher os canais comuns a concorrência para se fazer uma entrada conservadora nas ações de mídia e explorar canais alternativos como opções para custos mais baixos na obtenção de tráfego. Ainda deve-se considerar o crescimento dos tráfegos de origem orgânica (tráfego sem custo de publicidade), que podem representar um percentual substancial tanto de tráfego quanto de receita para o empreendimento.

É necessário fazer uma análise do negócio, verificar as estratégias utilizadas pela concorrência, definição da verba para divulgação, definição das ferramentas utilizadas na estratégia de marketing, definição de relatórios e KPI’s (chaves para monitoramento online do negócio), criação de campanha de marketing digital, definição de normas para fidelização do clientes e monitoramento e análise constante do negócio.

Considerações Finais:

Mas para que todas essas etapas ocorram com êxito, é necessário ter um bom gerente de projetos pois ele tem o papel de planejar, executar e controlar o projeto. Em uma operação tão complexa é necessário que tenhamos um profissional organizado, comunicativo e que garanta que tudo o que foi executado e que esteja pronto para atender ao e-consumidor.

Sendo assim, o escopo, custo e prazo devem ser equilibrados tanto para garantir a qualidade da entrega e a satisfação dos stakeholders quanto para garantir a fidelização de clientes na loja online. Cabe ao gerenciamento de projeto ser uma ferramenta catalizadora da relação custo X receita para que a margem do negócio seja não só respeitada como ampliada e de forma contínua, garantindo assim o atingimento das expectativas tanto do lojista quanto do cliente final.

É dessa forma que teremos uma oportunidade real de ser implementado um e-commerce de sucesso, causando um impacto positivo no faturamento do negócio.

 

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Referências Bibliográficas:

BLOG DE LOGISTICA. Exemplo de logistica. Disponível em:
<https://www.bloglogistica.com.br/mercado/exemplo-de-logistica-amazon-com/&gt;. Acessado em Março de 2018.

ECOMMERCE BRASIL. O passo-a-passo de um E-commerce consistente. Disponível em:
<https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-passo-a-passo-de-um-projeto-de-e-commerce-consistente/&gt;. Acessado em Março de 2018.

ECOMMERCE BRASIL. E-commerce Google. Disponível em:
<https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-google/&gt;.
Acessado em Março de 2018.

EXAME. Segundo dados E- commerce cresce 12% em 2017 e tem projeção de 15% em 2018. Disponível em:
<https://exame.abril.com.br/negocios/dino/segundo-dados-e-commerce-cresce-12-em-2017-e-tem-projecao-de-15-em-2018/&gt;. Acessado em Março de 2018.

GUIA DE ECOMMERCE. Projeto de Ecommerce. Disponível em:
<https://www.guiadeecommerce.com.br/projeto-de-ecommerce/&gt;. Acessado em Março de 2018.

G1 GLOBO.COM. Vendas pela Internet devem dobrar ate 2021. Disponível em:
<http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/10/vendas-pela-internet-devem-dobrar-ate-2021-diz-pesquisa-do-google.html&gt;. Acessado em Março de 2018.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Pulse of the Profession. Newtown Square, 2017.

SUPERIX. Criação de sites. Disponível em:
<http://www.superix.com.br/o-que-fazemos/criacao-de-sites&gt;. Acessado em Março de 2018.

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