Você sabia que 80% de seus resultado são obtidos de 20% de seus esforços? E que 80% de seus problemas podem ser resolvido com 20% de seus esforços? É sobre isso que iremos tratar neste post, de modo mais preciso, sobre o Diagrama de Pareto.

Conheça um pouco mais sobre essa ferramenta da qualidade que tanto está presente em um ambiente empresarial.

WhatsApp Image 2018-03-21 at 09.59.27

Figura 1 – Inputs 20% = Outputs 80% / Fonte: https://www.negociosemfoco.com/newsdino/?releaseid=154859

Afinal, o que é Diagrama de Pareto?

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta de recurso gráfico da qualidade que permite uma visualização rápida e clara dos fatores que merecem mais atenção. E no mundo dos negócios, que será o foco deste post, ele ajuda o empreendedor impedir uma falha em um modelo de negócio com menor esforço, isto é, ele classifica os fatores que impedem o bom desempenho de uma empresa, identificando o grau de importância de cada fator para poder concentrar os esforços nos problemas que tem maior relevância, ou seja, aqueles que causam maior impacto em seus resultados.

Origem da ferramenta

Tudo começou com Princípio de Pareto, também conhecido Lei 80/20, que foi um estudo realizado pelo economista e sociólogo italiano Vilfredo Pareto, entre o século XIX e o século XX. Ele fez uma demonstração da distribuição de renda e da propriedade de terra em seu país, a Itália, e identificou, fazendo um cálculo, que 80% de toda riqueza do país estavam nas mãos de 20% das famílias ricas.

A ferramenta surgiu a partir do estudo feito por Pareto, por isso o nome mas, ela foi criada e desenvolvida pelo consultor de negócios voltado para a qualidade e gestão da qualidade, o romeno Joseph Moses Juran. Ele percebeu que o estudo realizado por Pareto poderia ser utilizado no mundo dos negócios fazendo uma demonstração gráfica. Foi daí que nasceu uma das ferramentas da qualidade mais aplicada no meio organizacional: o Diagrama de Pareto.

WhatsApp Image 2018-03-21 at 09.59.31Figura 2 – Vilfredo Pareto, Lei 80/20 / Fonte: http://www.kitemes.com.br/2017/06/19/diagrama-de-pareto-descubra-como-obter-um-resultado-mais-eficaz/

WhatsApp Image 2018-03-22 at 00.59.24Figura 3 – Joseph Moses Juran, Diagrama de Pareto / Fonte: Adaptado de http://www.azquotes.com/author/44217-Joseph_M_Juran

Como construir o Diagrama de Pareto?

Agora que já sabemos o que é o Diagrama de Pareto, quem contribuiu para que ela existisse e quem a desenvolveu… precisamos saber agora como construir. Abaixo será apresentado o passo a passo para construção desta ferramenta, e logo em seguida, terá um exemplo, ambos retirados do site Blog da Qualidade.

Primeiro passo: refazer a folha de verificação ordenando os valores por ordem decrescente de grandeza.

Segundo passo: acrescentar mais uma coluna indicando os valores acumulados. Esse calculo é feito somando o número de ocorrências de uma razão mais as ocorrências da razão anterior.

Terceiro passo: acrescentar mais uma coluna onde serão colocados os valores percentuais referentes a cada tipo de ocorrência. O cálculo é feito dividindo-se o número de ocorrências de um determinado tipo pelo total de ocorrências no período.

Quarto passo: acumulam-se estes percentuais em uma última coluna. Para isso, basta somar o percentual de ocorrência de cada razão ao percentual de ocorrência da razão anterior.

Exemplo

 

Uma empresa fabrica e entrega seus produtos para várias lojas de varejo e quer diminuir o número de devoluções. Para isto,  investigou o número de ocorrências geradoras de devolução da entrega no último semestre, conforme apresentado na tabela abaixo:

WhatsApp Image 2018-03-23 at 01.24.01Tabela 1 – Número de ocorrências geradoras de devolução da entrega no último semestre / Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/diagrama-de-pareto/

 

Passo 1: Número de ocorrências / Passo 2: Casos acumulados / Passo 3: Percentual unitário % / Passo 4: Percentual acumulado %

WhatsApp Image 2018-03-23 at 01.24.02Tabela 2 – Dados extraídos de cada passo para a construção do Diagrama de Pareto / Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/diagrama-de-pareto/

 

WhatsApp Image 2018-03-23 at 01.24.05Gráfico 1 – Diagrama de Pareto / Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/diagrama-de-pareto/

Análise do Diagrama:

A partir da análise do diagrama, é possível identificar que é necessário criar um plano de ação para diminuir as causas de atraso na entrega e de atraso da transportadora, pois elas representam 53% (percentual acumulado – gráfico em linha) do problema. Ou seja, dedicando esforço em apenas duas das oito causas listadas, o problema já é resolvido em 53%, mais da metade.

Benefícios da ferramenta

Segundo (Rezende, 2014) e (Pessoa, 2007), os benefícios são os seguintes:

  • Dividir um problema grande num grande número de problemas menores e que são mais fáceis de serem resolvidos;
  • Priorizar projetos;
  • Estabelecimento de metas concretas e atingíveis.
  • Resolve um problema de forma eficiente por meio da identificação e hierarquização, de acordo com a sua importância das causas principais de falhas;
  • Define as prioridades para muitas aplicações práticas. Alguns exemplos são: os esforços da equipe de melhoria de processos, as necessidades dos clientes, fornecedores, oportunidades de investimento;
  • Mostra onde concentrar os esforços;
  • Permite a melhor utilização dos recursos, que geralmente são limitados.
  • Dentre outros.

Considerações finais

O Princípio de Pareto afirma que existe um desequilíbrio entre esforço e resultado. Ele considera que com um mínimo de esforço  pode trazer a maior parte dos resultados, e vice-versa. O objetivo da ferramenta é auxiliar na tomada de decisão para a solução de problemas, priorizando as causas frequentes principais dos muitas causas possíveis, permitindo ter uma visualização rápida, podendo assim, concentrar os esforços de melhoria no que realmente importa, assim, obter melhores resultados. 

Referências Bibliográficas

BASTIANI, Jeison; MARTINS, Rosemary. Diagrama de Pareto. Blog da qualidade. Disponível em: <http://www.blogdaqualidade.com.br/diagrama-de-pareto/&gt;. Acesso em: 23 de março de 2018.

FRAZÃO, Dilva. Vilfredo Pareto. E biografia. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/vilfredo_pareto/&gt;. Acesso em: 21 de março de 2018.

REZENDE, Frederico. Diagrama de Pareto. Gestão de Processos e Projetos. Disponível em: <http://www.gestaoporprocessos.com.br/diagrama-de-pareto/&gt;. Acesso em: 22 de março de 2018.

PESSOA, Gerisval. Ferramentas de Gestão da qualidade – Diagrama de Pareto. Ebah. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABfSAAF/ferramentas-gestao-qualidade-diagrama-pareto&gt;. Acesso em: 22 de março de 2018.

Anúncios