Digamos que sua empresa queira elaborar um projeto. Para isso precisará de um profissional qualificado para gerenciar o mesmo. Quais as qualificações que você deverá buscar? Para responder essa pergunta é necessário entender o perfil de gerência que o seu projeto exige.
Para início de conversa, contratar um bom profissional atualmente é um grande desafio do mercado atual. É necessário encontrar alguém que seja motivado com os objetivos e a cultura do seu negócio, o que não é uma tarefa fácil. Vamos lá?

Entendendo a importância do gerente

Muitos podem se perguntar, por que contratar alguém se eu mesmo posso tocar o meu projeto? Nesse momento deve-se entender que sem um profissional qualificado para o cargo, o projeto pode acontecer de maneira desordenada e sem foco, pois não haverá o devido aproveitamento do talento dos colaboradores da melhor maneira possível. Com isso, o projeto demorará mais para alcançar seu objetivo e poderá causar um investimento maior que o necessário.

 

Conhecendo suas atribuições

O gerente é responsável por garantir que o projeto será concluído e os objetivos serão alcançados. Ele define:

  • objetivo geral do projeto
  • objetivos individuais
  • cronograma de atividades
  • responsabilidades
  • recursos

Sua principal atribuição é conhecer todos os processos inseridos no projeto, evitando que aconteçam falhas agindo preventivamente. Caso apareçam, ele deve sempre estar apto a perceber, melhorando assim o processo.

 

Funções do gerente

WhatsApp Image 2018-03-22 at 18.12.09

Figura 1: 5 habilidades essenciais de um gerente de projetos/ Fonte: IBEC

Independente se o seu projeto é de longo prazo ou curto prazo, com data para começar e terminar ou não, o gerente de projetos é primordial em todas as hipóteses, pois este irá planejar e controlar de acordo com o objetivo, demanda e tempo de projeto.
Durante a execução de um projeto, este profissional irá:

  1. definir papéis, isto é, selecionar corretamente as pessoas para ocuparem os postos principais da equipe do projeto;
  2. atribuir tarefas à cada colaborador;
  3. buscar comprometimento de todos, integrando os colaboradores para trabalharem juntos por um só objetivo;
  4. acompanhar e documentar o andamento da equipe através de técnicas gerenciais;
  5. prevenir e determinar processos que necessitem de melhorias;
  6. monitorar possíveis riscos com planos de contingência;
  7. estimar custos, prazos e qualidade;
  8. evitar pessimismo e otimismo exagerados;
  9. desenvolver linhas de comunicação informal;
    priorizar a missão e a meta do projeto.

 

O perfil de um gerente para o seu projeto

WhatsApp Image 2018-03-22 at 18.12.10 (1)

Figura 2: Como se destacar na sua carreira de Gerente de Projetos/ Fonte: FIXE

Generalizando, as competências de um Gerente de Projetos podem-se definir entre gerenciais e técnicas:

  • Conhecimentos – PMBOK (Gerenciamento da Integração, Stakeholders, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, aquisições, riscos e comunicação); princípios da liderança; conhecimento de produtos e clientes do mercado em que atua.
  • Habilidades – Sabe desenvolver um cronograma, um controle de custos, fazer um levantamento de requisitos, conhece modelos de qualidade?
  • Atitudes – Iniciativa, pró-atividade, resiliência, foco em resultados, comunicação, priorização, negociação, orientação ao cliente, autonomia, ética, visão estratégica, flexibilidade e liderança.

Não existe modelo ideal de perfil de GP, porém deve-se identificar o perfil da empresa que este irá trabalhar e o projeto, adequando as principais competências requeridas.
Analisando a empresa:

  • A cultura de gestão de projetos está institucionalizada?
  • A empresa possui processos de gestão de projetos?
  • Possui um PMO?
  • Existem ferramentas de gestão de projetos implantadas?
  • Qual a estrutura organizacional?

Analisando o projeto:

  • Qual o porte? (custos, número de recursos, etc)
  • Qual a complexidade?
  • Qual a duração?
  • Os recursos são diretos ou devem ser terceirizados?
  • Que tipo de poderes poderão ser aplicáveis?

 

Após avaliações como estas, determinar o perfil necessário para seu GP ficará muito mais fácil e claro, pois poderão se identificar qual tipo de formação e experiências são mais importantes a se perceber no projeto e personalidade mais adequada. Assim se evitarão erros de contratação como contratar um profissional focado em metas para trabalhar em um ambiente diferente do exigido no projeto.

 

Finalizando

WhatsApp Image 2018-03-22 at 18.12.10Figura 3: Gerente de Projetos/ Fonte: TWITTER

Em suma, independente de qual seja o seu tipo de projeto, todo gerente de projeto deve demonstrar organização, agilidade na tomada de decisões, visão para calcular riscos, inspiração para sua equipe, saber planejar minuciosamente cada passo e ser flexível para mudar de estratégia e rápido para reorganizá-la.

Bons gerentes são capazes de cativar, inspirar e motivar sua equipe além do esperado. Eles devem saber como gerenciar pessoas e incentivá-las a usar o que têm de melhor em nome do projeto, ou seja, devem “vestir a camisa”. Portanto, fique atento e gaste o tempo necessário para a escolha do seu gerente!

Referências Bibliográficas
BARCAUI, A. Gerente Também é Gente – um romance sobre gerência de projetos. Rio de Janeiro: Ed. Brasport, 2006.
ARTIA. Gestão de Projetos, Equipes e Produtividade. Disponível em: <http://artia.com/blog/gerente-de-projetos-entenda-seu-papel-e-importancia/&gt;. Acesso em 21 de março de 2018.
CPDEC. As atribuições do gerente de projeto. Disponível em: <http://gerenciarprojetos.com.br/as-atribuicoes-do-gerente-de-projeto/&gt;. Acesso em 22 de março de 2018.
Gestão de Projetos na prática – Como contratar um bom Gerente de Projetos. Disponível em: <https://www.elirodrigues.com/2013/07/16/como-contratar-um-bom-gerente-de-projetos/&gt;. Acesso em 23 de março de 2018.

 

Anúncios