O HOMEM É AQUILO QUE A EDUCAÇÃO FAZ DELE”

Você com certeza já dever ter visto ou ouvido essa frase em algum lugar. Se sim, então você concorda que a educação é uma das coisas mais importantes que podemos ter para que sejamos cidadãos de valor. Essa frase do Autor José Eugênio Castro Fernandes, nos faz refletir como a educação tem o poder de transformar as pessoas, e ensiná-las a viver em sociedade. Todos nós sabemos que a educação é a base da sociedade, e sem ela não conseguimos formar seres pensantes, cidadãos de valor que são capazes de transformar uma nação.

Com o passar nos anos, o sistema educacional vem evoluindo significativamente e com isso, certas mudanças no seu planejamento e a gestão de projetos devem ocorrer para que o mesmo seja realizado da forma mais eficaz possível, e que cada vez mais esse sistema possa ser de qualidade e acessível a todos.

Mas antes de tudo, você deve estar se perguntando, “O que tem haver gerenciamento de projetos com o setor educacional”?  Bom, neste post tiraremos todas as dúvidas sobre o que é gestão de projetos no setor educacional e sua gestão propriamente dita? Como a educação interfere nos mais altos níveis de um projeto? E por que é de suma importância saber como gerenciar projetos no setor educacional?

 

1- O QUE É A GESTÃO DE PROJETOS?

dE”A Gestão ou (gerenciamento de projetos) refere-se à utilização conjunta de conhecimentos, habilidades e metodologias voltadas para a execução eficiente e eficientes de projetos”. 

Ao aplicar uma gestão de projetos, um empreendedor conhece a fundo as atividades que estão sob a sua responsabilidade e sua equipe de trabalho. Então, é possível tomar decisões corretas e adequadas à atual situação econômica, melhorando seus resultados e objetivos globais com facilidade.

Antes de iniciar o projeto, é preciso pensar nos seguintes quesitos:

  • Foco –   Realização de objetivos específicos
  • Unicidade –   Tempo de duração bem definido
  • Finitude –   Realização de algo único
  • Riscos –    Dimensões de complexidade e incertezas
  • Motivação –  Decorrente de problemas, necessidade
  • Limitações –  Recursos disponíveis

 

Agora vamos dar uma abrangência a esse assunto, e inserir as suas características mais importantes nos projetos e planejamentos educacionais, analisar como uma administração eficaz e de qualidade, pode mudar todo o direcionamento de um setor, mais especificadamente (setor educacional) e torná-lo mais seguro, rentável, viável e acessível para todos. E saber qual e a importância do governo nos projetos do setor educacional, e como ele pode intervir para um melhor desenvolvimento de pesquisas, investimento na educação propriamente dita, e empreendimentos sobre a forma de projetos neste setor que é suma importância para ter um País sólido.

 

2-  COMO FUNCIONA O SETOR EDUCACIONAL BRASILEIRO? E COMO ESTÁ SENDO A  SUA EVOLUÇÃO NOS ÚLTIMO ANOS ?

A educação em todos os seus níveis vem passando por muitas transformações nos últimos anos. A  estrutura de organização do sistema educacional brasileiro consiste na escola básica, ensino fundamental e ensino médio superior. E o governo federal exerce uma função redistributiva e supletiva na educação, dando apoio e suporte as escolas e aos sistemas de educação, investindo em pesquisa e desenvolvimento e em inovação.

Com a Lei nº 9.394 / 96 (LDB). Buscou-se, normatização ou sistema educacional e garantir acesso a educação de modo equivalente a todos. Essa lei traz um conjunto de políticas que orientam o sistema educacional e a introdução de mudanças significativas na educação básica do Brasil.

 

WhatsApp Image 2018-03-16 at 09.49.30

                           Figura 1 – Qual a melhor ação do setor educacional?

Fonte:http://moneytimes.com.br/wp-content/uplouds/2017/09/Educação2_7.jpg.

Para Morreto,  “planejar é organizar ações (ideias e informações)”

Planejamento: “ É um instrumento direcional de todo o processo educacional, para estabelecer como grandes urgências, indica como o bem, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para uma consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.

Organizar-se é fundamental em qualquer setor da vida. Seja pessoal ou profissional, precisa-se ordenar as prioridades e planejar todas as situações, as estratégias, para poder gerar os melhores resultados possíveis.

Na gestão da educação não é muito diferente. Por meio de um plano estratégico bem elaborado e eficiente, é possível melhorar uma qualidade da educação por completo. A partir de análises e decisões corretas, uma instituição de ensino, ou uma organização educacional é muito beneficiada quando se tem um um boa gestão/planejamento.

Atualmente, o volume de empreendimentos, e recursos sob a forma de projetos tem aumentado significadamente e de forma que tem alcançado muitas pessoas, e tendo envolvimento em várias áreas de conhecimento e pesquisa. E na área educacional esse crescimento pode ser verificado em todos os setores dos sistemas públicos e privados. O que pode apresentar um caminho seguro para novas inovações e mudanças no setor.

O Planejamento Educacional tem ocupado um espaço significativo nos debates governamentais, bem como como associações científicas e acadêmicas sobretudo após implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Podemos dizer que estamos vivenciando uma ótima recuperação na utilização do planejamento como instrumento organizador da educação nacional.

 

WhatsApp Image 2018-03-16 at 09.49.26

                                 Figura 2 – Marketing Educacional Planeta Y.

 Fonte: https://planetay.com.br/category/marketing-educacional-blog/.

 

Por um lado podemos entender como forma positiva a recuperação do Estado em relação a educação e por outro lado, vários fatores ainda bem crescentes e contraditórios que influenciam o Estado Brasileiro de forma precária na condição de baixo investimento financeiro e político na educação e pesquisas do nosso País .

Olhemos a nossa volta, podemos identificar projetos voltados para as mais variadas finalidades, como, por exemplo, projetos de reforma do sistema educacional em seus diferentes níveis, abrangendo métodos, projetos de inclusão de novas tecnologias da informação e comunicação nas escolas e nos processos educacionais.

O que podemos perceber  e analisar, é que este recurso é um caminho seguro para uma introdução de mudanças e inovações nas organizações humanas. Muitos resultados resultantes de projetos educacionais dificilmente seriam alcançados e idealizados apenas com uma manutenção e ajustes das atividades de rotina. Sem um planejamento adequado e uma boa gestão, qualquer projeto pode vir ao fracasso e levá-lo à ruína.

 Definitivamente a educação abre as portas para o conhecimento, e nos faz ser melhores a cada dia, ampliando novos horizontes.

WhatsApp Image 2018-03-21 at 12.23.29

                                        Figura 3- Evolução do Conhecimento

  Fonte: loite.com/wp-content/uplouds/2016/01/Evolução-do-Conhecimento.jpg.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Ao meu ponto de vista, a educação é a base da sociedade, assim o seu planejamento deve ser desenvolvido e realizado da forma mais eficaz possível. Pois esse setor além de ser um dos mais importantes para se construir um País sólido, é também uma das fontes da maior riqueza do cidadão que é conhecimento. Pois é como diz a famosa frase de Albert Einstein:

Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento

O setor educacional ainda tem muito o que melhorar, mas eu acredito que conhecendo bem os projetos que serão implantados para essa melhoria, e colocando-os em prática para a sua melhor eficiência. Abrirá muitas portas, para que os projetos educacionais possam dar certo, e que possa alcançar muitas pessoas.

 

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 Esab. Tranformações no setor educacional e Geração Z <https://www.esab.edu.br/transformacoes-no-setor-educacional-ea-geracao-z/#more-   8619;.Acessado em março de 2018.

 Ipogblog. A importância do planejamento e Gestão de projetos educacionais <https://blog.ipog.edu.br/educacao/a-importancia-do-planejamento-e-gestao-de-projetos-   educacionais/;. Acessado em março de 2018.

GenneraBlog. Entenda a importância de um plano estratégico  para educação <http://www.gennera.com.br/blog/entenda-a-importancia-de-um-plano-estrategico-para-   educacao/> ;.Acessado em março de 2018.

MaxiEduca. Compreenda a importância de um plano de planejamento escolar para a sua vida <http://blog.maxieduca.com.br/planejamento-escolar-educacao/&gt; ;. Acessado em março de  2018.

Runsmart. O que é gerenciamento de projetos e qual a sua importância para uma      empresa <https://runsmart.cloud/blog/2017/07/13/o-que-e-gestao-de-projetos-e-qual-a-sua-importancia-para-empresas />;. Acessado em março de 2018.

Webartigos. A organização do sistema educacional brasileiro<https://www.webartigos.com/artigos/a-organizacao-do-sistema-educacional- brasileiro /  66812 /> ;.Acessado em março de 2018.

Web artigos. O homem é aquilo que educação faz dele. <https://www.webartigos.com/artigos/o-homem-e-aquilo-que-a-educacao-faz-dele/54531. Acessado em março de 2018.

Venki. Saiba quais são os processos de gestão de projetos  e entenda detalhadamente  suas funções<http://www.venki.com.br/blog/processos-de-gestao-de-projetos/;. Acessado  em  março de 2018.

Anúncios