Você sabe o que é projeto? E gerenciar um projeto, você sabe ? Um dia de sua vida é um projeto? Se a nossa vida, é composta de dia após dia, então quando eu gerencio um simples dia, eu estou gerenciando o programa de projeto da minha vida inteira?

Calma, Não responda ainda. Primeiro leia este post e veja se você tem capacidade de responder de forma segura essas simples perguntas!

O principal objetivo deste post é fazer com que você tenha o conhecimento em gerenciamento de projetos e utilize de forma inteligente para coordenar o seu dia a dia e consequentemente a sua vida.

Essa pergunta parece ser algo simples de ser respondida. Sempre que fazemos esse tipo de questionamento esperamos que a resposta seja algo do tipo: Foi tudo bem, tive um ótimo dia de estudo, ou trabalho, fechei o dia com chave de ouro! Mas as vezes as respostas não são essas. Então esse questionamento que parece ser algo tão simplório de ser respondido tornasse em algo como por exemplo: Foi um dia terrível, não consegui fazer nada do que havia planejado, hoje o dia precisava ter 50 horas para que eu conseguisse fazer tudo que eu tinha para fazer.

Caso a sua resposta seja um desses exemplos anteriores, é momento de parar e refletir o motivo do qual seu dia foi algo tão penoso e desprazerozo.

Esse tipo de resposta é bem sugestivo da necessidade da implantação de um tipo de técnica para planejar e gerenciar o escopo do seu projeto diário.

Como solicitado na disciplina de Gerenciamento de projetos, recebi a “missão” de produzir um post de tema livre. Prontamente imaginei escrever sobre esse tema de gerenciamento do dia de atividade, não podemos negar que qualquer pessoa inserida em uma sociedade não desenvolva atividades diárias, esse fato independe de idade, gênero ou classe social. Nesse post vamos entender o que é projeto e como gerenciar. Entender a importância do planejamento do projeto, e controle desta fase. E a otimização do recurso tempo.

 

O dia pode ser considerado um projeto?

Sem dúvidas posso garantir que um dia pode ser um projeto, afinal de contas um projeto apresenta  como características, ter um objetivo a ser alcançado proveniente de uma necessidade, utiliza de recursos, ter início e fim pré estabelecidos, preciso desenvolver um escopo para a organização do meu dia, é administrado por pessoas e a principal peculiaridade é ser único assim como todos os dias de nossas vidas, sendo cada, um único dia.

Segundo Codas, Manuel M. Benitez em seu artigo Gerência de Projetos: Uma Reflexão Histórica.  Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único (PMI, 2000).

Isto significa que um projeto difere de serviços continuados de uma organização, na medida em que possui duas características indispensáveis: todo projeto tem um começo e um fim bem definidos, e envolve a criação de um produto ou serviço diferente de todos os seus semelhantes. É um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência lógica de eventos, destinado a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros pré-estabelecidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade (VARGAS, 2002).

O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados. (PMI, 2018)

Acredito que com essas definições de projetos, eu consiga fazer com que você leitor passe a ver o seu dia como um projeto. Que deve ser desenvolvido com total gestão, controle e  dedicação.

Muitos devem estar pensando que por exemplo um bebê não deva ter a necessidade de planejar um dia. Se você pensou isso, saiba que esta muito errado. Até mesmo uma criança recém nascida tem a obrigação de planejar o desenvolver do seu dia. o simples fato dessa criança chorar com o intuito de ser amamentada teve um planejamento prévio para que chegasse o momento de tomar a atitude de chorar na espera de ser amamentada e cumprir uma necessidade diária.

 

WhatsApp Image 2018-03-11 at 11.28.11

Figura 1 – Projeto do choro / Fonte: https://www.zozwanger.nl/voedselallergie-laat-huisarts-diagnose-stellen/

 

Com o passar dos tempos as atividades vão tornando cada vez mais complexas e demandam de maiores planejamentos para as suas resoluções e respostas mais ágeis.

Organizações adotam cada vez mais o método ágil como técnica de
gerenciamento de projetos. Um total de 71% das organizações relatam
o uso de abordagens ágeis para seus projetos, às vezes, frequentemente
ou sempre. (PMI: Pulse of the Profession, 2017)

Por esse motivo as respostas a pergunta: Como foi o seu dia? Não são tão simples de serem respondidas e começa a ser mais negativas.

Calma, não fique preocupado se você encontrasse em um momento que as suas respostas não são mais as mesmas de quando as suas atividades não eram complexas!

 

WhatsApp Image 2018-03-11 at 11.28.08

Figura 2 – Fonte: https://www.soundmindaustin.com/single-post/2014/11/01/Parenting-Tips-Seldom-Told-Part-3-of-3

 

Sempre é possível de reverter essa situação,  basta fazer uma análise anterior dos possíveis problemas e atividades que deverão ser desempenhada no dia seguinte, e previamente tentar planejar saídas para resolução de tais atividades. Posso garantir que esse simples hábito resultará em respostas mais satisfatórias para a pergunta que sempre nos cerca.

 

Essa análise assemelha-se um pouco com o escopo de um projeto ?

 

Olha ai, mais uma característica de um gerenciamento de projetos inserida no desenvolver do seu dia.

Há um tempo atrás, minhas respostas eram as mais terríveis possíveis. Chegava o momento do qual eu precisava mudar os meu hábitos e conseguir uma forma de gerenciar melhor o meu dia. Nesse momento tomei a decisão de usar uma agenda de papel. Isso mesmo, algo que parece ser tão ultrapassado. Diante de tantas novas tecnologias. Essa foi a forma mais simplista de resolver o gerenciamento do meu próximo dia.

O método do qual eu utilizo é simples e eficaz, no dia anterior planeje o seu próximo dia! Com todas as atividades que deverão ser desempenhadas.  Você deve estar lendo isso e pensando que sou louco de dizer que isso vai tornar os meus dias menos cansativos e mais produtivos.

Sendo assim, posso garantir que esse método habitual mudará seus dias, não sou vidente ou algo do tipo, mas garanto que funciona. Acredito que esse simples planejar do próximo dia, torna você uma pessoa menos reativa e mais previsível, as situações enfrentadas. Essa atividade ajudará a gerenciar melhor um futuro escopo de um projeto, controle das atividades e execução do planejamento de maneira mais natural. Afirmo isso com base nos estudos de projetos que venho adquirindo durante esse período. Um projeto sem uma gestão, e uma análise rotineira significa uma grande chance de fracasso.

Desafio você, que diz sempre não ter tido um bom dia, ou não ter conseguido fazer tudo o que deveria ter feito em um dia. Compre uma agenda a mais baratinha que tiver em uma loja e escreva o seu futuro! ( essa frase parece até autoajuda) Faça esse experimento e deixe nos comentários se os resultados foram satisfatórios. Mas acredito que seu dia será melhor gerenciado com base nos estudos de gerenciamento de projetos.

Referências Bibliográficas:

Codas, Manuel M. Benitez – Gerência de Projetos: Uma Reflexão Histórica – Disponível em: <http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901987000100012.pdf > Acessado em Março de 2018.

PMI. O que é gerenciamento de projetos?. Disponível em: <https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUs/WhatIsProjectManagement.aspx&gt;. Acessado em Março de 2018.

PMI- Pulse of the profession, 2017. Disponível em : < https://www.pmi.org/-/media/pmi/documents/public/pdf/learning/thought-leadership/pulse/pulse-of-the-profession-2017.pdf?sc_lang_temp=pt-PT >. Acessado em Março de 2018

VARGAS, R. V. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenças competitivas. 3.ed.
Rio de Janeiro, Brasport Hall, 2002.

Anúncios