O que é um projeto? Por que vale a pena virar um gerente de projetos? 

O objetivo desse post é tirar as dúvidas que temos sobre como ser um gerente de projetos. Nele veremos o que é projeto, para que serve o seu gerenciamento, quais as principais funções de um gestor de projetos, como se capacitar para o tal e por que vale a pena se tornar um gerente de projetos.

A ideia desse post é mostrar o que é o gerenciamento de projeto e o que um gestor de projetos faz.

Antes de se tornar um gerente de projetos, devemos entender o que é projeto, para que ele serve e o que um gerente de projetos faz.

 

1 – O que é projeto?

Existem várias definições diferentes para projeto, porém a mais utilizada é aquela definida pelo PMI:

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”

Em síntese, projetos são únicos e irrepetíveis. Afinal, eles precisam atingir um objetivo claro, dentro de um prazo determinado, contando com um conjunto limitado de recursos (humanos, financeiros e materiais) que precisam ser otimizados para alcançar as metas estipuladas, sem exceder as expectativas iniciais de seus patrocinadores. (Espinha 2018).

Logo, não deveriam existir projetos com duração indeterminada ou que possam usar recursos ilimitados para atingir os resultados esperados.

 

2 – Para que serve o gerenciamento de projetos?

Segundo o PMBOK do Project Management Institute (PMI, 2013) “O Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.”

Gerenciamento de projeto serve basicamente para que o projeto seja acompanhado por uma equipe responsável e para que o mesmo seja concluído com sucesso.

Segundo o PMBOK do Project Management Institute (PMI, 2013) um projeto se torna bem sucedido quando atende:

  • Ao tempo proposto;
  • Ao custo proposto;
  • A satisfação com o cliente.

 

3 – Quais as principais funções de um gerente de projetos?

Um gerente de projetos deve ter organização, agilidade na tomada de decisões e visão para calcular riscos. Deve ser inspirador para sua equipe, saber planejar minuciosamente cada passo, ser flexível para mudar de estratégia e rápido para reorganizá-la. Bons gerentes são capazes de inspirar e motivar sua equipe além do esperado. Eles sabem como gerenciar pessoas e incentivá-las a usar o que têm de melhor em nome do projeto (Espinha 2018).

 

Businessman works with a laptop about new creative project

Figura 1– Fonte: http://3u0ow72ceuukbzdvv33tmss1.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2015/12/habilidades-de-gerentes-de-projetos.jpg

 

As principais tarefas macros de um Gerente de Projetos são:

  • Planejar
  • Executar
  • Controlar

Para o Gestor de Projetos desempenhar essas tarefas com êxito ele deve montar um escopo para o projeto, planejar um cronograma de atividades estabelecendo prazos para suas execuções, executar as atividades propostas no cronograma cumprindo o prazo estabelecido e por final controlar e liderar sua equipe para conclusão com o projeto.

Além das das tarefas destacadas acima, o gerente de projetos deve ter habilidades interpessoais essenciais  para manter a equipe unida e motivada, habilidades como:

  • Liderença
  • Comunicação
  • Tomada de decisão
  • Negociação

A analise de riscos é outro ponto bastante importante para uma boa execução do projeto.

Os riscos devem ser identificados antes do início do projeto e mensurados, para se ter ciência de onde se deve ter atenção e cuidado na execução.

 

4 – O que deve ser feito para se destacar?

O gerente de projetos deve sempre se manter atualizado, participar ativamente da comunidade de Gerenciamento de Projetos, ficar sempre atento as novas ferramentas disponíveis no mercado, manter o equilíbrio com seus conhecimentos técnicos e suas habilidades interpessoais, ter foco no projeto e nas estratégias da organização e manter sua equipe sempre unidade e motivada (PMI, 2017).

Ou seja, um gerente de projetos deve ter algumas habilidades como:

  • Planejador
  • Disciplinado
  • Racional
  • Organizado
  • Comunicativo
  • Líder
  • Persistente
  • Flexível
  • Objetivo

 

5 – Como se capacitar?

A melhor maneira de se capacitar para a gestão de projetos é  realizando cursos de capacitação, realizar leituras de livros sobre projetos, com isso, se terá os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, que serão fundamentais para o planejamento, a execução e o controle de seu projeto (Project Bulider 2018)

 

img_1592

Figura 2– Oportunidades e Desafios / Fonte: http://sucessoemvendas.com.br/tendencias-vendas/2016-oportunidades-e-desafios/

 

Porém para se capacitar você deve escolher as certificação mais adequadas a você.

Para melhor entender sobre certificações, acesse a publicação do colega Robson Oliveira de Paula sobre os Os passos para uma certificação PMIpostado aqui no blog.

 

Por que vale a pena então ser um gerente de projetos?

Como Gerente de Projetos você terá a oportunidade de ter uma visão geral de todo o trabalho realizado, ver desde o início do projeto, até o seu final aprendendo com as dificuldades encontradas até chegar na realização final com a conclusão do projeto, e isso se torna muito gratificante, ver como você conseguiu mudar, de certa maneira, uma situação, um processo de trabalho ou até um ambiente começando do zero.

 

Referências Bibliográficas:

Espinha, Roberto – Gestão de Projetos: O que é e para que serve? Disponível em :<http://artia.com/blog/gestao-de-projetos-o-que-e-para-que-serve/&gt;. Acessado em março de 2018.

DEVMEDIA. Quer ser um gerente de projetos? Disponível em : <http://www.devmedia.com.br/quer-ser-um-gerente-de-projetos/17355&gt;. Acessado em março de 2018.

EUAX. 6 dicas para se tornar um gerente de projetos incrível. Disponível em :<http://www.euax.com.br/2015/07/6-dicas-para-se-tornar-um-gerente-de-projetos-incrivel/&gt;.Acessado em março de 2018.

de Paula, Robson Oliveira – Os passos para uma certificação PMI – UVAGPCLASS – Disponível em : <https://uvagpclass.wordpress.com/2017/08/31/os-passos-para-uma-certificacao-pmi/>  Acessado em março de 2018.

PROJECTBUILDER. Como se tornar um gerente de projetos? Disponível em :<http://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/carreira/como-se-tornar-um-gerente-de-projetos&gt;. Acessado em março de 2018.

Project Management Institute – A Guide to the Project Management Body of Knowledge – Disponível em : <http://www.pmipe.org.br/site/home/pagina/id/78/Gerenciamento-de-Projetos&gt;. Acessado em março de 2018.

PMI – Project Management Istitute. Guia PMBOK: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição. Pennsylvania: PMI,2017.

Anúncios