Você  tem uma pequena empresa ou pretende abrir uma? Descubra como poderá competir com as  de grande porte, que possuem capacidade de investimento elevada e reconhecidas nacionalmente ou ate internacionalmente. 

Num mercado de alta competitividade, em que várias empresas surgem e inovam a cada momento, é necessário buscar vantagens estratégicas. É preciso reduzir os riscos e aproveitar  as oportunidades . Neste contexto, o gerenciamento de projetos é fundamental para realizar isto de maneira objetiva e planejada. Ele que faz com que empresas pequenas consigam competir com as de grande no mercado

Projetos de sucesso geralmente  são o resultado de um planejamento bem-sucedido. Para que isso ocorra é necessário a colaboração  dos membros da equipe nas fases do projeto As atividades envolvidas no ciclo de vida do projeto são conduzidas pela equipe e liderada pelo gerente de projeto.

Como podemos observar na Figura 1, gerenciar a equipe do projeto tem como finalidade acompanhar o desempenho da mesma, fornecer feedback, resolver problemas e coordenar possíveis mudanças para um resultado mais eficaz. ” O gerenciamento de projetos emerge como uma importante ferramenta para a sobrevivência da organização, vez que está atrelada à rapidez com que o projeto e seu gerenciamento são implementados” (KERZNER, 2011).

 

WhatsApp Image 2018-03-12 at 21.31.15
Figura 1 – Como o gerenciamento age no projeto / Fonte: Google imagens

 

Em um mercado de alta competitividade, somente com um gerenciamento de projeto,  uma empresa de pequeno porte conseguirá competir com empresas grandes e tradicionais em seu ramo de atuação, como a Samsung, Apple são no ramo de telefonia e Smartphones .

De acordo com Cleland e Ireland (2012), “os projetos devem ser continuamente acompanhados e avaliados durante todo o seu ciclo de vida ( Figura 2 mostra as fases do ciclo de vida do projeto) , e padrões de desempenho dos projetos devem ser desenvolvidos a fim de que os resultados almejados sejam atingidos”. 

 

WhatsApp Image 2018-03-12 at 21.31.13
Figura 2 – Ciclo de vida do projeto  / Fonte: Google imagens

Uma pequena empresa não pode copiar fielmente as medidas de uma grande

 A primeira questão que é fundamental de se compreender em uma pequena empresa é que os indicadores não podem e não devem funcionar como numa grande empresa.Um negócio de menor porte tem menos recursos, funcionários e por isso, precisa de um gerenciamento mais específico. Por exemplo uma tomada de decisão na primeira será mais rápida pois, esta possui menos setores

 

A agilidade como um diferencial

Um projeto numa grande empresa pode demorar para ser implementada, visto que precisa passar por avaliação de várias áreas, comitês, gestores. Já numa pequena  empresa, o pode ser implementada em pouquíssimo tempo. Na Figura 3 vemos que um automóveis de pequeno porte ( moto) possui maior velocidade que um de grande porte (caminhão ). O gerenciamento de projetos deve levar em conta esta velocidade e dar espaço para mudanças e execução de novos processos mais eficientes ou condizentes com o desejo dos clientes ( elaborar um produto ou serviço em função das tendências).

WhatsApp Image 2018-03-19 at 21.34.41
Figura 3 – A velocidade dos automóveis é inversamente proporcional à seu tamanho / Fonte: Google imagens

 

 

Como implantar o gerenciamento de Projetos

No PMBOK6 ( 2017) afirma que para a empresa implementar um processo de Gerenciamento de Projeto é necessário o aperfeiçoamento da administração em nove áreas de conhecimento, as quais estão vinculadas a cinco grupos de processos gerenciais que, por sua vez estão imbuídos das premissas existentes no modelo PDCA (plan-do-check-art cycle). Breves descrições de cada área do conhecimento são apresentadas na figura 4

WhatsApp Image 2018-03-12 at 21.31.18
Figura 4  – Gerenciamento e as areas de conhecimento  / Fonte:  Gerenciamento de projetos em micro e pequenas empresas (2017)

As áreas de conhecimento são os elementos-chave para a integração dos diversos projetos existentes ou que vierem a existir na empresa ( observe na Figura 5 ), bem como cada processo envolvido em tais áreas do conhecimento do Gerenciamento de Projetos está associado a um dos grupos de processos gerenciais.  

WhatsApp Image 2018-03-12 at 21.31.17
Figura 5 –  Áreas do conhecimento e grupos de processos  / Fonte:  Gerenciamento de projetos em micro e pequenas empresas (2017)

 

Gerenciar é preciso

“O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para projetar atividades que visem atingir ou exceder as necessidades e expectativas das partes envolvidas com relação ao projeto. Com intuito de satisfazer as necessidades e expectativas das partes envolvidas o gerente de projetos deve encontrar o equilíbrio entre as atividades inerentes ao projeto. ”  (PMBOK 6, 2017). Manter sempre um planejamento de melhoria continua( Figura 6 ) é vital para um gerenciamento de sucesso.

WhatsApp Image 2018-03-12 at 21.31.10
Figura 6 –  melhoria continua   / Fonte:  Gerenciamento de projetos em micro e pequenas empresas (2017)

 

Mesmo que uma pequena empresas consigam elaborar um gerenciamento de projetos, não é garantia que esta conseguirá sobreviver ( Figura 7) .

 

WhatsApp Image 2018-03-13 at 17.30.44
Figura 7 – Porcentagem de sucessos e fracassos de projetos em relação ao critério de alinhamento estratégico / Fonte: Pulse of the Profession (2017)

 

A concorrência, situação externa , quantidade de recurso disponíveis são alguns dos fatores que podem impedir o sucesso. Contudo, quanto melhor conseguir manter os cronogramas, gastos e que as coisas ocorram o mais próximo do esperado, maior será a possibilidade da empresa conseguir se destacar e obter o sucesso.

O Gerenciamento de Projetos é um poderoso aliado de todas as empresas, principalmente das pequenas, pois ele auxilia  na execução de projetos de forma efetiva e eficaz.  Trata-se de uma  estratégica para organizações, permitindo  que elas tenham melhor capacidade de  competir em seus mercados.

Maior quantidade de recursos, poderio financeiro, maior número de departamentos …só pelo fato de uma empresas ter grande porte   já torna a competição com as outras de menores porte muito desigual. Entretanto, com o auxilio do  gerenciamento de projetos, uma pequena empresa consegue utilizar-se de seu tamanho  reduzido como um diferencial. A tomada de decisões são mais rápidas, permitindo que a empresa  começa a se mover e consequentemente a se adaptar com maior velocidade  a nova realidade, seja pelo aparecimento de uma nova tecnologia ou por algum período de inflação ou deflação por exemplo.

 

Referências Bibliográficas:

Builder, P. (9 de agosto de 2017). https://www.projectbuilder.com.br. Acesso em 3 de março de 2018, disponível em projectbuilder: https://www.projectbuilder.com.br/blog/gerenciamento-de-projetos-em-uma-pequena-empresa/

Cristina Dai Prá Martens, A. C. (2017). Gerenciamento de projetos em micro e pequenas empresas. revista pensamento contemporâneo da administração , 21.

Ireland, C. e. (2012). Gerência de Projetos. Bluncher.

KERZNER, h. (2011). Gerenciamento de Projetos – Uma Abordagem Sistêmica Para Planejamento, Programação e Controle. Bluncher.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar idéias em resultados. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

Passos, M. L. (26 de Setembro de 2016). GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA PEQUENAS EMPRESAS. Acesso em 3 de março de 2018, disponível em http://www.administracaovirtual.com

Project Management Institute – The pulse of the Profession 2017 – Disponível em <https://www.pmi.org/learning/thought-leadership/pulse/pulse-of-the-profession-2017>  (Acesso em março/2018).
Anúncios