Todos os dias é preciso adotar diversos tipos de escolhas, desde a blusa para ir trabalhar, a tomar uma decisão mais complexa e que exija uma análise muito mais minuciosa das alternativas e suas probabilidades.

Não é tarefa fácil encontrar qual a origem da Simulação, muito se deve ao fato desta ter os primeiros relatos há mais de 5 mil anos, em treinamentos militares de tropas chinesas e povos prússios em jogos de guerra. A Simulação de Monte Carlo foi criada durante a segunda guerra mundial por John Von Neumann, justamente para  reproduzir de modo direto problemas probabilísticos. Assim essa Simulação é utilizada até hoje para obter informações sobre diferentes tipos de problemas a partir de experimentações.

Árvore de Decisão é uma ferramenta utilizada para tomadas de decisões, as quais seus critérios podem ter base quantitativa ou qualitativa. Essa escolha é tomada a partir do desenvolvimento de um diagrama dos possíveis resultados de eventos aleatórios e suas probabilidades. A partir de uma análise bem feita deste diagrama, é possível que a uma pessoa ou instituição, compare os resultados e determine qual a opção que melhor satisfaça sua necessidade.

Seu funcionamento é iniciando a Árvore de Decisão por apenas um nó, o qual indica a decisão a ser tomada. A seguir são feitas as ramificações, ligando o primeiro nó ao de eventos aleatórios, mais uma vez aparecem as ramificações, agora relacionadas a probabilidade dos eventos anteriores e, por fim se chega ao resultado final de cada uma delas, esse mesmo caminho é feito em todas as ramificações, para que assim se possa fazer uma análise dos resultados obtidos e tomar a decisão de qual escolher.

O fluxograma é um modelo muito utilizado para montar a Árvore de Decisão, por ser uma ferramenta mais visual, alguns acreditam ser mais fácil de elaborá-la e entender melhor todo o processo.

 

WhatsApp Image 2017-10-26 at 17.03.37
Estrutura de uma Árvore de Decisão (Fonte: Carolina Celles – 2017)

 

WhatsApp Image 2017-10-26 at 17.03.49
Significado de cada símbolo de uma Árvore de Decisão (Fonte: Carolina Celles – 2017)

A metodologia utilizada para realizar as partições varia de acordo com a função de cada atributo para a classificação e assim verifica-se o ganho de informação para cada um deles. O atributo teste é representado pelo nó e é o que mais possui ganho de informações. Assim, inicia-se um novo processo de partição.

 

Abaixo, segue um exemplo simples para que seja possível entender melhor como é realizada a construção do diagrama e a tomada de decisão:

Uma pessoa deseja descobrir se irá ou não a praia, para isso ela precisa considerar alguns fatores, os quais ela não tem poder de mudar, como clima, temperatura e umidade. Assim, decide construir um diagrama de Árvore de Decisão.

 

WhatsApp Image 2017-10-29 at 22.27.26
Exemplo de Árvore de Decisão (Fonte: Carolina Celles – 2017)

Com essa ferramenta é possível que a pessoa decida de forma mais clara de acordo com as condições listadas acima se irá ou não a praia. Essa ferramenta pode ser aplicada em situações simples, como o exemplo acima, ou em questões muito mais complexas. No caso é possível observar que as chances de ela ir à praia são menores que não ir.

Problemas reais de tomadas de decisão geralmente envolvem muitos fatores, estados da natureza, pessoas e objetivos, que muitas vezes são conflitantes e não há uma decisão clara que possa ser tomada de imediato, assim a metodologia estudada acima, fornece alternativas, estabelece definições explícitas e precisas, oferece eventos e preferências de uma forma diferente que talvez não fossem consideradas de outro modo. A escolha entre duas alternativas, mesmo que mentalmente, é considerada uma árvore de decisão, já que se está ponderando as opções de escolhas e levando em consideração fatores relevantes nesta decisão. Quando o volume dos cálculos são maiores e mais complexos, o uso dos computadores são comuns, tornando o processo de decisão ainda mais rápido e eficaz.

Por fim, por ser um ferramenta visual, a árvore de decisão consegue dar um suporte maior para as tomadas de decisões, ela é um fator crítico de sucesso nas suas escolhas, tanto em âmbito pessoal, como também profissional.

 

 

Referências Bibliográficas:

http://blogtek.com.br/metodologia-para-a-tomada-de-decisoes-arvore-de-decisao/ (Acesso em outubro de 2017)

https://www.google.com.br/search?tbm=isch&sa=1&q=%C3%A1rvore+de+decis%C3%A3o+modelo&oq=%C3%A1rvore+de+decis%C3%A3o+modelo&gs_l=psy-ab.3…22781.23812.0.24122.7.7.0.0.0.0.118.701.4j3.7.0….0…1.1.64.psy-ab..0.2.213…0j0i30k1j0i24k1.0.Du-EGnOvVGo#imgrc=Kf8fYpttqZoFaM: (Acesso em outubro de 2017)

https://www.lucidchart.com/pages/pt/tudo-sobre-%C3%A1rvores-de-decis%C3%A3o (Acesso em outubro de 2017)

https://uvagpclass.wordpress.com/2017/06/04/arvore-de-decisao/ (Acesso em outubro de 2017)

https://www.google.com.br/search?q=decis%C3%B5es&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR696BR696&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi6x_PBhZfXAhXDhJAKHdwxDo0Q_AUICigB&biw=1366&bih=588#imgrc=KejWEg_D_psPoM: (Acesso em outubro de 2017)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901976000600002 (Acesso em novembro de 2017)

https://uvagpclass.wordpress.com/2017/11/20/arvore-de-decisao-ferramenta-como-apoio-na-tomada-de-decisao/#more-45670 (Acesso em novembro de 2017)

Anúncios