É a Criação de uma metodologia simples e que pode ser resumida em um quadro final, uma matriz de fácil visualização e entendimento, que condensa tudo o que foi definido durante a pesquisa e o estudo da empresa que se quer analisar.

Da onde surgiu Análise SWOT?

A origem da ferramenta segundo Fagundes (2010) o modelo da “Matriz SWOT“, surgiu na década de 1960, em discussões na escola de administração, começaram a focar na compatibilização entre “Forças” e “Fraquezas” de uma organização, sua competência distintiva, e as “Oportunidades” e “Ameaças”. Nos dias atuais a competitividade é muito grande no mercado, sendo assim necessário a utilização da ferramenta ajudando na organização, permitindo perceber as características internas e externas do sistema que a empresa se encontra. A equipe do Instituto de Pesquisa Stanford, onde foi criado a analisem, a equipe pesquisou mais de 1000 mil empresas e concluiu que o CEO deve, ser em verdade, o estrategista e através de varias pesquisas se baseando na analise SWOT  revelaram que uma companhia pode ser dividida em duas áreas estratégicas: o negócio base e o desenvolvimento de negócios.

Para que serve?

Análise SWOT é uma ferramente de extrema necessidade dentro do planejamento estratégico, pois analisa os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de uma empresa, podendo ter uma visão da situação que se encontra inserida no mercado e no que será necessário pra sobreviver, através do diagnóstico completo da empresa, reduz os riscos na hora de tomar decisões que são importantes, como explorar novos mercados, lançar um novo produto se vai ser aceito pela sociedade ou até mesmo criar novas estratégias de vendas.

Como funciona ?

A ferramenta funciona com o preenchimento dos pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças;

1.Ponto forte é a diferenciação conseguida pela empresa, que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (onde estão os
assuntos não controláveis pela empresa).

  • Quais as suas melhores atividades?
  • Quais seus melhores recursos?
  • Qual sua maior vantagem competitiva?
  • Qual o nível de engajamento dos clientes?

2. Ponto Fraco é a situação inadequada da empresa ,que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial.

  • A mão-de-obra é capacitada?
  • Existem lacunas de treinamento?
  • Por que a concorrência foi escolhida?
  • Por quê meu engajamento não funciona?

3. Oportunidade é a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer
sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente, enquanto
perdura.

  • Mudanças na política econômica do governo;
  • Alteração em algum tributo;
  • Investimentos externos;
  • Ampliação do crédito ao consumidor;
  • Tendências que envolvem o comportamento do consumidor;
  • Acesso à uma nova tecnologia;
  • Produto complementar ao seu a ser lançado;
  • Evento do seu setor de atuação que melhorará os negócios.

4.Ameaça é a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculos à sua
ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que reconhecida em
tempo hábil.

  • Algum projeto ou lei ou regulamentação que afete a sua atuação;
  • Escassez de mão-de-obra.
  • Facilidade de entrada de concorrentes;
  • Fornecedores falindo;
  • Economia em recessão;
  • Sazonalidade ou impacto climático;
  • Catástrofes naturais;
  • Mudança negativa nos hábitos de compra do seu público-alvo;
  • Mudanças drásticas no mercado-alvo.

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Quadro Análise SWOT – https://marketingdeconteudo.com/como-fazer-uma-analise-swot/

 

É importante selecionar os pontos fortes para que amenize os pontos fracos, escolher  e identificar as oportunidades para que seja uma alavancagem e que mantenha no mercado competitivo, as ameaças sempre estarão presentes é preciso ficar sempre atento, revertendo essas ameaças em melhorias utilizando criatividade.

Exemplo Real

Análise Swot de um Açougue;

Forças

  • Produtos com qualidade elevada
  • Cortes e carnes diferenciados
  • Preocupação com o bem estar do animal

Fraquezas

  • Preço elevados nos produtos
  • Demora no atendimento
  • Ponto fraco

Ameaças

  • Alta concorrência
  • Hábitos alimentares vegetarianos em ascensão
  • Crise econômica

Oportunidades 

  • O mercado de carne gourmet é um nicho promissor
  • O consumo de carne é permanente
  • Parcerias com marcas de cervejas

 

Conclusão

Análise SWOT se trata de uma ferramenta que faz uma análise ampla para o setor corporativo, ajudando no planejamento estratégico  e organizacional , podendo ser utilizada em qualquer porte de empresa tanto média quanto de grande porte.

Tem o objetivo de tornar a empresa mais competitiva no mercado em  que atua, a análise consegue deixar mais claro permitindo a visualização  externa e interna organizacional, possibilitando ao gestor maximizar as oportunidades fazendo com que se proteja das ameaças.

Com isso conseguimos observar o quanto a Matriz SWOT é importante e pode auxiliar a empresa em identificar os riscos dos mercados e encontrar novas oportunidades.

 

Referências Bibliográficas:

Brasil, A. (Docente) – Planejamento Estratégico: Análise SWOT. Três Lagoas,2013. 10p.

Análise SWOT: o que é e para que serve?, Disponível em <https://www.economias.pt/analise-swot-o-que-e-e-para-que-serve/&gt; Acesso em 26 nov. 2017.

Pacheco, O (Org) – Análise e Matriz SWOT – Confira o que é e como montar!

Disponível em<https://esagjr.com.br/analise-swot/&gt; Acesso em 26 nov. 2017.

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