Desenvolver sua equipe de projeto é fundamental para atingir o sucesso, porém, como trabalhá-la de forma eficaz e organizada? Quais evoluções podem ser notadas durante esse processo?

Um dos maiores desafios do gerente de projetos é coordenar a equipe de projetos em direção ao sucesso, garantindo a conclusão do projeto dentro do prazo estabelecido e com os recursos previstos. Se a equipe não estiver trabalhando em harmonia, o resultado final pode ser desagradável a todos. Desenvolver a equipe do projeto é considerado um processo de melhoria de competências, interação e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Os gerentes de projetos devem adquirir habilidades para identificar, construir, manter, motivar liderar e inspirar as equipes de projetos a alcançar um alto desempenho da equipe e cumprir os objetivos do projeto.

Área de conhecimento

O Gerenciamento de recursos humanos é utilizado para identificar as funções, responsabilidades, competências necessárias e para criar um plano de gerenciamento de recursos humanos para desenvolver e otimizar o desempenho do projeto.

Grupo de Processos

O Desenvolvimento da equipe de projeto pertence ao grupo de processos de execução, o qual possui processos utilizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto a fim de satisfazer as especificações do mesmo. A equipe do projeto deve determinar quais são os processos necessários para o projeto específico da equipe. Este grupo de processos envolve a coordenação das pessoas e dos recursos, além da integração e da realização das atividades do projeto de acordo com o plano de gerenciamento do projeto.

A maior parte do orçamento é consumida neste processo. Durante a execução pode ser necessário alterações no planejamento e em alguns planos de gerenciamento.

Descrição do Processo:

Desenvolver a equipe do projeto reflete na melhoria das competências e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Deve ocorrer durante todo o ciclo de vida do projeto, de preferência a partir do início do mesmo. Melhorar as habilidades e as competências técnicas dos membros da equipe aumentam a probabilidade de alcançar os resultados do projeto. Melhorar o acordo interno e o reconhecimento pessoal entre os membros da equipe, reduz o o número de conflitos e melhora a produtividade. Estabelecer uma cultura de equipe dinâmica, melhora o espírito de equipe e a cooperação entre os membros da equipe para contribuir para um melhor conhecimento e compartilhamento de habilidades.

 

Entradas:

  1. O plano de recursos humanos, ou, plano de gerenciamento dos recursos humanos, é um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto. Ele fornece orientação sobre como os recursos humanos do projeto devem ser definidos, mobilizados, gerenciados, controlados e, por fim, liberados.
  2. O pessoal do projeto estará pronto quando pessoas apropriadas tiverem sido designadas. A documentação dessas designações pode incluir um diretório da equipe do projeto, memorandos para membros da equipe, e inclusão de nomes em outras partes do plano de gerenciamento do projeto, como organogramas e cronogramas.
  3. Os calendários dos recursos contêm a quantidade e a disponibilidade dos recursos do projeto. Muito importante para a área de tempo por ser base para cálculos de prazo do projeto, das atividades e para a área de aquisições por conter os calendários dos recursos contratados. Nos softwares de gerenciamento de projetos, como o Microsoft Project e o Primavera, você pode incluir um calendário específico para os recursos que tem calendários diferentes do calendário padrão do projeto.

 

Ferramentas:

1. As habilidades interpessoais são fundamentais para o GP(Gerente de Projeto) gerenciar sua equipe e gerenciar as expectativas das partes interessadas.

Abaixo algumas das habilidades interpessoais mais usadas pelo GP:

Figura 1 – Habilidades Interpessoais para GP

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Fonte: Desenvolver a Equipe de Projeto; https://escritoriodeprojetos.com.br

          2. O treinamento é essencial para que as pessoas sejam produtivas e que os prazos sejam cumpridos. O gerente de projeto deve sempre avaliar as necessidades de capacitação de sua equipe e providenciar os treinamentos sempre que necessário.

3. O principal objetivo das atividades de construção da equipe é fazer que os membros da equipe trabalhem juntos com maior eficiência. Elas aperfeiçoam o trabalho em equipe, fazendo que os resultados do grupo sejam cada dia melhores, e seus integrantes estejam em melhor sintonia e mais conectados

         4. Regras básicas definem um conjunto de regras e procedimentos que norteiam o trabalho de toda equipe. Se forem bem definidas e houver consenso entre todos, podem motivar a equipe e fazer uma grande diferença no resultado do projeto.

        5. O agrupamento consiste em unir a equipe do projeto em um local físico com o intuito de tornar as decisões mais ágeis e as atividades mais produtivas.
Em determinadas situações, ele pode ser prejudicial ao projeto, principalmente, quando existem conflitos evidentes entre membros da equipe.

        6. Reconhecer e recompensar é a base para motivar qualquer membro da equipe.
O GP deve estar sempre atento ao desempenho da equipe e saber reconhecer e recompensar individualmente e em grupo.

        7. A avaliação individual por funcionário deve ocorrer sempre que o desempenho da equipe for avaliado de modo a ajudar a entender de como cada membro da equipe atua de forma individual e em equipe.
Existem várias ferramentas para avaliar os funcionários de forma individual, entre elas podemos citar, a entrevista, dinâmicas de grupo, testes, etc.

Saídas:

  1. O gerente de projeto deve avaliar constantemente o desempenho da equipe do projeto. Quando houver alguma performance abaixo do esperado, o GP deve identificar suas causas e atuar imediatamente fornecendo todas as ferramentas e a capacitação necessária para garantir um time motivado e com boa performance.
    O GP deve também avaliar a performance do time para verificar se os recursos investidos em capacitação e ferramentas estão trazendo o retorno esperado para a equipe.
  2. Os fatores ambientais da empresa se referem as condições fora do controle da equipe do projeto que influenciam, restringem ou direcionam o projeto.Eles são fatores internos ou externos que podem influenciar o sucesso do projeto e restringir as opções de gerenciamento, tais como:
    • Cultura e Estrutura organizacional;
    • Padrões governamentais ou do setor;
    • Infraestrutura;
    • Condições do mercado;
    • Produtos, serviços e resultados disponíveis no mercado;
    • Fornecedores e sua reputação ou desempenho anterior;
    • Termos e condições usuais para produtos, serviços e resultados ou para o setor específico.

Exemplo

Atribuir tarefas permite um maior rendimento e incentiva o trabalho em equipe, pois funciona como voto de confiança na equipe para dar andamento ao projeto e tomas decisões. Com isso, sua equipe se sentirá muito mais motivada e inspirada se perceber que é valorizado e possui credibilidade o bastante para que decisões importantes os envolvam diretamente.

Assinalando a famosa pirâmide de Maslow que tem em sua base “fatores fisiológicos” ou necessidades básicas e em seu topo a “auto realização”.

Figura 3 – Pirâmide de Masllow

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Fonte: Google Imagens

Verifica-se que o ideal seria que todos os indivíduos estivessem desenvolvendo os fatores do topo da pirâmide.

 

A equipe é o coração de um projeto, dependendo da capacidade e entrosamento, ela pode trabalhar com máxima eficiência, trazendo ótimos resultados e em tempos menores, como também pode gerar atrasos e desavenças entre os membros caso haja algo de errado no ambiente de trabalho, assim comprometendo todo o projeto. É uma parte importante e que deve ser tratada como prioridade, pois havendo boa interação entre os membros e sendo eles bem capacitados, os resultados positivos serão consequência desse desenvolvimento.

 

Referências Bibliográficas:

Desenvolver a Equipe de Projeto; Recursos HumanosDisponível em  https://escritoriodeprojetos.com.br, Acessado em 10/11/2017

Project Team Developing , MyMG Team 2010. Disponível em: http://www.mymanagementguide.com/guidelines/project-management/hr-management/project-team-developing/ , acessado em 10/11/2017

Gina Abudi, The Thoughts on Project Management, Disponível em:  https://www.projectmanagement.com/blog-post/15192/The-Five-Stages-of-Team-Development-and-the-Role-of-the-Project-Manager, acessado em 09/11/2017

HELDMAN, Kim. Gerência de Projetos: guia para o exame oficial do PMI. 6. ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2006.

 

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