Você sabe o que é Escopo? E o porquê validá-lo a cada etapa concluída?

De acordo com PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a:

Escopo do projeto – O trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as funcionalidades e funções especificadas.

Escopo do produto –  As características e funções que caracterizam um produto, serviço ou resultado.

A validação é um dos processos que ocorre dentro do Gerenciamento do escopo do projeto.

WhatsApp Image 2017-10-31 at 17.10.54 (1)
Figura 1- Processos de gerenciamento do escopo do projeto/ Fonte: http://www.elirodrigues.com/wp-content/uploads/2016/01/gerenciamento-do-escopo-diagrama-de-processos-facilitado.png

 

Planejar o Gerenciamento do Escopo – O processo de criar um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como tal escopo será definido, validado e controlado;

Coletar os Requisitos – O processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas a fim de atender aos objetivos do projeto;

Definir o Escopo – O processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto;

Criar a EAP – O processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis;

Validar o escopo O processo de formalização da aceitação das entregas concluídas do projeto;

Controlar o Escopo – O processo de monitoramento do andamento do escopo do projeto e do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do projeto.


Vamos analisar o processo de Validar o escopo.
Esse processo formaliza a aceitação das entregas concluídas do projeto, proporcionando objetividade e aumentando a probabilidade da aceitação final do produto, serviço ou resultado, através da validação de cada entrega. Ou seja, para cada etapa concluída do projeto temos a confirmação formal por parte do cliente de que tudo está seguindo conforme o planejado.

As entregas verificadas obtidas pelo processo “Controlar a Qualidade” são revisadas com o cliente ou patrocinador para assegurar que foram concluídas satisfatoriamente e receberam a aceitação formal pelo cliente ou patrocinador. Neste processo, as saídas obtidas como resultado dos processos do planejamento na área de conhecimento em gerenciamento de projetos, tais como a documentação dos requisitos ou da linha  de base do escopo, assim como os dados de desempenho do trabalho obtidos nos processos de execução de outras áreas de conhecimento são a base para realizar a validação e para a aceitação final.

O processo “Validar o Escopo” é diferente do processo “Controlar a Qualidade” pois o primeiro está principalmente interessado na aceitação das entregas, enquanto que o controle da qualidade se interessa principalmente com a  precisão das entregas e o cumprimento dos requisitos de qualidade especificados nas entregas. O controle de qualidade normalmente é feito antes da validação do escopo, mas os dois processos podem ser executados paralelamente.

Para mantermos a qualidade e padrão na Validação do Escopo devemos seguir um fluxo de Processos definidos no Guia PMBOK.

Entradas

  1. Plano de Gerenciamento do Escopo
  2. Documentação dos requisitos
  3. Matriz de Rastreabilidade dos requisitos
  4. Entregas verificadas
  5. Dados de desempenho do trabalho

Ferramentas & Técnicas

  1. Inspeção
  2. Técnicas de tomada de decisão em grupo

Saídas

  1. Entregas aceitas
  2. Solicitações de mudanças
  3. Informações sobre o desempenho do trabalho
  4. Atualizações nos documentos do projeto

Sendo assim, podemos concluir que o processo validar escopo é fundamental, pois quando se tem os aceites formais para as entregas parciais do projeto, maior é a  chance de encerrar o projeto com sucesso e sem imprevistos.

Referências Bibliográficas

Blog – Diego Macedo
Disponível em: <http://www.diegomacedo.com.br/gerenciamento-do-escopo-do-projeto-pmbok-5a-ed/>. Acesso em  09 de novembro de 2017.

PMIUm Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (guia PMBOK®/ Project Management Institule). – 5. ed. – São Paulo : Saraiva, 2014.UVAGP – <https://uvagpclass.wordpress.com/2017/06/12/validar-o-escopo/>.  Acesso em 09 de novembro de 2017.


 

Anúncios