Vamos falar um  pouco sobre essa importante ferramenta que nos ajuda a resolver de forma organizada os problemas das organizações. A Matriz GUT é uma espécie de solução para a solução dos problemas.

Para começar a falar sobre a Matriz GUT,  vamos começar pela definição bruta dela:

G – Gravidade

U – Urgência

T – Tendência

A técnica GUT foi desenvolvida por Charles H. Kepner e  Benjamin B. Tregoe , especialistas em resoluções de questões organizacionais, em 1981, como uma das ferramentas utilizadas para a solução de problemas. Foi criada com o objetivo de priorizar as ações de forma racional permitindo escolher a tomada de decisão menos prejudicial.

Para a gestão de problemas, a Matriz GUT é uma ferramenta muito eficaz apesar da simplicidade no seu desenvolvimento e manutenção.  Ela está ligada, geralmente, à Matriz SWOT e sua análise dos ambientes interno e externo da empresa, onde analisa a prioridade de resolução de um problema, que pode estar dentro ou fora da empresa.

As empresas, sendo elas micro ou macro, tem muitos problemas a serem resolvidos e muitas vezes o dono ou o gestor, acaba se perdendo ou priorizando os problemas errados. A grande vantagem da Matriz GUT é que ela ajuda o gestor a avaliar de forma quantitativa os problemas da empresa, tornando possível priorizar as ações corretivas e preventivas para o extermínio total ou parcial do problema.

Como Fazer uma Matriz GUT

WhatsApp Image 2017-11-12 at 11.23.26
Figura 1 – Definição básica de Matriz GUT – Fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/01/matriz-gut-conceito-e-aplicacao.html

 

Para facilitar no entendimento da matriz, faremos o passo a passo de como fazer uma Matriz GUT

1° Passo:

Como dito anteriormente, a mistura e a quantidade de problemas dificulta o administrador a identificar a prioridade e suas relevâncias. Então nesse primeiro passo você lista todos os seus problemas para conseguir enxergar e defini-los.

2° Passo:

Você vai atribuir uma nota para cada um desses problemas listados de acordo com os principais aspectos que serão analisados: Gravidade, Urgência e Tendência

Gravidade: Como o nome mesmo já diz, você irá analisar a gravidade do problema, o que irá acontecer caso esse problema venha realmente acontecer, lembrando sempre de analisar os efeitos de médio a longo prazo para caso não ache a solução. E será analisado em cima das tarefas, pessoas, resultados, processos e etc.

Urgência: Para você saber a urgência de determinado problema faça uma pergunta para si mesmo “A resolução deste problema pode esperar ou deve ser realizada imediatamente?” e isso está diretamente relacionado com a gravidade dele. Sabendo a gravidade dele, consequentemente saberá sua urgência.

Tendência: A Tendência é o quanto esse problema pode crescer com o tempo. É preciso enxergar que se caso este problema não for resolvido imediatamente ele vai crescer muito ou pouco.

É possível entender que os três critérios são parâmetros diferentes mas estão diretamente ligados para a avaliação correta, então é de extrema importância avaliar cada aspecto de forma eficaz para que no final o problema seja resolvido.

E como essa nota é atribuída? Você dará nota 5 para os maiores valores e nota 1 para os menores valores. Ou seja, um problema que julgar extremamente grave, que tenha muita urgência e que a tendencia de piorar é alta, ficaria:

Gravidade: 5

Urgência: 5

Tendência: 5

Ao final dessas notas, pede-se que essas avaliações sejam transformadas em apenas um número para que saibamos as prioridades de cada problema. Então ao dar as notas, você irá multiplica-las (GxUxT) e encontrará um fator de prioridade, que no caso acima será 125.

WhatsApp Image 2017-11-12 at 11.24.28
Figura 2 – Elementos da Matriz GUT – Fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/01/matriz-gut-conceito-e-aplicacao.html

3° Passo:

Ao final da sua tabela, você terá vários fatores de prioridades e com isso ficará muito mais fácil saber qual problema deverá ser priorizado, pois aquele que apresentar maior valor de prioridade vai ser o mais grave, o mais urgente e aquele que vai ter maior tendência a ficar pior com o passar do tempo. A partir disso, colocará em prática um plano de ação levando em consideração os aspectos da matriz e a classificação dos problemas inseridos nela.

WhatsApp Image 2017-11-12 at 11.25.21
Figura 3 – Exemplo de Matriz GUT – Fonte: http://www.sobreadministracao.com/matriz-gut-guia-completo/

 

 

 

 

 

Ao final dessa leitura percebe-se que a Matriz GUT chegou para ajudar muitos empresários a saber lidar com seus diversos problemas ao mesmo tempo e, de forma racional, conseguem priorizar aqueles mais importantes. Como dito no início, os problemas acabam te confundindo e acabam levando para caminhos que não conseguem achar a solução correta dos seus problemas.

 

Bibliografia

Matriz GUT – Gravidade, Urgência e Tendência <http://dicasgp.pmtech.com.br/matriz-gut-gravidade-urgencia-e-tendencia/&gt;

Matriz GUT – Guia completo <http://www.sobreadministracao.com/matriz-gut-guia-completo/&gt; Acesso em 16 de Novembro de 2017

Matriz GUT: Do conceito à aplicação prática <http://www.portal-administracao.com/2014/01/matriz-gut-conceito-e-aplicacao.html&gt; Acesso em 16 de Novembro de 2017

Anúncios