Execução é fundamental para a estratégia, e deve moldá-la. Nenhuma estratégia que valha a pena pode ser planejada sem levar em conta a habilidade da organização em executá-la.

Falhar é simplesmente a oportunidade de começar de novo, desta vez de forma mais inteligente ( Henry Ford )

Gerenciar projeto, segundo o PMBOK (2005), é a aplicação de conhecimentos, habilidades,  ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir os seus requisitos. O emprego do conhecimento exige o gerenciamento dos processos de gerenciamento do projeto.

Um processo é constituído por entradas, ferramentas e técnicas e as saídas, que são resultado de um conjunto de ações e atividades, os quais tem relação entre si, e que são realizadas para criar um produto ou serviço. Os processos que constituem o projeto são feitos pela equipe de projeto e os stakeholders. Sua utilização tem grande influência nas chances de sucesso dos projetos.

Existem cinco grupos de de processos de gerenciamento de projetos e são eles: grupo de processos de iniciação,  de planejamento, de execução, de monitoramento e controle e de encerramento. Normalmente, os grupos de processos ocorrem paralelamente, isto é, não é necessário que uma atividade termine para que outra comece.

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Figura 1: Grupo de Processos de Gerenciamento de Projetos: Fonte/PMBOK(5ª edição)

O grupo de execução de processos é constituído pelos processos usados para terminar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto a fim de cumprir os requisitos do projeto. A equipe do projeto deve determinar quais são os processos necessários para o projeto específico da equipe. Este grupo de processos envolve a coordenação das pessoas e dos recursos, além da integração e da realização das atividades do projeto de acordo com o plano de gerenciamento do projeto. Este grupo de processos também aborda o escopo definido na declaração do escopo do projeto e implementa as mudanças aprovadas. Pode ser necessário, durante a execução do projeto, um replanejamento já que variações de execução são normais. Essas variações podem significar uma maior duração de atividades, baixa produtividade e disponibilidade de recursos, e riscos não esperados. Tais variações podem ou não afetar o plano de gerenciamento do projeto, mas podem exigir uma análise. Os resultados da análise podem provocar uma solicitação de mudança que, se aprovada, modificaria o plano de gerenciamento do projeto e possivelmente exigiria o estabelecimento de uma nova linha de base. A maior parte do orçamento do projeto será gasta na realização dos processos do grupo de processos de execução.

WhatsApp Image 2017-11-07 at 14.59.28Figura 2: Alinhamento de Processos de Execução / Fonte: http://blog.bvtreinamento.com/2017/03/processos-organizacionais

Alguns fatores críticos para o sucesso são:

  • Executar conforme definido no plano de projeto
  • Quando mudanças forem solicitadas, seguir o processo de aprovação e caso aprovado, atualizar o planejamento e documentos afetados
  • Participação do cliente
  • Comprometimento dos membros da equipe com suas entregas e marcos;
  • Execução dos checkpoints especificados para validação das entregas do projeto

Os vários processos de gerenciamento são agrupados também em dez diferentes áreas de conhecimento, que são elas: gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, dos custos, da qualidade, dos recursos humanos, dos recursos de comunicações, dos riscos, das aquisições e das partes interessadas.

O grupo de processos de execução tem interação com apenas cinco, das dez áreas descritas anteriormente. Abaixo são expostas quais são elas e seus respectivos processos utilizados na execução.

  1. Gerenciamento da Integração do projeto:
    Inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dentro dos grupos de processos de gerenciamento do projeto.1.1. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto:
    É o processo de liderar e realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto e implementar as mudanças que foram aprovadas a fim de  atingir os objetivos estabelecidos.
  2. Gerenciamento da Qualidade do projeto:
    Inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, para  que o projeto satisfaça às necessidades que o deram origem.2.1. Realizar a garantia da qualidade:
    É o processo onde os requisitos de qualidade e os resultados das medições de       controle de qualidade serão validados para garantir que o que foi estipulado anteriormente foi cumprido.
  3. Gerenciamento dos recursos humanos:
    inclui os processos que organizam, gerenciam e guiam a equipe do projeto. A equipe do projeto é composta por pessoas com papéis e responsabilidades específicas que satisfaçam as necessidades do projeto. Os membros da equipe do projeto podem possuir várias habilidades, trabalhar integral ou parcialmente, e podem ser acrescentados ou removidos da equipe à medida que o projeto progride.3.1. Mobilizar a equipe do projeto:
    É o processo onde é verificada a disponibilidade dos recursos humanos e
    onde é montada a equipe necessária para terminar as atividades do projeto.3.2. Desenvolver a equipe do projeto:
    É o processo de melhoria de competências, da interação da equipe e do
    ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.3.3. Gerenciar a equipe do projeto:
    É o processo de acompanhar o desempenho dos membros da equipe, dar
    feedback, solucionar possíveis problemas e acompanhar mudanças para que o desempenho do projeto melhore. Não se pode deixar que problemas dentro da equipe afetem o desenvolvimento do projeto.
  4. Gerenciamento das aquisições do projeto:
    Inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.4.1. Conduzir as aquisições
    É o processo onde os fornecedores respondem ao que foi requisitado e com base nisso, pelo menos um é selecionado e o contrato é firmado.
  5. Gerenciamento das partes interessadas no projeto:
    Inclui os processos que vão identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto, buscar saber as expectativas das partes interessadas e seu impacto no projeto, e formular estratégias de gerenciamento que ajudem no comprometimento eficaz das partes interessadas nas decisões e execução do projeto.5.1. Gerenciar o engajamento das partes interessadas
    É o processo de se comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender às suas necessidades/expectativas, abordar as questões à medida que elas
    ocorrem, e promover o engajamento apropriado das partes interessadas nas atividades do projeto, no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto.

É na execução que os objetivos propostos pelo projeto são atingidos. Todo o trabalho que foi definido no plano de gerenciamento do projeto é executado nessa fase. O grupo de processos de execução é o grupo onde a maior parte do orçamento é utilizada e onde é possível tornar real o que foi projetado. Dessa forma, podemos dizer que a execução é uma das fases mais importantes de todo o projeto. Além da materialização de todo o empreendimento, essa fase é fundamental para a avaliação do projeto, atualizar o planejamento, rever os riscos e, se necessário, mudar alguns planos do gerenciamento.

Referências Bibliográficas

 

PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – Guia PMBOK. 5ª Edição, 2013

EDUARDO MONTES, ESCRITÓRIO DE PROJETOS – Grupo de Processos de Execução – Disponível em: <https://escritoriodeprojetos.com.br/grupo-de-processos-de-execucao; acessado em Outbro de 2017

PROJECT BUILDER. Quais são os grupos de processos segundo o PMBOK – Disponível em: < http://www.projectbuilder.com.br/blog/quais-sao-os-grupos-de-processos-segundo-o-pmbok/; acessado em Novembro de 2017

PROJETOS E TI. Execução:Orientar e gerenciar a execução do projeto – Disponível em: <https://projetoseti.com.br/execucao-orientar-e-gerenciar-a-execucao-do-projeto-integracao/; acessado em Novembro de 2017.

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