Em um projeto, a gestão de qualidade é uma área de extrema importância. Isso porque se encarrega de garantir que todos os requisitos serão cumpridos e, consequentemente, o cliente final ficará satisfeito. Por  meio da gestão de qualidade é possível monitorar não só as ações da equipe como também o nível de excelência com que são realizadas, aumentando assim o seu valor agregado.

A gestão da Qualidade é uma das principais Áreas de Conhecimento necessárias para se gerenciar um projeto. Quando se discute sobre qualidade, cabe ressaltar que o seu gerenciamento deve ser direcionado tanto para os processos de gerenciamento do projeto quanto para o produto ou serviço final . Além disso, é importante ter em mente seus conceitos e objetivos:

Controlar a qualidade tem como objetivos:

  • Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes da qualidade.
  • Identificar maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios.

É importante ressaltar que monitorar os resultados através do controle de qualidade ajuda a:

  • Confirmar que tudo está indo bem (Medições estão dentro das especificações?);
  • Conscientizar equipe de projeto sobre os resultados;
  • Fornecer subsídio para ações corretivas, ou seja, quando as medições estão fora da especificação, deve-se identificar causas e tomar as ações necessárias para corrigir o problema e evitar novas ocorrências;
  • Fornecer feedback p/ Garantia da Qualidade (GQ), ou seja, quando medições apresentam resultados insatisfatórios indicam que as atividades de GQ não tiveram o efeito desejado. A equipe de GQ deve analisar dados, determinar falhas, aperfeiçoar atividades  e atualizar plano da qualidade.
Resultado de imagem para controlar a qualidade
figura 1- Controlar a qualidade/ fonte:topgesto

O objetivo dos processos envolvidos no gerenciamento da qualidade visa assegurar que o projeto será concluído com a qualidade desejada, portanto satisfazer as necessidades do cliente e os requisitos do produto. Atualmente, a gestão da qualidade tem se preocupado em evitar falhas. Os processos são:

Planejamento da Qualidade – É um processo auxiliar que facilita o planejamento cujo foco principal é a identificação dos padrões da qualidade relevantes para o projeto e como satisfazê-lo. Assim, ele define as políticas a serem seguidas, assim como métricas, características do produto e itens de controle das atividades. É também no planejamento que se elabora listas de verificação, identifica normas, regulamentos e legislações aplicáveis e são definidos responsáveis e autoridades. As Ferramentas Técnicas do planejamento da qualidade são as colocadas abaixo:

Análise de Custo Benefício – analisa se vale ou não a pena fazer determinados testes.

Benchmarking – compara práticas aplicadas em diferentes projetos.

Projeto de Experimento – é mais aplicada ao produto

Custos da Qualidade – custo total de todas as ações que usam a garantia da qualidade.

Realizar a Garantia da Qualidade – Atividades planejadas dentro do sistema de qualidade cujo objetivo é gerar a confiança de que o projeto irá satisfazer a todos os padrões de qualidade do cliente, buscando sempre a melhoria. As ferramentas utilizadas para a garantia da qualidade são:

Auditorias de Qualidade – verificam a conformidade do processo, além de ser ferramenta importante para obtenção de lições aprendidas.

WhatsApp Image 2017-11-20 at 13.36.37
figura 2-controlar a qualidade/ fonte:Diegomacedo

Quando falamos em gestão da qualidade, necessariamente falamos em melhorias que otimizam tempo e recursos, dando uma mãozinha providencial à eficiência da equipe no desenvolvimento de suas atividades. E a verdade é que, quanto mais eficiente o time se torna, melhor é o aproveitamento do cronograma dos recursos e das oportunidades que surgem ao longo do projeto. A produtividade que decorre do aumento da eficiência ainda deixa os colaboradores motivados, prontos para enfrentar quaisquer adversidades, fortalecendo os laços e o engajamento com a empresa. Quando todos estão preocupados com a qualidade do projeto, desenvolve-se uma maior sinergia entre a equipe, de forma que o comprometimento em todas as fases se torna ainda maior. Isso acontece porque os envolvidos se sentem responsáveis pelo sucesso do projeto, trabalhando com mais afinco para obter os melhores resultados possíveis.

WhatsApp Image 2017-11-20 at 13.36.39
Figura 3- características de profissionais da qualidade / fonte:myleus.com

Entradas , ferramentas e saídas no processo de controle da qualidade.

É o processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.

É aqui onde as entregas são inspecionadas, medidas e testadas, podendo este ser apoiado por uma equipe ou departamento de controle de qualidade. Este processo deve ser realizado nas fases de execução e encerramento, pois só nelas você terá algo (produto) para avaliar.

Entradas

  • Plano de gerenciamento do projeto
  • Métricas da qualidade
  • Listas de verificação da qualidade
  • Dados do desempenho do trabalho
  • Solicitações de mudanças aprovadas
  • Entregas
  • Documentos do projeto
  • Ativos de processos organizacionais

Ferramentas & Técnicas

  • Fluxograma
  • Inspeção
  • Revisão das solicitações de mudanças aprovada
  • Cartas de controle
  • Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)
  • Folhas de verificação
  • Histogramas
  • Gráficos de dispersão
  • Diagrama de Pareto

Saídas

  • Medições de controle da qualidade
  • Mudanças validadas
  • Entregas verificadas
  • Informações sobre o desempenho do trabalho
  • Atualizações nos documentos do projeto
  • Solicitações de mudanças
  • Atualizações dos ativos de processos organizacionais
  • Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
  • Atualizações dos documentos do projeto

É importante também sabermos diferenciar controle de qualidade  de garantia de qualidade ,de acordo com a NBR ISO 9000-2005 “controle da qualidade é parte da gestão da qualidade, focada no atendimento dos requisitos da qualidade”, ou seja, é responsável por fiscalizar, controlar e tem como objetivo avaliar se a especificação esta ou não sendo atendida. Já “garantia da qualidade é parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos”, portanto, é uma área mais abrangente, esta relacionada ao atendimento dos requisitos de qualidade no processo como um todo (produção, pessoas, equipamentos, demais departamentos).ou seja, dentro de uma indústria, o setor de Garantia de Qualidade, esta relacionada ao processo, será responsável por verificar e garantir que as políticas e procedimentos, de todas as áreas envolvidas no sistema de gestão da qualidade, estão sendo cumpridos. Já o Controle de Qualidade, esta relacionado ao produto, é responsável por analisar as matérias-primas e produtos acabados estão atendendo a especificação.

WhatsApp Image 2017-11-20 at 13.36.38
Figura 4-diferença entre garantia de qualidade e controle de qualidade/ fonte:myleuss.com

 

Com relação à implantação dos sistemas de gestão da qualidade conclui-se que o objetivo dos processos envolvidos no gerenciamento da qualidade visa assegurar que o projeto será concluído com a qualidade desejada, portanto satisfazer as necessidades do cliente e os requisitos do produto. Atualmente, a gestão da qualidade tem se preocupado em evitar falhas, aí entra a garantia de qualidade para que se possa corrigir os problemas do seu produto antes que ele chegue as “mãos” do consumidor , evitando assim a desqualificação do seu produto. Com essas técnicas ,Os escritórios de projetos têm alcançado alto índice de melhorias com a implantação dos sistemas de qualidade, apesar de encontrarem dificuldades de várias questões, como por exemplo as empresas de pequeno porte que  geralmente possuem pouca capacidade de investimento e grande número de subcontratações , além de estruturas com poucos níveis

 

Referências Bibliográficas:

http://foodsafetybrazil.org/controle-qualidade-x-garantia-da-qualidade/#ixzz4yzAYJqg4 – acesso em 18/11/2017

https://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/blog-gestao-de-projetos/a-importancia-da-gestao-da-qualidade-em-projetos – acesso em 18/11/2017

https://blog.softexpert.com/a-diferenca-entre-garantia-da-qualidade-e-controle-da-qualidade/ -acesso em 18/11/2017

https://escritoriodeprojetos.com.br/controlar-a-qualidade -acesso em 19/11/2017

http://www.diegomacedo.com.br/gerenciamento-da-qualidade-do-projeto-pmbok-5a-ed/ -acesso em 19/11/2017

https://sitecampus.com.br/vamos-planejar-realizando-a-garantia-da-qualidade-e-controlando-a-qualidade/ -acesso em 19/11/2017

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_ferramentas_da_qualidade -acesso em 20/11/2017

Anúncios