Uma dúvida comum nas organizações, é a quem os colaboradores e gestores devem prestar contas das suas atividades.

 

Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica de uma organização. A finalidade de um organograma consiste em ordenar os cargos de acordo com seu grau de competência, é ordenado do escalão mais alto para os mais baixos, assim mostrando de forma gráfica e clara a quem cada um deve se reportar.

Pode pensar que a realização de um organograma pode ser de uma forma fácil, porém está ligado em uma metodologia adotada pela organização e consiste em construir uma base sólida de planejamento estratégico de modo que seus objetivos sejam alcançados de acordo com as atividades que cada cargo é responsável.

Toda mudança na estrutura da empresa de forma hierárquica deve se refletida no organograma, de forma que torne sempre atualizado e de acordo com a realidade da empresa passando confiabilidade para seus colaboradores. Deve ser de fácil acesso para que todos envolvidos possam se instruir claramente das suas responsabilidades e seus superiores, além de almejar uma possível promoção de acordo com a sua classificação dentro do organograma.

 

Para Renata Lage, analista de Recrutamento & Seleção da Catho, o organograma mais simples e mais utilizado pelas organizações é o vertical. “ Ele é simplificado, facilita na leitura e procura deixar bem claro os níveis de hierarquia”, explica Lage.

 

Como Montar um Organograma?

Todo Organograma é montado a partir de um gráfico que é composto pelos cargos da organização.

Um organograma não deve representar pessoas, mas sim cargos dentro da organização independente do número de pessoas neste cargo.

 

O organograma é composto por linhas de comunicação, unidade e hierarquia.

 

Entenda abaixo o significado de cada elemento:

  • Linhas de Comunicação: são linhas contínuas que interligam cargos ou áreas da empresa. Indicam que existe uma hierarquia direta entre esses setores.
  • Unidades de Trabalho e/ou Cargos: são as caixinhas, que contém o cargo representado.
  • Hierarquia: em geral, a linha de hierarquia funciona de cima para baixo, da esquerda para a direita.
  • Hierarquia horizontal no trabalho: cargos e/ou áreas em uma mesma linha indicam que têm nível hierárquico igual.

Cada linha do organograma de empresa representa um nível de autoridade na organização.

Para elaborar o organograma, é essencial seguir três simples passos:

  • 1º passo: separe as funções exercidas por cada um dos funcionários da sua empresa.
  • 2º passo: assinale quem está no comando de cada setor e quem lidera o nível estratégico.
  • 3º passo: é essencial que o organograma seja colado em um local visível e acessível para todos os colaboradores.

 

Quais tipos de Organograma?

Para a criação do organograma é necessário o domínio da estrutura geral da empresa, dispostos em níveis que representam a hierarquia entre eles, com isso é necessário saber a diferença entre cargo, tarefa e função no meio corporativo.

O cargo é baseado em diferentes noções fundamentais, como tarefa, atribuição, função e cargo. A noção de tarefa consiste nas atividade diferenciadas que um colaborador executa no cargo. A função já é um conceito de maior abrangência, ela se refere ao conjuntos de tarefas executadas pelo colaborador de forma sistemática.

Mais utilizados nas Empresas:

Organograma Vertical: Representa a hierarquia da empresa de maneira clara, já que de cima para baixo você tem as principais posições indo até as menos importantes.

WhatsApp Image 2017-10-25 at 17.21.09

Figura 1 – Modelos de Organogramas / Fonte: https://blog.luz.vc/o-que-e/modelos-de-organogramas/

 

Organograma Horizontal: Esse tipo de organograma é parecido com o modelo vertical, a única diferença é que ao invés dos cargos mais importantes, estão mais para a esquerda e conforme cresce para a direita, vai se chegando aos cargos e áreas mais operacionais.

WhatsApp Image 2017-10-25 at 17.21.15

Figura 2 – Modelos de Organogramas / Fonte: https://blog.luz.vc/o-que-e/modelos-de-organogramas/

 

Organograma Circular: No organograma circular, a hierarquia é mais dividida e, apesar de se ter uma lógica das áreas que possuem mais responsabilidade (mais ao centro) para as que possuem menos (nas extremidades), se tenta ressaltar o trabalho em grupo.

WhatsApp Image 2017-10-25 at 17.21.08

Figura 3 – Tipos de Organograma / Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/artigo/1554/tipos_de_organograma

 

Organograma Linear de Responsabilidade: Mostra a relação que existe entre atividades ou processos chave da empresa com quem é responsável por cada uma delas.

WhatsApp Image 2017-10-25 at 17.21.11

Figura 4 – Serie: “Estruturas Organizacionais” / Fonte: https://sitecampus.com.br/serie-a-estrutura-organizacional-matricial-forte/

 

Organograma Matricial: Esse modelo é muito útil para representar unidades temporárias onde mais de uma área vá atuar. É muito comum ser utilizado em consultorias ou empresas que realizam grandes projetos.

WhatsApp Image 2017-10-25 at 17.21.13

Figura 5 – Abordagem Estruturalista – Modelo Burocrático / Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/10320337/

Através  de estudos realizados foi possível concluir que a ferramenta em questão é  de extrema importância dentro das organizações. Através dela é possivel orientar os colaboradores referente as atividades a serem executadas e a quem devem responder diretamente, além da possibilidade do planejamento de uma carreira através do conhecimento dos níveis hierárquicos da organização.

 

Referências Bibliográficas:

Masci Consultoria JR. Organograma de empresa: qual a importância e como elaborar? Disponível em: http://www.masciconsultoria.com.br/organograma-de-empresa/;, Acessado em: 06/10/2017.

Equipe Arquivei. Para que serve um organograma de uma empresa? Disponível em: https://arquivei.com.br/blog/organograma-de-uma-empresa/;, Acessado em: 06/10/2017.

Samara Teixeira. Organograma: Entenda sua importância para a empresa. Disponível em: https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/organograma-entenda-sua-importancia-para-a-empresa;, Acessado em: 06/10/2017]

Que Conceito. Conceito de Organograma. Disponível em: http://queconceito.com.br/organograma;, Acessado em: 06/10/2017

Rafael Avila. Modelos de Organograma. Disponível em: https://blog.luz.vc/o-que-e/modelos-de-organogramas/;, Acessado em: 13/10/2017

Anúncios