Aprenda mais sobre simples mas poderoso modelo para gestores da área de compras, que dá auxilio na definição de prioridades, buscando um equilibrio entre custo e benefício com um risco aceitável.

Qual gestou nunca ficou com duvida se estava fazendo o melhor negócio ao trocar de fornecedor? Ou então se perguntou sobre o melhor equilíbrio entre custo e benefício ou até o sobre o nível de risco aceitavel em relação a uma compra?

Como responta a essas e outras questões foi criada a Matriz de Kraljic, que uma ferramenta poderosa e indispensável para área de compras. Tem como objetivo buscar a obtenção do produto certo, na quantidade necessária, adquirido pelo melhor fornecedor, ao melhor preço, entregue no prazo e local determinado.

Como funciona

Criada por Peter Kraljiz em 1983, a Matriz Kraljic virou referência na gestão de compras por determinar diretrizes para a escolha de materiais comprados por uma organização, observando fatores financeiros e de fornecimento. Está ferramentata propõe mapear o abastecimento de uma empresa em duas dimensões: risco e rentabilidade.

Risco: Representa o quão vulneravel esta a instituição frente ao fornecedor, ou seja o quanto está seria afetada caso ocorra desabastecimento. Este risco é maior quando o produto a ser adquirido é escaço ou tem poucos vendedores no mercado.

Rentabilidade: Demonstra o impacto de efetuar as compras com tendo o objetivo de diminuir os custos buscando manter o custo do produto final ou projeto.

Então é montada a matriz, na qual os itens são classificados de acordo com seu impacto financeiro e risco de desabastecimento. O modelo de Kraljic se divide em quatro categorias de produto:

  1. Iténs de Alavancagem:

    São aqueles produtos que possuem grande impacto financeiro e possuem um grande número de fornecedores. Uma estratégia que pode ser adotada nesse caso é deixar que os fornecedores compitam entre si com o objetivo de diminuir o custo do produto.

  2. Iténs Estratégicos:

    São as compras que tem grande impacto financeiro, mas são mais escassos, por isso nesse caso é importante ter parcerias estratégicas com fornecedores. É necessário também criar um processo criterioso de seleção de fornecedores pelo nível elevado de dependencia do comprador. Uma boa pratica é planejar as compras com antecedencia para negociar possiveis descontos.

  3. Iténs Não Criticos:

    São aqueles que apresentam o menor risco e também menor impacto financeiro a empresa. Neste caso uma boa pratica é negociar uma ampla gama de produtos com um número pequeno de fornecedores buscando assim obter descontos pela negociação.

  4. Iténs de Gargalo:

    São aqueles que poucas opções de suprimento e a falta do mesmo representa um grande problema para a empresa. Neste caso a organização deve ter fornecedores substitutos e produtos alternativos para garantir o abastecimento.

Imagem 1: Matriz Kraljic

WhatsApp Image 2017-10-30 at 20.30.34

Fonte: http://www.highter.com.br/images/Highter_Matriz_Kraljic.png

Exemplo

Exemplo de Matriz de Kraljic aplicado a um hospital. Primeiro são definidas as compras e então estas são subdivididas nos quatro itens da ferramenta.

Tabela 1: Exemplo Matriz Kraljic

Iténs de Alavancagem

Iténs Estratégicos

  • Outros materiais sanitários 
  • Material de Curas, Suturas e Adubações
  • Material descartável após um uso único: luvas, agulhas, eletrodos, bisturis, máscaras, vidros nasais, seringas, tubos, canas, adaptadores e extensões ..
  • Prótese de Traumatologia
  • Material de Hemodialise
  • Material de Laparoscopia e Suturas Mecânicas
  • Cobertura Cirúrgica

Iténs Não Criticos

Iténs de Gargalo

  • Gasóleo Combustível
  • Cateteres, Sondas, Drenagens
  • Material de Higiene
  • Anti-sépticos e Desinfetantes
  • Envelope e Etiquetas
  • Ferramentas de Uso Clínico, Vestuário e Calçados
  • Material de impressão
  • Próteses digestivas, Lentes intra-oculares, Próteses ORL e Urologia
  • Malhas
  • Material Radiológico e de Esterilização
  • Material de Endoscopia
  • Material de Alergia
  • Material de Anatomia Patológica

Fonte:http://www.cemiot.com/inicio/la-matriz-de-kraljic/ (traduzido pelo autor)

Depois de pronta a Matriz deve ser usada de maneira que cada compra que precisa ser feita foi colocada em um dos quatro itens disponíveis, estes dão suporte ao como em que cada compra deve ser feita para garantir o melhor aproveitamento dos recursos da organização. 

Conclusão

É possível então perceber que a Matriz Kraljic contribui de forma eficaz na formação e manutenção da carta de compras da organização para que esta tenha o melhor custo-benefício possível. Contribui na transformação da estratégia em ações práticas com acompanhamento e na oportunidade de focar em cada quadrante para atuar em cada metodo de compra buscando um maior controle sobre os processos.

Também é importante lembrar que o cenário econômico mundial é extremamente mutável, visto então a necessidade de atualizar a sua base de fornecedores de acordo com as mudanças que podem ocontecer.

Referências Bibliográficas:

Negócio e Ação. Modelo de Kraljic. Uma análise estratégica na gestão de fornecedores. Disponível em < http://negocioeacao.blogspot.com.br/2011/03/modelo-de-kraljic-uma-analise.html> . Acesso em 30 de outubro de 2017

Administradores. Kraljic Matrix: Conhecendo Melhor. Disponível em < http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/kraljic-matrix-conhecendo-melhor/100035/> . Acesso em 30 de outubro de 2017

Procurement Academy. KRALJIC | FOCO ESTRATÉGICO EM COMPRAS É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ IMAGINA. Disponível em: < http://procurementacademy.com.br/strategic-sourcing/kraljic-foco-estrategico-compras/> .  Acesso em 30 de outubro de 2017

Ilos. GERENCIAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES – PARTE 1. Disponível em < http://www.ilos.com.br/web/gerenciamento-e-desenvolvimento-de-fornecedores-parte-1/> . Acesso em 30 de outubro de 2017

Blog Compras Direto de Fabrica. Como usar a Matriz de Kraljic para gerenciar minhas compras? Disponível em: < https://blog.comprasdiretodefabrica.com.br/2017/06/30/como-usar-matriz-de-kraljic-para-gerenciar-minhas-compras/> . Acesso em 30 de outubro de 2017

Anúncios