Você sabe o que é Histograma de Recursos Humanos?

Venha aprender a utilizar essa ferramenta em seu dia-a-dia de uma forma prática e otimizar recursos.

♦ O que é?

Histograma de Recursos Humanos, inventado por Karl Pearson, é um excelente método de controle, com ele é possível verificar e analisar as deficiências para reestruturar e obter uma correta utilização e otimização de recursos.

O histograma é a representação gráfica específica para mostrar a distribuição numa série de dados, sendo constituído de colunas justapostas com áreas proporcionais às frequências absolutas e bases proporcionais às amplitudes dos intervalos das classes.

A pirâmide de idades é uma aplicação do histograma, é baseada numa estrutura etária da população e serve para estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo.
WhatsApp Image 2017-10-26 at 18.35.37Imagem 01: http://cesariof.xpg.uol.com.br/estat/estat_6_9.htm

♦ Aplicação do Histograma de Recursos Humanos

O histograma tem diversas utilidades para quase todas as especialidades existentes no mercado, podemos utiliza-lo em previsão de performance, em produtividade, na verificação da simetria ou desvio dos valores de medidas e na determinação de processos que necessitam de ações corretivas. Também é útil para identificar o número de ocorrência de um fenômeno num período específico e na identificação de problemas do ciclo PDCA.

♦ Como utilizar a ferramenta?

Será necessário seguir as seguintes etapas:

  1. Definir o parâmetro
  2. Coletar os dados
  3. Preparar as bases
  4. Montar as classes
  5. Contar os itens

Importante frisar que os dados para composição do histograma são as classes, os intervalos e a frequência. Caso o intervalo for desigual será necessário levar em consideração a amplitude dos intervalos das classes.

É importante frisar que a correta coleta de dados é fundamental para que a análise de um processo seja feita de forma coerente.

Como utilizar a ferramenta no Excel? 

Você pode fazer o Histograma no Excel de uma forma bem rápida apenas habilitando a opção ferramentas de análise, em: Arquivo-Opções-Suplementos.

E depois a opção Histograma na aba Dados, no botão Análise de Dados. Será necessário selecionar os dados coletados anteriormente já inseridos no Excel e então marcar a opção resultado do gráfico, para que então seja criado o Histograma automaticamente no Excel com os dados inseridos.

♦ Solucionando um Case

Podemos supor que muitos projetos estão em atraso em uma empresa fictícia e foi pedido pelo Gerente Financeiro para você fazer um levantamento e verificar a quantidade de projetos que realmente estão em atraso.

Após a definição de parâmetros e a coleta de dados da área responsável, obteve-se os seguintes dados:

WhatsApp Image 2017-10-26 at 18.35.29

Imagem 02: http://www.elirodrigues.com/2016/07/25/histogramas-exemplos-de-aplicacoes-praticas-em-projetos/

Com esses dados coletados, você pode fazer um estudo analítico através da criação de um Histograma de Recursos Humanos, pelo Excel, de acordo com os passos anteriormente ensinados nesse post.

WhatsApp Image 2017-10-26 at 18.35.45

Imagem 03: http://www.elirodrigues.com/2016/07/25/histogramas-exemplos-de-aplicacoes-praticas-em-projetos

Com o Histograma fica mais fácil a análise e a visualização de que 30% dos projetos tiveram atrasos de 5% (-5%), 10% atrasaram 10% (-10%), 10% atrasaram 20% (-10%) e 50% deles não atrasam.

Contudo, na utilização do histograma nesse case obtivemos uma maior facilidade em visualizar os dados necessários e um ganho de conhecimento incrível com relação ao sistema, com esse estudo foi possível identificar a quantidade de projetos em atraso para uma futura ação de melhoria. Ou seja, além de ser uma incrível ferramenta de gestão útil para diversos tipos de utilizações, o histograma ainda demanda menos tempo para a execução se utilizado por sistemas automatizados como o Excel.

♦ Referências Bibliográficas: