Se  você é um empreendedor, ou esta querendo se tornar um e o ramo escolhido é de um restaurante, você está no lugar certo, onde você irá ver que o seu empreendimento é um projeto e que se for administrado de forma correta irá ser um projeto de sucesso.

Hoje em dia em meio a crise econômica que estamos vivendo, muitas pessoas estão pensando em abrir o seu próprio negócio. Nesse post, irei da como exemplo um restaurante. Para esse objetivo ser alcançado é necessário se ter um projeto, mais o que é um projeto ? Como gerenciar um restaurante ? Essas são algumas perguntas que serão explicadas nesse post.

O que é um projeto ?

Ao olharmos para o lado, podemos observar que muita das coisas que fizemos é um projeto e muito deles bem sucedidos. Exemplo de projetos são: criação de um software, criação de um novo produto, restruturação de um setor da empresa, entre outros.

Segundo Cleland e Ireland projeto consiste em uma combinação de recursos organizacionais para se criar algo que não existia anteriormente e que irá fornecer uma melhora na capacidade de desempenho, tanto no desenho quanto na execução de estratégias organizacionais.

Segundo o autor  André Bittencourt do Valle, um projeto deve ter temporariedade, singularidade e progressividade.

Um projeto é um empreendimento com tempo determinado e objetivo único. Um projeto deve ser planejado, controlado, conhecido, é preciso  atender as expectativas do cliente para isso, um gerente de projetos deve pensar como cliente não como fornecedor.

 

O que é um projeto de sucesso?

Como citado acima, o seu projeto (restaurante), pode ser considerado um projeto de sucesso, mais o que seria isso ? Cooper e Kleinschimidt (1987), Poolton
e Barclay (1998), Yap e Souder, (1994) identificaram várias características do produto que o impulsionam para o sucesso: baixo custo, alta qualidade, desempenho superior e atributos únicos, ou seja, culinária de ótima qualidade, preço acessível, promoções são alguns fatores que podem ajudar o seu estabelecimento se tornar um projeto de sucesso, atendendo as expectativas dos clientes.

 

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Figura 1: Projeto de Sucesso/ Fonte: Google

A figura acima nos faz lembrar de alguns restaurantes que usam o marketing para atrair os clientes e após conquistarem se mantém pelo sucesso de sua marca. Pelo Brasil e pelo mundo podemos ver muitos restaurantes e fast food que conquistam o cliente de um forma que se o mesmo viajar e achar a sua “marca” favorita muitas vezes não experimentam outros lugares por confiarem no seu favorito. E quando um projeto alcança esse nível, não pode se considerar um projeto de sucesso ? Claro que sim, alcançou os objetivos, as metas e a satisfação dos clientes. São exemplos de sucesso os seguintes estabelecimentos:

 

Figura 2: Restaurantes de Sucesso / Fonte: Google

Marcas e Fast Food tão conhecidos que para abrir um necessita pagar um alto valor de sua franquia para assim manter o mesmo cardápio, sistemas,  em todas as suas redes. Qual é a meta para o seu restaurante? Você já pensou em montar uma marca, uma franquia?

 

Como Gerenciar um Restaurante?

Para se abrir um restaurante é preciso planejar nome do restaurante, lugar que irá abrir, quantidades de funcionários que irá precisar, ver os custos necessários para começar por exemplo: fogão, mesas, freezers, criar metas… afinal isso não é um projeto ? Mas para se tornar um dono de um restaurante de sucesso, é preciso ser um empreendedor, entender de negócios, vou te da algumas dicas:

  1. É preciso deixar claro para os seus funcionários que eles são os melhores investimentos, que são uma equipe, que o sucesso do restaurante depende também deles.
  2. Está sempre inovando no menu, nos softwares de atendimento ao cliente para que o mesmo se sinta satisfeito com a comida e atendimento. Esses mesmos softwares podem ajudar no controle de vendas, controle de estoques.
  3. Está atento a tudo que acontece a sua volta, ter um diferencial dos demais restaurantes.
  4. Criar metas mensuráveis, realistas e precisas para que as mesmas sejam atingidas e buscadas no dia a dia.
  5. Um gerente precisa ser referencia para seus funcionários, saber ser flexível, resolver problemas que irão surgir de forma coerente e correta.
  6. Precisa conhecer o menu, preços, funcionários, fornecedores.
  7. Ser um eterno aprendiz, ouvir criticas sem medo e buscar sempre satisfazer o cliente.

Dentre as sete dicas citadas acima foi dita uma das coisas mais importantes em um restaurante: Fornecedores. Um bom fornecedor é aquele que tem os melhores preços, que entrega no prazo determinado, que tem os melhores produtos e para isso e necessário fazer um cotação entre diversos fornecedores para escolher aquele que atender as suas expectativas. Gerenciar um restaurante é esta envolvido diariamente em novos projetos, é criar novas formas de atendimentos, novas formas de propaganda, benefícios ao cliente, criar metas de aumento de vendas, é nunca parar de inovar, é buscar ter o diferencial dos demais.

 

Referências Bibliográficas

ANDRÉ BITTENCURT, Fundamentos do Gerenciamento de projeto, FGV , 3º edição, 2014

JOSÉ FINOCCHIO JR, Gerenciamento de Projetos, FGV, 3 º edição, 2014

 

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