Qual o papel principal  da logística no desenvolvimento de um  bom projeto? O que fazer para que ele seja bem sucedido?

Por que a logística  se tornou tão importante para das empresas no Brasil?

A logística é importante, pois é uma função que pode gerar para as empresas VANTAGENS COMPETITIVAS SUSTENTÁVEIS

  • Na visão dos clientes,o principal objetivo da  logística  moderna é agregar  ou manter o  valor dos produtos
  • Na visão dos produtores seu papel é  de  implementar, controlar o fluxo e armazenamento de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, de maneira eficiente e econômica, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências de seus clientes.

     O QUE É UM PROCESSO INTEGRADO NA LOGÍSTICA ?

 

WhatsApp Image 2017-09-06 at 11.22.25

Figura1-Processo integrado / http://engarrafadormoderno.com.br/notas/processo-integrado

 

Nas últimas décadas, as relações entre empresas e clientes sofreram grandes transformações. E essas mudanças têm acontecido de maneira cada vez mais veloz, tendo como fio condutor a busca dos consumidores não mais apenas por qualidade e bons preços, mas também por experiências gratificantes. Para atender a essas demandas, as organizações precisam reduzir custos, tornar seus processos mais ágeis e fazer com que seus pontos de contato direto com o público sejam cada vez mais eficientes. Foi assim que surgiu a noção de Logística Integrada.

O conceito significa, a integração de todo o processo logístico, da origem dos produtos às mãos do consumidor final. Isso é possível com a organização de um sistema inteligente capaz de controlar o fluxo logístico e coordenar todas as atividades. Um setor específico fica responsável por planejar, implementar e controlar todos os passos, tornando, desse modo, mais simples e ágeis os ajustes, em caso de falha e a prevenção dessas.

Quais são as funções do Lead Time  na logística ?

WhatsApp Image 2017-09-06 at 11.22.26

Figura 2 – importância do Lead Time para a Logística/ blog.conteflex.com.br/o-que-e-lead-time-em-logistica-e-qual-a-sua-importancia

 

Lead Time é um termo da engenharia da produção que vem se aplicando a cadeia de suprimentos. Esse conceito é utilizado para identificar o tempo que será necessário para repor um produto no estoque.

Para a reposição de um estoque é preciso levar em consideração: a quantidade mínima para iniciar a reposição do material, quanto tempo será necessário para efetuar a compra e quanto tempo o fornecedor demora para fabricar e entregar o material.

Dendro do Lead Time está contido:

  • Engineer-to-Order : O Lead Time de entrega é longo, porque não inclui apenas o Lead Time  de compras, mas também o de projeto.
  • Make-to-Order: O Lead Time de entrega é reduzido, porque se requer pouco tempo de projeto e o estoque é tratado como matéria-prima.
  •  Assemble-to-OrderO Lead Time de entrega é,ainda, mais reduzido porque o tempo de projeto não é necessário e o estoque de materiais está pronto para a montagem.
  • Make-to-Stock: O Lead Time de entrega é o menor de todos. O cliente possui pequeno envolvimento direto no projeto do produto.

 

Evolução da logística no Brasil

No Brasil a logística passou a ser disseminada posterior ao período da Segunda Guerra mundial, conforme cronologia:

Anos 70

Desconhecimento e abrangência do termo logística; Informática não era utilizada; Iniciativas no setor automobilístico principalmente em movimentação e armazenagem de peças. Em 1977 são criadas a ABAM (Associação Brasileira de Administração de Materiais) e ABMM (Associação Brasileira de Movimentação de Materiais) e 1979 surgem o IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais.

Anos 90

Inclusão de cálculos para estudos das relações, dispersões, movimentos etc., com foco em Administração de Matérias, Distribuição, Movimentação e Armazenagem de Matérias ;  Estabilização da economia foco em custo; Evolução de TI (Tecnologia da Informação) com desenvolvimento de softwares apara gestão de estoques e sistema de entregas; Privatização dos sistemas de distribuição e transporte;  Ascensão do e-commerce

Anos 2000 (Atual)

Com a implementação da logística nas empresas tivemos um grande aumento na produtividade, redução de custos, padronização de qualidade, foco no cliente, Além de um elevado número de SKU’S que possibilita as empresas a buscarem diferenciação em serviços.

Os principais itens de custo da logística estão associados a estoques, transportes, armazenagem e administrativo.

 

WhatsApp Image 2017-09-06 at 11.22.24

Figura 3 – Atividades e custos da Logística http://crowmatecemp.blogspot.com.br/2013/03/atividades-e-custos-da-logistica.html

Os custos com logística representam uma boa parte do valor repassado ao cliente final de um produto, portanto a empresa que conseguir se organizar bem nesse segmento irá diminuir o repasse de gastos a seu consumidor final. Os sistemas de armazenagem têm então papel fundamental para a organização do setor de logística da empresa, logo, eles também auxiliam que o consumidor pague mais barato pelos produtos da organização e se fidelize como consumidor da marca, ao invés das empresas concorrentes do segmento.

Um grande problema nas empresas é a divergência entre objetivos da Área comercial e a Área operacional, que se aplica na capacidade de produção, no prazo de entrega dos produtos, no custo média para a produção de determinado produtos.

Visto que a área operacional visa melhorar os resultados da empresa e aumentar o valor do patrimônio através da geração de lucro líquido oriundo das atividades operacionais.

A área comercial está diretamente relacionado com o marketing ,a administração de vendas é uma das ferramentas mercadológicas com que as empresas buscam no mercado recursos para fazer frente as suas despesas e atingir seus objetivos financeiros.E para se manter competitivo no mercado a empresa necessita está constantemente se reformulando e implementando novos produtos.

Benefícios da logística:

  • Visão geral das etapas que envolvem o processo;
  • Elaboração de projetos customizados, visando as necessidades dos clientes;
  • Ganho de agilidade e eficiência nos processos;
  • Vantagens competitivas
  • Maior confiabilidade no mercado

 

Contudo, é notório a importância do gerenciamento de projetos para com a logística no Brasil,visto que quando o projeto tem um bom planejamento,suas chances de obter um resultado satisfatório são bem maiores. É fundamental  estar preparado e saber lidar com alterações constantes no mercado. Assim tornando o projeto eficiente e bem sucedidos em diversas áreas de atuação.

 

Referências Bibliográficas 

Rosa Nóbrega,Tiago. HISTÓRIA DA LOGÍSTICA.Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/historia-da-logistica/50482/

Carlos da Silva Rezende,Antonio.CUSTOS DA LOGÍSTICA . Disponível em: http://crowmatecemp.blogspot.com.br/2013/03/atividades-e-custos-da-logistica.html:  

EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA. Disponível em: http://www.pb.utfpr.edu.br/daysebatistus/sintese_3.pdf

Sergio Alfredo Macore / Helldriver Rapper. LOGÍSTICA EMPRESARIAL. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/sergiomacore/logistica-empresarial-60354174  

O QUE É LOGÍSTICA .Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Log%C3%ADstica

 

Anúncios