Na vida sempre temos sonhos e projetos para realizar mas nem sempre sabemos quais metodologias usar para alcançar o fim desejado. Nesse texto é abordado os fatos mais comuns que envolvem  a gestão de incapacidades dentro da gerência pessoal de projetos.Será frisado a importância do planejamento,esforço,dedicação e outros temas para se chegar a meta desejada.Se você não sabe nem por onde começar um grande projeto na sua vida, experimente aplicar algumas das dicas abaixo para vencer a procrastinação de uma vez por todas.Quero leva-los a refletir o quanto do seu comportamento está afastando você dos seus sonhos e vou lhes dizer com muita certeza, parte disso está diretamente relacionado aquilo que não gosta de fazer ou não queremos encarar e que poderá te impulsionar a muitos resultados.

Vivemos em um universo que cada vez mais precisamos nos organizar para atender a demanda do dia a dia, portanto temos que manter um padrão mínimo de organização para nos tornarmos mais produtivos e melhorarmos nossa performance em todas as áreas que exigem nossa dedicação.Uma das formas de gerenciar o grande projeto que é nossa vida é definirmos propósitos,este é o ponto inicial  e final pelo qual muito de nós passamos a vida inteira procurando o motivo de nossa existência. O problema ocorre quando o individuo nunca investiu tempo em seu autoconhecimento,quando isso acontece vive-se uma vida totalmente sem sentido.

Um projeto proposto requer uma base estrutural para ser realizado e uma quantificação de prioridades para a gestão ser vitoriosa. Podemos observar que desde os primórdios da humanidade o homem sempre lidou com desafios que exigiram tempo, organização, delimitação de prioridade para, a partir de então, o projeto ser realizado e posteriormente ser avaliado como exitoso ou  não. O fato é que a partir do momento que nascemos nossa vida se torna um turbilhão de projetos e sonhos a ser cumprido  os quais perseguimos incessantemente, seja uma mãe que gere um projeto para ter um filho, um estudante que gere um projeto para passar no  vestibular ou até um executivo que gere projetos para obter mais lucros para empresa e satisfação para funcionários e clientes, tudo demanda preparação,esforço e dedicação.

 

Figura 1 –Relógio Ciclo da Vida.WhatsApp Image 2017-09-03 at 11.56.19

Fonte:  http://www.bemparana.com.br/reinventandose/boa-administracao-de-tempo-depende-de-organizacao-da-rotina/

O que ocorre nos dias atuais e acabou se tornando tendência é uma necessidade enorme das pessoas “abracarem o mundo” com grandes projetos sem ter uma preparação adequada e sem avaliar os riscos e oportunidades que cada situação traria para própria vida e para a vida das pessoas que estão ao redor, o que criou uma geração de frustrados emocionais em busca de objetivos perdidos,uma das maneiras de reverter essa frustração é se levantar, focar,priorizar e analisar qual será o próximo passo para atingir o objetivo traçado,lembrando  que logo no início temos que definir o que seria um sucesso de um projeto proposto em nossa vida entendendo,obviamente,que essa definição evoluirá com o tempo.

As conquistas planejadas com cuidado de cada detalhe nos levam a aprender a se tornar quem realmente devemos SER para TER aquilo que planejamos,sendo assim as pessoas que compreendem a importância em fazer escolhas mais conscientes na vida,são as que mais veem os resultados

Figura 2-Organização Diária

WhatsApp Image 2017-09-03 at 11.56.17

Fonte:http://www.administradores.com.br/

Um fator determinante para o sucesso pessoal em diferentes áreas é a forma que nos comunicamos. Esta importante ferramenta se torna fundamental uma vez em que todos os cenários que vivemos e imaginamos usamos esse instrumento como forma de transmitir nossos pensamentos e projetos. A comunicação é  um mecanismo que nos permite socializar e se aproximar das pessoas.

Um bom comunicador é sempre um bom ouvinte que no momento exato consegue transmitir uma ideia que pode mudar radicalmente uma situação e reverter danos que até então não teriam nenhum tipo de solução.

Figura 3 –Comunicação

img_2103-1

Fonte:http://www.studiocomunicacao.com/cases/chacrinha-quem-nao-se-comunica-se-trumbica-2/

Podemos ainda citar como grande elemento eficaz para o sucesso de um  projeto envolvido na nossa  vida a vontade para que dê certo,a princípio parece algo simples mas a vontade requer esforço e determinação.Em todos os projetos que elaboramos temos que ter comprometimento com o que é planejado.A vontade surge a partir desse comprometimento para que tudo ocorra da melhor forma possível. Temos que entender que todo esforço aplicado,todo tempo gasto será fundamental para que se tenha sucesso.

Para avaliar a performance de cada um dentro de um projeto  podemos trabalhar com indicadores de esforço que são aqueles que descrevem a foma como o trabalho é feito,cada detalhe pode ser um indicador de esforço porém não podemos cometer o erro de associar diretamente esforço ao resultado,nem sempre a relação entre eles é clara.Não tem nada de errado em trabalhar duro e se esforçar bastante, mas nem sempre isso será refletido nos resultados. Por isso, é importante ter tanto indicadores de esforço quanto de resultado.Os indicadores de resultado nos levam a compreender qual é o nosso rendimento dentro de um projeto,checando desse modo se não estamos aplicando esforço em algo que não está sendo produtivo.

Se você quer crescer, precisa se cercar de pessoas, climas e ideias que promovam crescimento. Começando por suas conversas internas e se expandindo para o cotidiano. Não alimente papos que diminuam os seus sonhos, que acabem com sua esperança, que coloquem em dúvida o seu potencial. Aliado a esse propósito temos que aprender a quebrar qualquer tipo de resistência a mudanças e nos adequar em cada situação buscando sempre a melhor performance possível.Outro detalhe a considerar é que reclamar não adianta nada, o que realmente conta é quantas pequenas vitórias vamos alcançando, pois são elas que nos dão uma motivação a mais para seguirmos em frente firmes e fortes.

Enfim, é preciso coragem, ousadia e muita dedicação para vermos nossos sonhos alcançados. Claro que no decorrer da nossa jornada vamos encontrar inúmeros obstáculos, mas os mesmos devem ser encarados como degraus que precisamos subir para atingirmos o ponto mais alto do pódio.

 

Referências Bibliográficas:

http://vidaorganizada.com/2011/05/30/como-definir-prioridades-e-executar-tarefas/ .Acesso em : 03 set. 2017.

http://www.administradores.com.br/. Acesso em:03 set.2017

http://www.empreendedoresweb.com.br/o-que-e-lideranca/. Acesso em: 03 set.2017

Covey, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas muito eficazes. São Paulo: Nova Cultura, 1989

http://douranews.com.br/opiniao/item/16152-a-import%C3%A2ncia-de-uma-boa-comunica%C3%A7%C3%A3o. Acesso em:05 set.2017

http://aempreendedora.com.br/o-valor-da-procrastinacao-e-seus-resultados-na-vida-pessoal-e-profissional/. Acesso em:07 set.2017