Em 1954 Abraham H. Maslow apresentou uma Teoria da motivação que revolucionou o estudo sobre os fatores que movimentam as pessoas e passou a fazer parte de uma das teorias mais conhecidas na área de Gerenciamento de Projeto. Mas qual é a importância da teoria de Maslow e de que forma podemos implantá-la em um projeto?

A teoria de Maslow pode ser explicada através de uma pirâmide que é conhecida como “Hierarquia das Necessidades”. O objetivo da pirâmide de Maslow é lidar com as necessidades e realizações das pessoas, podendo também ter seu objetivo ampliado para a área de Gerenciamento de Projetos. Segundo o Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. Visto que, um projeto somente é executado com a presença de pessoas, podemos então perceber o motivo pelo qual o gerenciamento dos recursos humanos se tornou um item imprescindível para o sucesso de um projeto. A teoria diz que é a motivação que nos coloca em ação. Vamos ver como essa ação é aplicada no Gerenciamento de Projetos.

A Teoria

Primeiramente, vamos entender o que Abraham Maslow propôs com seu estudo. Segundo ele, motivação é um estado de ânimo que tem como objetivo a satisfação das necessidades humanas. A famosa Pirâmide de Maslow trata-se de uma divisão hierárquica composta por 5 patamares. Em cada patamar encontramos estas necessidades que estão agrupadas de acordo com seu respectivo nível de prioridade, conforme a figura:

WhatsApp Image 2017-08-31 at 18.23.58
Figura 1 – Pirâmide de necessidade de Maslow / Fonte: http://www.tilivre.com.br/a-hierarquia-das-necessidades-e-a-motivacao-humana-por-maslow/

De acordo com Maslow, as necessidades de nível de mais baixo precisam ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. A ideia é que as necessidades sejam realizadas seguindo a ordem de seu nível hierárquico para no fim alcançar a auto realização.

 

A Hierarquia das Necessidades no Gerenciamento de Projetos

Aprendi na faculdade a importância do Gerenciamento de Projetos e como não só o sucesso do projeto é posto em jogo nas mãos de um engenheiro, como também vidas. Um projeto mal elaborado pode pôr em risco a segurança de seus trabalhadores, operários e clientes. Você, leitor, pode estar se perguntando como a motivação e a Teoria de Maslow vai ajudar neste caso. Bem, esta teoria aplicada no Gerenciamento de Projetos, vai poder maximizar a contribuição das pessoas durante o trabalho. Se temos profissionais motivados, temos maior probabilidade de termos um projeto sendo executado com sucesso.

A pirâmide de Maslow aplicada no Gerenciamento de Projetos passaria a ter uma interpretação mais relacionada ao âmbito profissional e empresarial, atendendo assim as necessidades das pessoas envolvidas no projeto, como podemos ver explicado na figura:

WhatsApp Image 2017-08-31 at 18.23.59
Figura 2 – Adaptação da Hierarquia das Necessidade / Fonte: Rachel Mostardinha(2017)

 

Podemos concluir que em Gerenciamento de projetos, também precisamos saber gerenciar e administrar as pessoas. A motivação se torna uma ferramenta muito importante não só para maximizar o desempenho do profissional, como também para atender a outros critérios importantes do projeto.

Uma pessoa desmotivada é menos produtiva e o tempo gasto para realizar uma tarefa acaba sendo maior, comprometendo assim, a performance, o prazo, o custo, a qualidade e por vezes a segurança do projeto. Da mesma forma como não podemos, por exemplo, construir um prédio sem ter um projeto bem elaborado, também não podemos executar este projeto sem as pessoas quem irão faze-lo. Por isso é importante estar atento às necessidades humanas que farão com que os profissionais possam atuar de forma plena e satisfatória dentro da equipe de trabalho. A ideia é que ao gerenciar qualquer projeto, não seja negligenciado fatores importantes que vão motivar e melhorar a performance de sua equipe.

 

Referências Bibliográficas:

Hierarquia de necessidades de Maslow. Blog Psicológos. Disponível em: <http://blogpsicologos.com.br/psicologia/desenvolvimento-humano/item/12-hierarquia-de-necessidades-de-maslow&gt;. Acesso em: 31 Aug. 2017.

INSTITUTE, Project Management. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia pmbok)/ guide to the project .. Place of publication not identified: Project Management Inst, 2009.

JUNIOR, / Nelson Biagio. A Pirâmide de Maslow e o Gerenciamento de Projetos. Nelson Biagio Junior. Disponível em: <https://elsprojetos.wordpress.com/2016/05/31/a-piramide-de-maslow-e-o-gerenciamento-de-projetos/&gt;. Acesso em: 31 Aug. 2017.

Maslow: A Hierarquia das Necessidades. Portal Administração – Tudo sobre Administração de Empresas. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2014/09/maslow-e-hierarquia-das-necessidades.html&gt;. Acesso em: 31 Aug. 2017.

MASLOW, Abraham H.. Motivation and personality. New York: Harper, 1954.

Anúncios