Como a entrada de Neymar no Paris Saint-German pode ser analisada sob o viés da Gestão de Projetos.

WhatsApp Image 2017-09-04 at 13.20.38

Imagem: Tweet / https://twitter.com/neymarjr/status/80272374666235904 acesso em 08/2017

 Projeto é “um processo único que consiste em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos” (ISO 10006, 1997).

Sem melhor definição para relacionar a gestão de projetos com o novo contrato milionário de Neymar, que em agosto deu adeus ao Barcelona e passa a entrar em campo com o Paris Saint-German, é possível perceber que gerenciar um projeto vai da construção de uma casa, um objetivo pessoal ou organizacional, à compra de um jogador. Qualquer projeto envolve transformações e assim como uma organização prepara seus funcionários para um novo Sistema Operacional, por exemplo, o time mais famoso da França adquiriu Neymar e preparou a equipe, torcedores (através de muitas propagandas e produtos) e stakeholders para tal feito. A partir daí, é possível falar sobre o tema deste texto: a gestão de mudanças, que em linhas gerais nada mais é do que assegurar que a mudança exigida ocorra.

Ela se inicia antes de um projeto e estende-se até depois do término dele. Dessa forma, supõe-se que antes mesmo da transição de Neymar ser finalizada, foi feita uma análise de riscos onde se encaixam perguntas como o que facilitaria e o que impediria essa mudança. Apesar de ser um grande e importante passo para as organizações, implementar mudanças é sempre um desafio, especialmente porque envolve pessoas que podem ser resistentes a ela.

Para que seja bem-sucedida, certos pontos como cultura e o ambiente empresarial devem ser destacados. Quais serão as influências das tomadas de decisão? Que impacto essa transformação poderá trazer? De fato, foi pensado se Neymar seria bem recebido pelo time e especialmente pela torcida. E a resposta para isso veio extremamente positiva já que em apenas um dia, o clube vendeu 1 milhão de euros em camisas e o jogador Brasileiro foi ovacionado por longos minutos em sua recepção no estádio.

Para Newton (2011), há dois aspectos fundamentais que o gestor de projetos deve entender para entregar qualquer tipo de mudança: o ponto de vista dos participantes na organização afetados pela mudança e o ponto de vista das operações gerais no negócio, sobre como ela vai afetar a empresa e tentar maximizar os aspectos positivos e minimizar os negativos.

Para a eficácia da implementação de uma nova ferramenta ou processo, é preciso

  • Definir funções e procedimentos – Neymar vai jogar em que posição? Quais estratégias do time atual deverão ser alteradas?
  • Fornecer qualquer treinamento e desenvolvimento necessário – Neymar e vários outros jogadores possuem suas habilidades próprias, mas é preciso constante treinamento em grupo, fisioterapia, e os melhores serviços para um jogador de alto padrão como ele
  • Não sobrecarregar alguém com muitas mudanças ao mesmo tempo – Imagine se metade do time fosse mudado e toda a estratégia de jogo conhecida até agora também fosse alterada. As pessoas participam da mudança, não são apenas afetadas por ela.

É importante ressaltar que a motivação é de extrema importância para qualquer transformação e é preciso crer na mudança. A gestão de desempenho e recompensas coerentes também contribuem para o desenvolvimento desse incentivo. Um time de futebol entra em campo para ganhar a partida, se prepara por longos meses para ganhar a taça do campeonato, por exemplo.

Newton (2010) menciona que “A gestão de mudanças oferece um conjunto de teorias e ferramentas que se estende além da gestão de projetos e que é essencial para entregar a mudança sustentada que muitos projetos exigem”. Ao falar de ferramentas, pode-se fazer um paralelo com diversas técnicas usadas para melhorar a eficiência organizacional ou a mudança competitiva, que nesse caso se aplicam à situação do PSG e são algumas delas: reprojeto, inovação, melhoria de processo e em especial o Seis sigma.

WhatsApp Image 2017-09-01 at 22.43.18

Imagem: Gestão de Mudanças / Fonte: https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-royalty-free-mude-o-fluxograma-da-gest%C3%A3o-image29266125

 

O seis sigma é uma ferramenta de qualidade que implementa melhorias nos processos internos de uma empresa e visa como consequência aumentar os lucros para que se torne mais competitiva no mercado e analogamente ao caso discutido, é exatamente isso que o Paris Saint German está realizando com a compra de Neymar. Um clube muito famoso, adquire um jogador carismático, habilidoso e espera dele bons resultados nos jogos.

Robinson e Robinson (1992) citam um ponto-chave relativo às mudanças: Ao dividir o trabalho em tarefas especializadas, deverá ser dado um cuidado especial na seleção das pessoas que irão preencher as posições especializadas. Como já exemplificado anteriormente, o time com um novo jogador funciona exatamente da mesma forma? O técnico pode decidir trocar posições e formação de estratégias de jogo.

Em suma, transformações são inevitáveis uma hora ou outra, e a gestão de mudanças é uma alternativa concreta e bem renomada no universo do gerenciamento, inclusive o HuCMI (Human Change Management Institute) possui duas certificações para essa especificação do gestor de projetos.

É importante estar preparado e saber lidar com alterações. Esta reflexão é tão antiga que o filósofo Pré-Socrático Heráclito, distante da realidade atual e certamente fora do contexto de gerenciamento de projetos já estava correto em dizer “Nada existe de permanente senão a mudança”.

Referências bibliográficas

http://veja.abril.com.br/placar/efeito-neymar-psg-vende-1-milhao-de-euros-em-camisas-em-um-dia/ acesso em Agosto de 2017

Newton, Richard. – O gestor de Proejtos – 2ª Edição – Pearson Education do Brasil – São Paulo, 2010

http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/gestao-mudanca-organizacoes/  acesso em Agosto de 2017

http://www.fm2s.com.br/gestao-de-mudancas/  acesso em Agosto de 2017

https://www.tiespecialistas.com.br/2015/06/gestao-de-mudancas-no-gerenciamento-de-projetos/https://endeavor.org.br/seis-sigma/  acesso em Agosto de 2017

Anúncios