Você é o Gerente do Projeto mais importante de todos, o projeto da sua vida.

De duas coisas se constrói a vida: Sonhos e Planejamentos.

Do mesmo se constrói viagens, principalmente as mais marcantes.

Seja o Gerente do seu Projeto de Intercâmbio!

 

Um projeto é constituído por um conjunto de ideias e tem como fim colocá-las em prática para alcançar um objetivo estabelecido inicialmente. O Gerenciamento de Projetos está presente para que esses objetivos estejam sempre em foco e para garantir que o projeto não ultrapasse seus limites de recursos. Desta forma, torna-se possível atingir as expectativas de todas as partes envolvidas e obter um projeto de sucesso.

Mas de que projeto estamos falando? Projeto de Produtos? Projeto de Serviços? De todos!

Nossa vida é repleta de projetos, aliás, nossa vida é um projeto, o qual estamos gerenciando a todo tempo, com novas ideias e objetivos, sempre almejando a realização pessoal.

Ao longo da vida fazemos muitos planos, com 15 anos muitos querem realizar uma festa perfeita, com 18 queremos entrar para a faculdade dos nossos sonhos.. e daí em diante, o nosso maior projeto passa a ser fazer algo que marque nossa vida com lembranças incríveis e até mesmo descobrir quem somos. Mesmo que seja necessário viajar ao outro lado do mundo para que isso seja possível.

Mas de que projeto estamos falando? Um Projeto de Intercâmbio!

“Uma viagem é um exemplo excelente para um projeto pois ela tem um escopo muito claro e um período mais ainda. Um projeto é algo que necessariamente tem um fim predeterminado, a condução do projeto deve levá-lo do planejamento à sua conclusão dentro dos prazos estabelecidos, escopo e custos definidos” (Eduardo Maçan, 2009).

Muitas pessoas têm aptidão por viagens, querem conhecer o mundo e todas suas culturas e diversidades, e muitas pessoas não querem apenas conhecer, mas também vivenciar tudo isso por um determinado período de tempo.

Então você decide que seu próximo objetivo de vida é realizar um intercâmbio, arruma as malas e Bon Voyage?

Não exatamente.

Como em todos os projetos, há muito envolvido em seu desenvolvimento, antes que ele possa obter o sucesso desejado pelas partes envolvidas.

Então você decide que seu próximo objetivo de vida é realizar um intercâmbio, abre seu bloco de notas e começa o seu Gerenciamento de Projeto.

É comum a ideia de que a primeira decisão a ser tomada é a escolha do seu destino, bastando pesquisar sobre os países e fazer uma escolha. Porém, com 193 países no mundo, seria completamente improdutivo pesquisar sobre cada um deles para se decidir, por isso, o ideal, é que a primeira coisa a ser feita seja Definir Seu Objetivo.

Um intercâmbio pode ter diversos objetivos, como aprender uma nova língua, realizar um curso de sua área profissional ou até mesmo trabalhar nela.

Assim, se seu objetivo for aprender inglês, por exemplo, já é possível descartar todos os países que não possuem o inglês como língua oficial. Já se seu objetivo for de arranjar um trabalho, é importante selecionar os países que possuem um bom mercado de trabalho na sua área.

WhatsApp Image 2017-08-29 at 13.57.16Figura 1: A difícil escolha de um destino de intercâmbio / Fonte- O Sul

Após definir seu objetivo, a lista de países estará bem menor, mas ainda será difícil escolher apenas um, sendo importante Pesquisar Sobre As Oportunidades de Emprego destes países. Isso porque, mesmo que seu objetivo principal não seja um trabalho na sua área profissional, muitas pessoas optam por arranjar um emprego de meio período para ajudar a cobrir as despesas durante o Intercâmbio, além de ser uma ótima oportunidade de vivenciar ainda mais a cultura local. Sendo assim, só restarão os países que possuem inúmeras oportunidades de trabalhos de meio período e que tenham uma boa aceitação a estrangeiros, para que as chances de você ficar desempregado sejam quase inexistentes.

Uma das coisas mais importantes dentro de um projeto é ter um orçamento bem definido, ou não será possível obter sucesso. Por exemplo: Se uma empresa quer construir um prédio mas só tem dinheiro suficiente para que ele tenha 3 andares, ela precisa saber disso antes de começar a construí-lo, ou, o resultado pode ser um prédio de 6 andares, inacabado e com dívidas enormes.

O mesmo se aplica a um Intercâmbio, é muito importante Calcular Seu Orçamento, afinal, é um grande período que você estará longe de casa, sendo diversas as despesas que devem ser levadas em conta. Além disso, cada país tem seu preço, então todo seu orçamento possível deve ser levado em conta na hora de escolher um destino, para que o dinheiro não acabe quando ainda não estiver nem na metade da viagem. Por isso, deve-se pesquisar preços de passagem, visto (caso necessário), acomodação, seguro viagem, alimentação, cursos (casos seja seu objetivo), entre outras coisas de seu interesse pessoal.

WhatsApp Image 2017-08-29 at 13.57.12Figura 2: Calculando seu orçamento / Fonte- Pé Na Estrada

Por último, depois de analisar todos esses passos, provavelmente a lista de possíveis destinos já estará bem menor e alguns Fatores Pessoais podem ser o que falta para a escolha de seu destino. Fatores como clima, pessoas, entretenimento local, cultura, comida e tudo o que você gostaria que tivesse no local onde irá passar um período da sua vida. Com isso, você finalmente terá escolhido sua casa temporária, seu destino.

WhatsApp Image 2017-08-29 at 13.57.15Figura 3: A decisão do destino / Fonte- Via Campos

E então o destino já foi escolhido, hora de fazer as malas e Buon Viaggio?

Não tão rápido! Seu projeto continua em construção, ainda é necessário definir um prazo, no caso, a data de sua viagem e claro, a duração dela.

E assim, começa o gerenciamento de todos aqueles objetivos definidos anteriormente. Após pesquisar tudo sobre o país escolhido, saberá o prazo que precisa para organizar toda sua viagem, prazo em que deverá, juntamente com o conhecimento de seu orçamento, resolver as burocracias de passaporte e visto, comprar as passagens, encontrar acomodações, fazer um seguro viagem, planejar seu roteiro, controlar a ansiedade, se despedir da família e, enfim, arrumar as malas.

WhatsApp Image 2017-08-29 at 14.00.42Figura 4: Hora de decolar / Fonte- Brunch

 

O grande dia chegou, seu projeto foi concluído com sucesso e esta é a hora de desfrutá-lo, sem grandes imprevistos, sem problemas financeiros e sem arrependimentos durante a viagem, pois tudo foi gerenciado cautelosamente por você, o Gerente do Projeto.

A gestão de projetos está diretamente relacionada com diversas atividades e planos durante o cotidiano de nossas vidas. Uma viagem de intercâmbio é um projeto com um objetivo bem definido a ser alcançado e se molda aos recursos disponíveis pelos stakeholders, além de ter um prazo estipulado previamente. Por isso, torna-se de extrema importância o gerenciamento deste projeto, para que as chances de imprevistos sejam pequenas e o projeto conquiste tudo o que foi planejado, sem exceder os recursos do viajante.

Buen Viaje!

 

Referências Bibliográficas

Links da Internet

MAÇAN, Eduardo. Gestão de Projetos: uma viagem à itália. Disponível em: <http://eduardo.macan.eng.br/trabalho/gestao-de-projetos-uma-viagem-a-italia/>. Acesso em: 23 Ago. 2017.

Netproject. Gerenciando Projetos de Vida. Disponível em: <http://netproject.com.br/blog/gerenciamento-de-projetos-de-vida/>. Acesso em: 24 Ago. 2017.

PRADO, Alyssa. Como escolher o destino de intercâmbio perfeito para você. Disponível em: <http://alyssaprado.com/como-escolher-destino-de-intercambio/>. Acesso em: 24 Ago. 2017.

Project Builder. Gestão de Projeto – “O que é e para que serve?”. Disponível em: <http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/conhecimentos/o-que-e-gestao-de-projetos-e-para-que-serve>. Acesso em: 23 Ago. 2017.

Figura 1

O SUL. Procura de jovens por viagens de intercâmbio cresceu 22% nos últimos 12 meses. Disponível em: <https://www.google.com.br/amp/www.osul.com.br/procura-de-jovens-por-viagens-de-intercambio-cresceu-22-nos-ultimos-12-meses/amp/>. Acesso em: 29 Ago. 2017.

Figura 2

PÉ NA ESTRADA. Dinheiro na viagem: qual a melhor opção? Disponível em: <http://www.penaestrada.blog.br/dinheiro-na-viagem/>. Acesso em: 29 Ago. 2017.

Figura 3

VIA CAMPOS. Campos do Jordão. Disponível em: <http://viacampos.com.br/blog/4-dicas-na-hora-de-escolher-o-destino-da-sua-proxima-viagem/>. Acesso em: 29 Ago. 2017.

Figura 4

BRUNCH. Disponível em: <https://brunch.co.kr/@pencial06/11>. Acesso em: 29 Ago. 2017.

Figura em Destaque

POL TRIPS. Perguntas Clave Antes De Viajar. Disponível em: <http://poltrips.com/2016/06/21/las-preguntas-clave-antes-de-viajar/>. Acesso em: 25 Ago. 2017.