Você sabe qual a importância do gerenciamento de projeto na logística?

Neste post, vamos conhecer o que é logística e como podemos utilizar o gerenciamento de projetos para alcançar resultados e melhorias na organização.

Quando se fala em logística a maioria das pessoas tem a percepção de logística como a última etapa que é a entrega e faz uma associação comum de logística com transporte. Essa é uma das atividades que a logística cuida, mais não é só isso. Então o que é logística?

 

img_2028

FIGURA 1: O QUE É LOGÍSTICA?

FONTE: http://talegal.com/wp-content/uploads/2011/05/logist.jpg

 

Ronald H. Ballou (2006) tem a seguinte definição:

“Uma definição dicionarizada do termo logística é a que diz: o ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações”.

Em uma visão mais ampla, temos o seguinte conceito sobre logística, segundo o Council of Logistic Management (Conselho de gestão de logística) O processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e informações relativas desde o ponto de origem até o consumidor final, com o propósito de atender as exigências dos clientes (CLM,1991).

A partir destas definições, podemos entender a importância e porque hoje a logística é tratada como um assunto estratégico para as empresas, que procuram diminuir o tempo entre compra de insumos, produção de bens e/ou serviços e sua entrega no destino final, de acordo com o desejo do cliente, levando-se em conta menor custo e maior qualidade.

A exigência do mercado hoje é conseguir fazer mais com recursos que é dado ou conseguir fazer mais com menos recursos. Esse é um desafio constante das organizações e da logística.

 

img_2029

FIGURA 2: PROJECT MANAGEMENT

FONTE: http://www.cpdec.com.br/wp-content/uploads/2015/12/project-management_1-2-368×227.jpg

 

Em mercados cada vez mais competitivos, desenvolver estratégias que ajudam a promover um diferencial é fundamental para se manter no mercado. Especialmente para a logística, que é a responsável por um dos maiores gastos que uma empresa absorve.

Uma alternativa para se alcançar esses objetivos de reduzir custos e otimizar as operações é por meio do gerenciamento de projetos logísticos. Apesar de não ser uma tarefa simples, manter uma boa gestão ajuda a otimizar os investimentos, direcionar as melhorias necessárias e obter o retorno adequado.

Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio e, assim, melhor competir em seus mercados . Project Management Institute (PMI).

Entre as melhores práticas para esse gerenciamento, podemos citar:

 

Definição dos objetivos do projeto

O primeiro passo é definir a razão de ser do projeto, que pode ser aumentar a produtividade ou melhorar os resultados do transporte, por exemplo. Esse propósito vai depender da realidade da sua empresa, quais necessidades precisam ser atendidas e o que ela busca no mercado.

Essa definição de metas é uma das principais responsáveis pelo sucesso do projeto, uma vez que são elas que orientam sobre quais ações devem ser tomadas pela equipe.

Criação métricas para acompanhar os resultados

Esse aspecto também é fundamental para garantir o sucesso de um projeto logístico. É por meio da definição das métricas e o acompanhamento de indicadores de desempenho que os gestores conseguem ter uma visão clara do andamento do projeto e se ele está condizente com o resultado esperado.

Caso a performance esteja aquém, o gestor possui informações suficientes para intervir e identificar quais ações de melhoria precisam ser implementadas.

Coleta de dados e informações

Essa etapa está diretamente ligada ao acompanhamento das métricas. Somente com o controle das informações relevantes é que se consegue projetar as ações necessárias para corrigir falhas e promover melhorias nas etapas do projeto.

Se elas estiverem organizadas adequadamente, fornecem uma visão geral de todas as fases e permitem que o gestor compreenda os processos e desenvolva decisões mais acertadas, nos momentos adequados.

Análises detalhadas

Nessa etapa é que se usa os dados coletados e as métricas como base para analisar os processos. Com o detalhamento, consegue-se saber se os objetivos que foram determinados lá no início podem realmente ser alcançados.

Caso as metas sejam realistas e o desenvolvimento adequado proporcione o alcance, o projeto pode ser continuado como planejado. Caso contrário, é preciso realizar alterações na fase de planejamento, o que pode envolver a alteração dos objetivos e a refação de todas as etapas anteriores, com base nas novas premissas.

Criação de um plano para o projeto logístico

Por fim, depois que todos os aspectos anteriores estão definidos, é o momento de criar o plano do projeto logístico. No documento devem conter todas as fases que devem ser seguidas, tanto pelas equipes, quanto por todos os responsáveis e envolvidos nos processos, para que o objetivo seja alcançado.

Além disso, também se deve definir quais são os recursos necessários para a execução de cada fase, o que envolve mão de obra, máquinas e equipamentos, tempo e capital. Também é preciso elaborar um cronograma e estabelecer as datas de início e conclusão para cada fase.

Feito isso, é hora de partir para a parte prática de tudo que foi planejado e executar as tarefas. Contudo, é preciso manter o monitoramento (a fim de identificar desvios e tomar as ações necessárias) para garantir que as expectativas sejam atendidas como esperado.

Como se pode ver, a criação de um projeto logístico é fundamental para promover melhorias estruturadas na empresa e alcançar resultados aprimorados como um todo, desde a administração de materiais, até a melhoria no atendimento aos clientes.

Um exemplo de empresa que está sempre desenvolvendo estratégias e inovando para se manter no mercado exigente é a Amazon.

img_2030

FIGURA 3: DRONE DA AMAZON

FONTE: https://timedotcom.files.wordpress.com/2014/12/ap726455992610.jpg?quality=85

 

Hoje a Amazon já está empregando nos Estados Unidos pequenos malotes via drone. Em um esforço para oferecer entregas mais rápidas aos clientes, fez parcerias com empresas de transporte aéreo. Com isso, a varejista mostrou sua ambição de inovação em logística.

A empresa também tem experimentado outros meios de transporte e acredita que esses meios de entrega de produtos são uma estratégia importante para atender as crescentes demandas de seu negócio.

É notório a importância do gerente de projetos olhando e criando toda a estrutura dentro dessa operação logística.

 

Referências Bibliográficas:

BARCAUI, A. Gerente Também é Gente – um romance sobre gerência de projetos. Rio de Janeiro: Ed. Brasport, 2006.

CPDEC. A Importância da Comunicação no Gerenciamento de Projetos. Disponível em: http://www.cpdec.com.br/a-importancia-da-comunicacao-no-gerenciamento-de-projetos/ . Acesso em: 31 ago. 2017.

CX CARGO X. Um Panorama Sobre Projeto Logístico Nas Empresas. Disponível em: https://cargox.com.br/blog/um-panorama-sobre-projeto-logistico-nas-empresas . Acesso em: 30 ago. 2017.

IETEC. Logística: Uma Visão Geral e a Importância do Controle de Estoques. Disponível em: http://www.ietec.com.br/imprensa/logistica-uma-visao-geral-e-a-importancia-do-controle-de-estoques/. Acesso em: 26 ago. 2017.

MANDAÊ. Lições Incríveis de Inovação em Logística da Amazon para seu e-commerce. Disponível em: https://www.mandae.com.br/blog/licoes-incriveis-de-inovacao-em-logistica-da-amazon/ . Acesso em: 01 set. 2017.

PAINEL LOGÍSTICO. Projeto Logístico, Conceito ou Definição? Disponível em: http://www.painellogistico.com.br/projeto-logistico-conceito-ou-definicao/.Acesso em: 26 ago. 2017.

PMI. O que é gerenciamento de projetos? Disponível em: https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUS/WhatIsProjectManagement.aspx. Acesso em: 02 set. 2017.

VALERIANO, D. Moderno Gerenciamento de Projetos – 2ª Edição – Pearson Education do Brasil – São Paulo, 2015

YouTube. Branco Campinas do PMI São Paulo. Gerenciamento de projetos logísticos – Renato Binoto. Disponível em: https://youtu.be/P-GQ6Bc3atU. Acesso em: 26 ago. 2017.