A aplicação de metodologias no Gerenciamento de Projetos é considerada fator crítico de sucesso. Essas metodologias cada vez mais estão sendo aplicadas em busca de um melhor desenvolvimento, garantias de eficiência e sucesso ao gerir projetos.

Project In Controlled Environment (PRINCE2®) é uma metodologia de grande sucesso e eficiência para gerenciamento de projetos, sendo muito utilizada no mundo inteiro em mais de 150 países.

Mas o que é essa metodologia PRINCE2? Quais seus benefícios?

Vamos conhecer essa metodologia tão difundida pelo mundo e que já se tornou um padrão no gerenciamento de projetos.

Surgimento da Metodologia PRINCE2

Inicialmente vamos conhecer a história do surgimento e do desenvolvimento da metodologia PRINCE2.

Em 1989, no Reino Unido, foi desenvolvido uma metodologia para ser aplicada como padrão de gerenciamento de projetos de TI do governo Britânico. Esta metodologia foi nomeada de PRINCE que originalmente foi baseada no PROMPT, um método de gerenciamento de projetos, criado pela empresa Simpact Systems Ltd. O PROMPT em 1979 foi o método adotado pelo Governo Britânico para ser utilizado em todos os projetos de sistemas de informações do Governo Inglês. Este método foi então substituído em 1989 com o lançamento da metodologia PRINCE.

WhatsApp Image 2017-08-30 at 17.56.15Figura 1 – Surgimento e evolução do PRINCE /  Fonte: MANAGEMENTPLAZA – http://managementplaza.es/blog/breve-historia-de-prince2

 

Ao longo do tempo a metodologia PRINCE foi revisada e aperfeiçoada, sendo desenvolvido um novo método melhorado e mais eficaz que poderia ser aplicado a qualquer projeto. Então em 1996 foi lançado a PRINCE2 pelo governo Britânico como um método para gerenciamento de projetos.

 

Agora que já conhecemos a sua origem, o que vem a ser a metodologia PRINCE2?

PRINCE2, abreviação de Projects In Controlled Environments (Projetos em ambientes controlados), é uma metodologia de gerenciamento de projetos que pode ser aplicada a qualquer tipo de projeto. Ela se adequa aos projetos independente de sua origem, tamanho, tipo ou organização responsável.

 Esta é uma metodologia consistente, baseada em anos de experiência de vários gerentes e equipes de projetos e reúne um completo conjunto de conceitos e processos de gerenciamento de projetos capazes de endereçar, de forma efetiva, a atividade de gerenciar qualquer projeto. PRINCE2 é reconhecido como um produto internacional de classe mundial e é um método padrão para gerenciamento de projetos não apenas porque ele engloba vários anos de boas práticas em gerenciamento de projetos e disponibiliza uma abordagem flexível e adaptável para todos os projetos. Ele é um método de gerenciamento de projetos desenhado para disponibilizar um Framework abrangendo uma grande variedade de disciplinas e atividades necessárias para um projeto. As organizações que adotam o método como padrão podem melhorar substancialmente sua capacidade organizacional e maturidade em diversas áreas de atividade, garantindo ótimos resultados, desenvolvimentos e eficiência.

 O gerenciamento de projetos é definido pelo PRINCE2 como “o planejamento, delegação, monitoramento e controle de todos os aspectos do projeto, e a motivação de todos os nele envolvidos, para atingir os objetivos do projeto respeitando as metas esperadas de desempenho de tempo, custos, qualidade, escopo, benefícios e riscos.”

 

WhatsApp Image 2017-08-30 at 17.56.15 (1)

Figura 2– METODOLOGIA PRINCE2 / Fonte: Rosamilha – Excelência em Projetos <http://nelsonrosamilha.blogspot.com.br/2014/12/uma-introducao-ao-prince2.html&gt;

 

O PRINCE2 é adotado como padrão para todos os projetos do governo britânico há muitos anos com altas taxas de sucesso. É mantido oficialmente pelo OGC (Office of Government Commerce) e os seus direitos autorais pertencem à Coroa Britânica. Atualmente, o PRINCE2 é utilizado em mais de 150 países e é considerado um dos métodos de gerenciamento de projetos mais utilizado no mundo, se não o mais utilizado!

A metodologia é publicada através do manual chamado “Gerenciando Projetos de Sucesso com o PRINCE2”. O OGC e sua equipe de autores e colaboradores é responsável pela manutenção e distribuição do manual do PRINCE2 atualizado e por suas traduções em diversos idiomas pelo mundo, incluindo o português.

 

WhatsApp Image 2017-08-30 at 17.56.16

Figura 3 – Capa do manual Gerenciando Projetos de Sucesso com o PRINCE2 / Fonte: Livraria Cultura <https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/administracao/contabilidade/gerenciando-projetos-de-sucesso-com-prince2-40038485&gt;

Estrutura do PRINCE2

O PRINCE2 é estruturado por quatro partes consideradas elementos integrados. Estes elementos são os princípios, temas, processos e por fim as adequações.

 PRINCÍPIOS

Os sete princípios são orientações obrigatórias e boas práticas que determinam se o projeto está sendo genuinamente gerenciado de acordo com o método PRINCE2. Eles ditam o que deve ser acordado e verificado no projeto e são os seguintes:

  •   Justificativa contínua do negócio
  •   Aprender com a experiência
  •   Papéis e responsabilidades bem definidos
  • Gerenciar por estágios
  • Gerenciar por exceção
  • Foco em produtos
  • Adequar ao ambiente do projeto 

 TEMAS

 Os temas descrevem aspectos do gerenciamento de projeto que devem ser tratados continuamente e que explicam o tratamento específico que o PRINCE2 requer e necessita para as disciplinas de gerenciamento de projetos. Os temas são:      

  • Business Case
  • Organização
  • Qualidade
  • Planos
  • Risco
  • Mudanças
  • Progresso

 PROCESSOS

 Os processos representam as etapas que devem ser realizadas ao longo do ciclo de vida do projeto, abrangendo do início ao fim verificações, recomendações e responsabilidades. São sete processos:

  • Starting Up a Project (SU)
  • Directing a Project (DP)
  • Initiating a Project (IP)
  • Managing a Stage Boundary (SB)
  • Controlling a Stage (CS)
  • Managing Product Delivery (MP)
  • Closing a Project (CP)

 ADEQUAÇÕES

 A Adequação do PRINCE2, trata da necessidade de adequar o PRINCE2 ao contexto específico do projeto. Reforçando a flexibilidade do Framework do PRINCE2 que pode ser adequado a qualquer tipo e porte de projeto. Este Elemento responde a uma das perguntas mais comuns de um gerente de projeto: “Como melhor aplicar o PRINCE2 a meu projeto ou ambiente?”

 

WhatsApp Image 2017-08-30 at 17.56.18

 Figura 4 – Estrutura do PRINCE2 / Fonte: MURRAY, 2011

Benefícios do PRINCE2

  • Incorpora práticas e governança estabelecidas e comprovadas como melhores práticas;
  • Pode ser aplicado a qualquer tipo projeto e a qualquer tipo de organização;
  • É amplamente reconhecido e entendido;
  • Promove linguagem comum, possibilitando um vocabulário comum a todos os participantes do projeto, possibilitando a comunicação efetiva;
  • Promove o reconhecimento explícito de Papéis e Responsabilidades; dessa forma os participantes compreendem os papéis e necessidades de cada um, permitindo a existência de uma estrutura definida para responsabilização, delegação, autoridade e comunicação.
  • Foca no Produto (entregas), que clarifica (para todas as partes) o que o projeto irá entregar, por quê, quando, por quem e como. Com esse foco é que os planos são desenhados para satisfazer os diferentes níveis da equipe, melhorando a comunicação e o controle;
  • Tem planos baseados nas necessidades das equipes;
  • É baseado na Gestão por Exceção, que possibilita a eficiência e eficácia na utilização do uso e suporte da gestão executiva;
  • Tem foco na viabilidade/desejo de forma baseada no Business Case. Mais que concluir o projeto, o mesmo tem que trazer benefícios;
  • Tem estrutura de Relato definida com foco econômico do projeto;
  • Stakeholders representados em diversos níveis. As partes interessadas (stakeholders) são representadas no planejamento e na tomada de decisão;
  • Adotar o PRINCE2 possibilita o aprendizado e a melhoria contínua, promovendo o aumento da Maturidade no Gerenciamento dos Projetos;
  • Promove uma abordagem consistente para o trabalho que possibilita a reutilização dos ativos; também promove a mobilidade dos recursos e reduz o impacto das mudanças na equipe;
  • É uma valiosa e poderosa ferramenta de diagnóstico, facilitando a avaliação, garantia e auditoria do trabalho do projeto.

 

Gerenciar um projeto é um empreendi­mento, uma tarefa complexa e desafiadora com incertezas e mudanças. Sem uma metodologia definida, todos os envolvidos terão ideias diferentes sobre como o trabalho deverá ser organizado ou como o projeto deverá ser completado. Sem um mé­todo, o projeto dificilmente será finalizado dentro das expectativas de custo, tempo e qualidade, principalmente em projetos de grande porte.

 

 

WhatsApp Image 2017-08-30 at 17.56.14

Figura 5 – Logo PRINCE2 / Fonte: Fernandocolleone  <https://www.fernandocolleone.com/single-post/2015/04/25/PRINCE2-O-que-%C3%A9&gt;

 

Com a utilização do PRINCE2 há um gerenciamento con­trolado das mudanças em termos de investi­mento e retorno, um ativo envolvimento dos usuários e das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto. Essa metodologia possui uma abordagem que distingue o gerenciamento do projeto do desenvolvimento dos produtos e serviços com isso pode ser aplicada na elaboração de projetos de qualquer segmento de mercado independe do seu porte, desde a construção de um navio até o desenvolvimento de um sistema de informação.

Os gerentes de projeto que utilizam o PRINCE2™ são capazes de utilizar uma estru­tura para delegação, autoridade e comunica­ção e ter definidos todos os pontos durante o projeto. Desta forma, todos os riscos serão revistos e analisados e haverá uma sistemática natural para o geren­ciamento de riscos.

 

Referências Bibliográficas

FABIOCRUZ. Introdução PRINCE2.

Disponível em:

< http://www.fabiocruz.com.br/oprince2/prince2-intro/> Acesso em 28 Agos. 2017.

PROJEC BUILDER. Quais são os principais padrões de gerenciamento de projetos?

Disponível em:

<https://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/conhecimentos/quais-sao-os-principais-padroes-de-gerencia-de-projetos > Acesso em 29 Agos. 2017.

PROJETO DIÁRIO. O que é PRINCE2® – PRojects IN Controlled Environments – Projetos em Ambientes Controlados.

Disponível em:

<https://www.projetodiario.net.br/o-que-e-prince2-projects-in-controlled-environments-projetos-em-ambientes-controlados Acesso em 29 Agos. 2017.

TECHOJE. Conheça a metodologia de gerenciamento de projetos prince2®.

Disponível em:

< http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1337>  Acesso em 30 Agos. 2017.

TRENTIM. O que é PRINCE2? #MetodologiasGP

Disponível em:

<http://trentim.com.br/2015/10/metodologias-o-que-e-prince2/ > Acesso em 30 Agos. 2017.

 

 

Anúncios