Todo nós sabemos da importância de ter um bom gerente de projetos, até porque um quinto do PIB mundial, ou seja, US$ 12 trilhões, é gasto em projetos. E como muitos profissionais qualificados que deixam de trabalhar, ou que logo o farão, por conta da aposentaria – somente no Brasil, esse valor representa 30% da força de trabalho – há uma grande demanda por gerentes de projetos experientes. Tanto assim que 4,5 trilhões do PIB total está em risco, e a lacuna de talentos está se ampliando.

Quando essas oportunidades surgem, uma certificação ajuda a garantir que você está pronto. Mas como obter as certificações do PMI ?

Nesse post vamos ver o passo a passo para obter a sua certificação.

Em todo o mundo há uma demanda considerável por gerentes de projetos. Uma Certificação internacional demonstra que você tem conhecimento, experiência e educação para contribuir em uma equipe de projeto.

O processo de quatro passos descritos aqui vai contribuir para sua candidatura. Adquirir e manter uma Certificação do PMI não é fácil, porém a contribuição para a estabilidade e para o aumento na renda é de grande importância ainda, mas para aqueles que tem o desejo de trabalhar em gerenciamento de projetos.

 

PASSO 1 – ESCOLHA QUAL É A CERTIFICAÇÃO ADEQUADA PARA VOCÊ

 

Certified Associate in Project Management (CAPM®) – (Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos)

Demonstre suas habilidades como um membro de uma equipe de projeto.

Se você for um profissional iniciante em gerenciamento de projetos, está familiarizado com a última edição do padrão Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), essa pode ser um início na jornada das certificações.

OBS: SE VOCÊ POSSUI A CERTIFICAÇÃO PMP, A CERTIFICAÇÃO CAPM NÃO SE APLICA PARA VOCÊ.

 

Project Management Professional (PMP®) – (Profissional de Gerenciamento de Projetos)

Gerencia a equipe e todas as atividades do projeto.

Essa certificação é ideal para profissionais responsáveis por todos os aspectos do projeto durante seu ciclo de vida, se lidera e gerencia equipes com várias funções para entregar os projetos dentro do orçamento, tempo e escopo, demonstra conhecimento e experiência suficientes para aplicar uma metodologia adequada a projetos que têm requisitos e resultados razoavelmente bem definidos e esta familiarizado com o Guia PMBOK®?

 

Program Management Professional (PgMP®) – (Profissional de Gerenciamento de Programas)

Gerencie um objetivo da organização através de um grupo de projetos e recursos compartilhado

Agora se você lidera vários projetos que estão relacionados a um objetivo estratégico de negócio ou os programas que você gerencia contêm atividades complexas que abrangem diferentes funções, organizações, regiões geográficas e culturais, é responsável por definir e iniciar projetos, e designar os gerentes de projeto para gerenciar custo, cronograma e a execução de projetos, enquanto trabalhava para garantir o sucesso e a aceitação do programa, tem habilidades avançadas em finanças, consciência intercultural, liderança, comunicação, negociação, influência e resolução de conflitos e claro, está familiarizado com a última edição do Guia PMBOK® essa certificação preencherá como uma luva a sua vida profissional.

 

PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACPSM) – (Profissional Certificado em Métodos Ágeis)

Demonstra experiência e entendimento dos princípios e conceitos ágeis.

Você trabalha em times de projetos utilizando práticas ágeis e demonstra habilidades utilizando ferramentas e técnicas ágeis, você está habilitado para se candidatar a essa certificação. 

 

PMI Risk Management Professional (PMI-RMP®) – (Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI)

Avaliar e identificar os riscos do projeto e fazer planos para mitigar as ameaças e capitalizar as oportunidades.

Consegues demonstrar conhecimentos e habilidades na área de conhecimento em
gerenciamento de riscos do projeto, tem responsabilidades que envolvam o gerenciamento de riscos do projeto e apoio à equipe de seus projetos, é responsável por identificar e avaliar os riscos e é responsável pela elaboração de planos de mitigação e capitalização de oportunidades. PMI-RMP é a sua certificação.

 

PMI Scheduling Professional (PMI-SP®) – (Profissional em Gerenciamento de Tempo do PMI)

Desenvolver e manter o cronograma do projeto. 

Demonstra conhecimentos e habilidades na área de gerenciamento de tempo do projeto, é responsável por criar e manter cronogramas de projetos ou/ e é responsável por relatar o andamento e atualizações de cronograma de projetos. PMI-SP é uma boa opção.

 

PASSO 2 – VERIFIQUE OS REQUISITOS

Para se candidatar para uma certificação do PMI, as pessoas inscritas devem cumprir certos requisitos de educação e experiência em gerenciamento de projetos ou programas. Deve também passar por rigorosas avaliações, que incluem exame de múltipla escolha, concebido para avaliar e medir objetivamente as habilidade profissional.

Informações detalhadas de cada Certificação clique aqui …

 

PASSO 3 – PREPARA-SE PARA EXAME

Use essas dicas para se preparar para o exame de certificação do PMI

  1. 1. Leia o guia da certificação desejada para se familiarizar com as políticas e procedimentos do teste. (Você pode baixar os guias em formato PDF em http://brasil.pmi.org)
  2. Leia o Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®),
    juntamente com outros livros de referência sobre gerenciamento de projetos para se
    familiarizar com a terminologia e os processos atuais
  3. Assista a um curso de preparação oferecido por um capítulo, uma Comunidade Virtual do PMI, ou um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.)
  4. Forme um grupo de estudos com colegas e amigos
  5. Pratique através de exames simulados.

 

PASSO 4 – MANTENHA A SUA CERTIFICAÇÃO

Depois de obter uma certificação do PMI, você tem que participar de programas de certificação continuadas (CCR).

Para o cumprimento do programa CCR, você precisa participar de atividades de desenvolvimento profissional para obter as unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) necessárias a renovação.

A Tabela 01 detalha os requisitos de cada certificação.

 

WhatsApp Image 2017-08-28 at 10.12.58

Tabela 01 – Tabela de PDUs para cada certificação / Fonte: Brasil – PMI

 

Então, para aquele que tem o desejo de ingressar nessa jornada de gerente de projetos, está aí o caminho, espero ter ajudado, um grande abraço até a próxima.

 

Para obter maiores informações e aplicar para uma das certificações do PMI visite http://brasil.pmi.org

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

<<https://brasil.pmi.org> Acesso em: 26 de ago. 2017.

<http://www.pmtech.com.br/certificacao.html> Acesso em 27 de ago. 2017.

<http://www.impacta.com.br/blog/2015/04/06/o-que-e-necessario-para-obter-uma-certificacao-pmi/> Acesso em 27 de ago. 2017.

HELDMAN, Kim. Gerência de Projetos: PMP Project Management Profissional: guia para o exame oficial do PMI. 5ª.Ed.