“Validar o Escopo” a cada etapa concluída ? Sim, a Validação de Escopo é fundamental para que em cada etapa concluída do projeto tenha-se a confirmação formal por parte do cliente que está sendo seguido o combinado.

O processo de Validar o Escopo vem a ser a formalização da aceitação de todas entregas realizadas ao longo do projeto, este processo é uma das etapas do Gerenciamento de Escopo de Projeto que define estratégias e processos necessários para assegurar que o projeto está admitindo todo o necessário para concluir o Projeto.

Mas o que é Gerenciamento de Escopo de Projeto ? é o momento do projeto na qual definimos caminhos e estratégia para alcançar, objetivos e o sucesso do projeto. A validação do Escopo está na Etapa: Controle do Gerenciamento de Escopo de Projeto. Facilitando o Gerente não perder controle do Projeto.

WhatsApp Image 2017-05-24 at 12.01.30
Figura 1 – CheckList / Fonte: Deposit(2015)

“Com a Validação do Escopo em todas as etapas, teremos uma entrega Final de Projeto com maior possibilidade de Aceitação !” – (Martin Gate-2005)

Para mantermos a qualidade e padrão na Validação do Escopo devemos seguir um fluxo de Processos definidos no Guia PMBOK.

WhatsApp Image 2017-05-24 at 13.51.55

Figura 2 – Fluxo de Processos / Fonte: Guia PMI 5a Edição(2014)


ENTRADAS

  1. Plano de gerenciamento do projeto: consiste na utilização do plano de Gerenciamento do Escopo e com uso de especificações verificar etapas que devem acontecer o aceite formal – Validação do Escopo.
  2. Documentação dos requisitos: documentação que lista requisitos do projeto e de todo, serviço, resultado ou dados técnicos. Utilizando de e baseado em critérios de aceitação.
  3. Matriz de rastreabilidade dos requisitos: tem o objetivo de ligar os requisitos às suas origens e possibilita rastrear os requisitos durante todo o ciclo de vida do projeto.
  4. Entregas verificadas: verificação de entregas de projeto já concluídas e verificadas, em relação a qualidade definida para entrega, pelo processo controlar qualidade.
  5. Dados de desempenho de trabalho: utilização de indicadores de desempenho para verificar não conformidades e gravidade.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS

  1. Inspeção: também chamada de revisão, auditoria de processo. Inspeção é definida pelas atividades de medição, análise e validação e tem com objetivo, verificar se as entregas e os trabalhos atendem aos requisitos e critérios de aceitação.
  2. Técnicas de tomada de decisão em grupo: metodologia utilizada para avaliar se todas as entregas estão ou não de acordo com os requisitos e se serão aceitas.

SAÍDAS

  1. Entregas aceitas: entregas que estão de acordo com os requisitos estipulados são formalmente aprovadas e validadas pelo cliente ou patrocinador.
  2. Solicitações de mudanças: entregas não aceitas por não estarem em conformidade com os requisitos estipulados são documentadas. Neste caso, é necessário o seguir do processo formal de mudanças.
  3. Informações sobre desempenho do trabalho: documentação de informações sobre desempenho do processo que inclui, entregas iniciadas, entregas concluídas, entre outros.
  4. Atualizações no documento do projeto: documentação que tem por objetivo o relate do progresso de conclusão do projeto, onde é necessária transparência de informações.

Colocando a Teoria na Realidade…

WhatsApp Image 2017-05-24 at 12.01.25

A validação formal das entregas parciais tem por objetivo, aumentar a chance de encerrar o projeto com sucesso e sem imprevistos.

É como no processo de formação acadêmica, onde temos por objetivo a aprovação em disciplinas.

E essas disciplinas tenham etapas que precisam ser validadas formalmente com avaliações por parte do professor. Caso as entregas não estejam de acordo com o combinado terá que passar por revisão(recuperação, reprovação).

Porém com validação formal nas etapas as chances de se obter sucesso no projeto aprovação em disciplinas fica mais fácil…

Referência Bibliográficas

Nascimento, J. J. – Validar o Escopo. Disponível em: https://prezi.com/ioblmtgti-sd/validar-o-escopo/ acessado em 06/2017

PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (guia PMBOK®/ Project Management Institule. – 5. ed. – São Paulo : Saraiva, 2014.

 

Anúncios