Você já ouviu falar que duas mentes pensam melhor que uma? Neste artigo você descobrirá que essa frase é verdadeira e existe uma técnica usada em várias organizações para isso.

Brainstorming é uma das ferramentas de qualidade mais utilizadas no mundo, por ser simples e de fácil execução, tornando-se rotina nas principais empresas do mundo” (ROLDAN et al., 2009 ).

brainstorming, mais conhecido como “Tempestade de ideias ”utilizada em reuniões ou no dia-a-dia que  surgiu na década de 30 e foi popularizada pelo escritor Alex Osbourn.

Esta técnica foi desenvolvida para explorar novas ideias sobre um tema, ou possibilidade de novas soluções para o problema  de diversos setores de uma organização empresarial, onde procura a maior quantidade de soluções criativas  num período limitado de tempo, isto é provocar e alcançar o máximo de ideias para o problema proposto antes de submeter as regras do pensamento logico.E a mesma consegue diminuir o controle  de um integrante do grupo ou de pequenos grupos,e consequentemente aumentando a participação de todos os integrantes do grupo estimulando assim a participação dos colaboradores que não participam.

A vantagem que a decisão em grupo tem, encontra-se na capacidade de incorporar conhecimento de vários integrantes com visões e especializações diferentes e sobretudo discussões criticas sobre diversas alternativas possíveis para o problema definido no inicio da reunião. Existe também algumas desvantagens como por exemplo o grupo pode estar mais interessado em chegar a um acordo do que um bom resltado,a capacidade de persuasão de alguns integrantes pode influenciar no resultado final ,e algumas vezes é necessário pessoas qualificadas para se chegar em bons resultados.

Embora esta técnica seja simples, as repostas obtidas acabam tonando-se uma fonte de dados para as demais ferramentas e técnicas de avaliação de riscos, podendo também auxiliar em conjunto com as mesmas.

Brainstorming é muito utilizado em gerenciamento de projetos na fase estratégica identificando os riscos do projeto. Nesta etapa  é criado uma multiplicidade de alternativas para conduzir o mesmo, e estas alternativas são  construídas  através de uma reunião de Brainstoming  com todos os integrantes do projeto onde cada um possa sugerir alternativas ou criticas sem que haja nenhuma descriminação por partes dos indivíduos envolvidos.

Esta técnica também possui diversas funcionalidades, porem as mais usuais são:

  • Desenvolvimento de produtos novos e empreendimentos : Inovações ideológicas para a criação de novos produtos e   o aprimoramento de produtos existentes no mercado.
  • Publicidade: Elaborar novas campanhas publicitarias.
  • Elaboração de novas  equipes: Desenvolvimento de ideias estimulando a discursão e raciocínio de cada integrante da equipe.
  • Gestão de projetos: Identificação dos objetivos, metas do cliente. E dentro do projeto revisar qual e o cronograma, os recursos alocados e o capital utilizado.
  • Gestão de processos: Buscar melhorias dos processos internos e externos da empresa

 

A prática do brainstorming não possui complicações, porém é necessário atender algumas regras imprescindíveis:

    • Eliminar críticas ou censura as ideias.
    • Maior criatividade nas ideias
    • Foco na quantidade.
    • Aperfeiçoamento das ideias.
    • Preparar um sistema de capturas de ideias exatamente como elas são expostas (método mais comum deste registro é o flipcharts)
    • Explicar de forma simples e clara o problema que necessita ser solucionado.
    • Cada pessoa e cada ideia tem um valor igual.
    • Selecionar um grupo para avaliação contendo de 3 a 5 pessoas.

Um sessão de brainstorming com sucesso é liderada por um facilitador onde o mesmo deverá iniciar a sessão em um ambiente confortável e definir claramente e objetivamente o problema assegurando que todos os participantes concordem e entendam o objetivo da sessao. O facilitador também será responsável por organizar e garantir o funcionamento normal da reunião, um secretario que deverpa ter facilidade na escrita rápida pois anotará uma enorme lista de ideias exatamente d forma que foi falada na reuniao e o nome dos integrantes que sugeriram as ideias não deverão ser anotados para que possa haver liberdade nas falas e por fim os membros do grupo.

Os procedimentos para organizar uma sessão de brainstorming eficaz são:

    • Definir o tempo de duração da reunião( é recomendado 20 a 30 minutos no máximo).
    • Encontrar um local apropriado para fazer uma reunião que pode ser barulhenta.
    • Explicar as regras que a sessão será conduzida.
    • Reunir um grupo de 6 a 12 pessoas.
    • Nomear um integrante para anotar todas as ideias.
    • Entregar aos participantes uma lista final de ideias de trabalho ao projeto
    • Fornecer um report de ideias de sugerir que os membros selecionem as melhores ideias.

Efetivamente, o importante no brainstorming   não é responder de forma lógica a pergunta e sim de forma criativa e espontânea. Recolhido as ideias propostas na reunião,a ultima fase é a analise e organização das mesmas num checklist organizado segundo alguns critérios como ideias simples,as mais baratas. O grupo de avaliação devera verificar as melhores ideias de forma a sujeita-las a testes práticos. Os resultados obtidos são amplos e surpreendentes onde podem haver descobertas e soluções inovadoras ou inspiração para outras ideias nunca antes pensadas.

Uma sessão de Brainstorming libera as pessoas a serem criativas e pensarem rapidamente. Quando estas ideias são expostas os membros necessitam de alguns modos para a reflexão do problema e gerar ideias criativas. Devido a isso existe 4 linhas de raciocínio para facilitar essas construções:

  • Pensar em um problema especifico
  • Analise descritiva
  • Considerar o que devesse ser feito
  • Produzir sugestões e viáveis de ação

 

Brainstorming Individual

Geralmente esta técnica é muito utilizada em grupos,porem, muitas pessoas usam  de forma individual para recolher ideias criativas em qualquer momentos, quantas vezes forem necessárias.

Existem algumas situações que é necessário realizar o Brainstorming individual onde:

  • O profissional trabalha individualmente
  • Não há tempo disponível para uma sessão em grupo
  • Onde a sessão custará um preço acima do orçamento
  • O problema é pesqueno para justificar uma reuniao de um grupo de 6 a 12 pessoas.

Muitas pessoas utilizam tambem essa técnica para o desenvolvimento de mapas mentais e tambem para organizar e desenvolver ideias em sua mente.

Para Kurztberg (2005), embora a informação obtida pela forma do brainstorming não obedeça a um processo racional e planificado de procura e pesquisa de conceitos, a sua utilização poderá proporcionar um conjunto de ideias e de questões que possam constituir o ponto de partida para uma atividade de pesquisa mais elaborada e exigente.

Referências Bibliográficas

Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 5ª ed. –EUA:Project Management Institute, 2013

Gerenciamento de Riscos em Projetos – FGV Management – 3º Edição;