WhatsApp Image 2017-05-09 at 16.24.03Matriz BASICO pode ser entendida pela necessidade de fazer as escolhas necessárias e priorizar as soluções de problemas de uma empresa/projeto para evitar gastos desnecessários e garantir um resultado muito melhor. As alternativas para a solução são analisadas de acordo com o custo, benefício e viabilidade.

 

WhatsApp Image 2017-05-14 at 13.19.52Em todas as organizações os colaboradores estão tentando a todo momento equilibrar “pacotes” contendo inúmeros problemas e soluções. O site da PMD Pro apresenta a seguinte afirmação: “Cada empresa tem seus objetivos, que pretendem ser alcançados a partir de seus projetos. Com a falta de tempo para conseguir atender a todos os projetos e suas necessidades, além de recursos limitados, é indispensável identificar os melhores projetos e priorizá-los”.

É com essa visão, na década de 80 o planejamento estratégico foi difundido e foram surgindo diversas ferramentas para priorizar tarefas dentro das organizações. Ao utilizar a Matriz de Priorização, é analisado quais projetos devem ser implementados e quais destes são prioritários, servindo como um auxílio para resolver muitos obstáculos. É uma ferramenta montada racionalmente e matematicamente para que seja possível ver com clareza onde deve ser o foco. Existem diversas matrizes, cada uma utilizando critérios únicos. Nos próximos parágrafos vamos conhecer a Matriz BASICO que direciona a melhor solução a ser aplicada nas corporações.

A simplicidade e objetividade da Matriz BASICO gera agilidade e segurança na tomada de decisão. A aplicação desta ferramenta envolve colaboradores, missão estratégica de negócio e os clientes. Para elaborar um plano de implementação é priorizado soluções para o projeto, assim é possível definirmos quais os tipos de recursos serão necessários. A matriz envolve seis critérios: Benefícios para a organização, Abrangência dos resultados, Satisfação dos colaboradores (cliente interno), Investimento necessário, Cliente externo satisfeito, Operacionalidade da solução.

WhatsApp Image 2017-05-14 at 13.19.51

Figura 01: Definição de B.A.S.I.C.O. – Fonte: do Autor

Após a seleção e priorização de projetos composta pelos seis critérios anteriores, cada um recebe uma pontuação de 1 a 5.

WhatsApp Image 2017-05-14 at 13.19.53

Figura 02:Matriz de Priorização – Fonte: Autoral

No livro 40+10 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento, Merhi apresenta que quanto maior for a avaliação de cada um desses seis critérios, maior deverá ser o conceito, com exceção da coluna “I”, pois, neste caso, quanto maior for o investimento necessário, menor deverá ser o conceito. Por exemplo, se o projeto requer um investimento muito alto, o conceito a ser atribuído deverá ser baixo, e se o projeto requer um investimento mais baixo, neste caso o conceito deverá ser mais alto.

      A seguir demostramos um exemplo da aplicação desta ferramenta para análise de priorização de projetos:

  • Realiza-se uma avaliação dos projetos candidatos. No exemplo abaixo, o projeto a ser priorizado é o “Proj. 05”, pois o mesmo atingiu a maior pontuação no somatório dos critérios.

 

WhatsApp Image 2017-05-09 at 14.35.03

Figura 03: Exemplo de aplicação da ferramenta Matriz BASICO – Fonte: VEC

Nota: Em caso de empate, destaca-se o fator C (Clientes) e persistindo o mesmo, o desempate é feito sucessivamente através dos demais itens restantes: B, I, O, A e S.

Todas as soluções com notas altas são consideradas muito importantes e devem ser transformadas em ação. No caso anterior os projetos devem ser aplicados de forma crescente do ranking.

 

Referências Bibliográficas:

Carap, Leonardo, O Uso de Matrizes para a Priorização de Problemas e Soluções Matriz G.U.T. e Matriz B.A.S.I.C.O

DAYCHOUM,MERHI, 40+10 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento, Brasport, 2013.

Lobo, Bruno, Maratona de Ferramentas Estratégicas, Slide Share., 2015.

Matriz Básico, Casa da Consultoria, 2011

Matriz de priorização (GUT, BASICO e Complexidade vs. Valor); PMD Pro, Sobre Administração, 2011.

Raúl Candeloro , Matriz de Priorização; Artigo do site Administradores, 2008.

VEC; Priorização de Projetos: Entenda como a Matriz BASICO pode ajudá-lo; Site Valor E Competencia (VEC), 2016

 

Anúncios