Gerenciar projetos exige habilidades e técnicas únicas, diferentes daquelas que são requeridas para gerenciar operações corriqueiras.
A gestão de projetos do século 21 desafia os gerentes a administrar um projeto caracterizado por altos níveis de incerteza, equipes multiculturais e competições globais por recursos humanos especializados. (CAMARINI & SOUSA apud. SALGADO)
Assim, fica claro que as atividades de um gerente de projetos, vão muito além de planejar e controlar um projeto em si. Saber gerenciar os recursos humanos do projeto, é primordial para o sucesso do mesmo, pois é a equipe que determina o sucesso ou fracasso das organizações e projetos.
Segundo Gramigna (2007, p. 1) “a corrida da globalização exige que os olhares estejam voltados para resultados e, nesse processo, as pessoas encontram-se em alta, uma vez que a riqueza das empresas e das nações depende do conhecimento e das habilidades de suas equipes”.
Por isso, é necessário ter uma equipe com gente bem qualificada. É papel do gerente de projetos planejar, mobilizar, desenvolver e gerenciar do modo mais apropriado a sua equipe, de forma a integrá-la e organizá-la para determinado trabalho, visando otimizar a qualidade, o custo, o prazo e o âmbito dos processos em questão.
Para Chiavenato (1999, p. 107) “a seleção se configura como a escolha certa da pessoa certa para o lugar certo”.
Portanto, a partir das características específicas do projeto, o gerente deverá buscar os recursos humanos com os perfis adequados para determinadas atividades, prezando sempre pela pessoa com melhor desempenho na área e ainda, sua disponibilidade para fazer parte do projeto.

- Como formar a equipe certa?
De acordo com o Guia PMBOK, são indicados quatro processos em relação a alocação dos recursos humanos do projeto, são eles:
- PLANEJAR GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Desenvolver o Plano de Recursos Humanos é o processo de identificar e documentar os papéis, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, criando também o plano de gerenciamento de pessoal. Podem ser inclusas eventuais necessidades de treinamento, estratégias de construção e desenvolvimento da equipe (integração), cronograma e políticas de mobilização e desmobilização, programas de reconhecimento e recompensas, questões de segurança e impacto sobre a organização.
- MOBILIZAR A EQUIPE DO PROJETO
Mobilizar a Equipe do Projeto é o processo responsável por confirmar a disponibilidade dos recursos humanos e obter a equipe necessária para executar o projeto. Ou seja, o objetivo principal é realizar as designações de pessoal para o projeto. A equipe de gerenciamento do projeto pode ou não ter controle direto sobre a seleção dos membros da equipe.
- DESENVOLVER A EQUIPE DO PROJETO
Processo responsável pela melhoria das competências, interação (integração) e ambiente global da equipe para aprimorar seu desempenho no projeto. Lembre-se: o projeto é executado por pessoas.
São obrigações do gerente do projeto: construir, manter, motivar, liderar, inspirar e, obviamente, direcionar, gerenciar e controlar a equipe do projeto.
- GERENCIAR A EQUIPE DO PROJETO
O objetivo deste processo é acompanhar o desempenho dos membros da equipe na execução do trabalho, fornecer feedback, resolver questões e conflitos, esclarecer atribuições e responsabilidades e gerenciar mudanças. A equipe de gerenciamento do projeto, composta pelos auxiliares diretos do gerente do projeto, observa e acompanha o comportamento dos demais membros, orientando-os e corrigindo-os, quando necessário.

- Qual a importância da relação gerente-equipe?
Ser um bom líder para a equipe tem um impacto extremamente positivo, além de harmonizar a equipe, saber motivar os colaboradores e manter a satisfação dos mesmos só trazem benefícios para a organização. Ter uma boa comunicação, saber falar e principalmente ouvir os funcionários, faz toda a diferença na harmonização do time.
É importante que o gerente procure manter uma relação agradável com sua equipe, pois ambientes de trabalho saudáveis, propiciam maior produtividade e rendimento dos colaboradores, o que pode acrescentar no sucesso da organização.
BIBLIOGRAFIA:
VALERIANO, Dalton. Moderno Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2005
GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2007
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
SALGADO, Carolina Kellen Drummond. Gestão de Pessoas: O novo desafio do gerente de projetos. Disponível em: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/663. Acesso em: 27 Mar. 2017
IEIDENTZ, Rosangela. A importância das pessoas na atuação do gerenciamento dos projetos. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-importancia-das-pessoas-na-atuacao-do-gerenciamento-dos-projetos/56569/. Acesso em: 27 Mar 2017
DA SILVA, Carlos Henrique. Gerenciamento de projetos – Como formar a equipe certa para seu projeto. Disponível em: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/364. Acesso em: 27 Mar. 2017
TRENTIM, Mário H. Gestão de Pessoas em Projeto. Disponível em: http://blog.mundopm.com.br/2014/03/26/processos-de-gestao-de-pessoas/. Acesso em 27 Mar. 2017
29 de março de 2017 at 13:23
Gerenciar pessoas exige muita responsabilidade e comprometimento.
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29 de março de 2017 at 13:29
Muito bem elaborado, pois sou gerente de um Dray wash. E tenho uma equipe bem aprimorada no ambiente de trabalho.
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30 de março de 2017 at 11:06
É a equipe que move o projeto. Saber gerenciá-la é essencial!
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29 de março de 2017 at 13:48
Eu trabalhei como representante comercial há 10 anos e sempre passei a frent,q pra lidar com pessoas e ser um bom gerente…tem que ser um Mágico 🎩. (temos que encantar as pessoas)
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30 de março de 2017 at 11:08
A boa comunicação/relação do gerente com a equipe é fundamental.
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29 de março de 2017 at 14:07
Perfeito ! Exatamente assim!
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29 de março de 2017 at 19:24
Excelente trabalho, quem elaborou esse texto tem um futuro brilhante pela frente, deve ser contratada na hora.
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29 de março de 2017 at 20:22
Oque fazer quando membros da sua equipe,tenta mudar o cronograma do seu projeto? alegando que a sua realidade (seu projeto)não está sendo viável a equipe.você muda seu cronograma ou segue com projeto?
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30 de março de 2017 at 09:30
Bom dia, Sr. Neimelo!
Não sei como ajudá-lo de forma específica, pois não conheço seu projeto e cada projeto é único. Mas, analisar o escopo do projeto em questão, pode ajudá-lo à ressaltar os objetivos e o cronograma do mesmo. É muito importante saber a qual funcionário está alocando cada função no projeto, e se ele está apto para tal.
Como líder de uma equipe, o gerente deve manter uma boa relação com a equipe e se comunicar com a mesma, conversar sobre o que está dando certo ou não e saber ouvir os comentários, podem trazer bons frutos e soluções. Mas claro que, como gerente, saber se sobrepor é essencial, pois cabe ao mesmo aliar o prazo dado como razoável pelo cliente e a eficácia de toda a equipe.
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29 de março de 2017 at 23:59
Muito boa a leitura! Valeu a pena escolher seu post para abrir. Se todos que lideram algo tivessem a oportunidade de pelo menos ouvir essas informações, seria o início de uma nova era na gestão de processos juntamente com quem faz o processo/ projeto que somos nós, os colaboradores!
Parabéns pelo texto!
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30 de março de 2017 at 09:34
Obrigada, Glaucia!
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30 de março de 2017 at 11:40
São projetos que tem que elaborar conhecimento e planejamento para ser gerenciado com Cautela.
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30 de março de 2017 at 19:10
Gerir pessoas é algo muito difícil independente de n°.Mais é muito bacana termos acesso a um texto que nos possibilite agregar informações relevantes a área em que atuamos.Parabéns!
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30 de março de 2017 at 21:50
Recentemente tive uma experiência de trabalho não satisfatória. O gerente administrava bem os projetos/negócios, mas quando se tratava da gestão de pessoas… “jogava” uns contra os outros. Todos os colaboradores reprovaram as atitudes e postura daquele que deveria unir a equipe. Mas nenhuma mudança ocorreu.
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31 de março de 2017 at 13:12
Exatamente! O papel do gerente com a equipe, como um líder, é também de harmonizá-la e motivá-la. Uma pena que ainda exista esse tipo de comportamento nas empresas.
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31 de março de 2017 at 08:32
Em anos de experiência no comércio, sempre valorizei o conhecimento do produto, dava tanta atenção ao produto, que ignorava a gestão de pessoal.
Alcançando a percepção de que liderar, consistia em fazer com que meus liderados, me empurrasse para meus objetivos e destino, entendi a vital importância da gestão de pessoal na execução do projeto.
Parabéns e, obrigado por elaborar um texto esclarecedor.
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31 de março de 2017 at 13:09
Fico feliz que tenha gostado do texto, Sr. Carlos! As pessoas são a maior riqueza de uma empresa, visto que são elas que fazem a empresa “caminhar”…
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1 de abril de 2017 at 00:23
Muito bom pois retrata como deve ser!
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3 de abril de 2017 at 19:03
Se os quatro processos referentes a alocação dos recursos humanos do projeto forem executados com responsabilidade e comprometimento, certamente a empresa alcançará o resultado esperado. E sucesso!
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2 de maio de 2017 at 19:53
EXELENTE POST !!!
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