Qual a importância dos recursos humanos para o sucesso de um projeto? O objetivo desse post é ressaltar a importância desse recurso.

É de conhecimento geral que para qualquer ação que pretende-se executar e ao final desta obter sucesso, é preciso ter um bom projeto afim de minimizar erros e evitar o fracasso. Mas o que é Projeto? A palavra sempre aparece em nossas vidas mas será que todos estão de acordo com a definição de projeto? 

Então Vamos definir o que é um projeto.

Segundo o Slack (2002) , não existe uma definição de projeto reconhecida universalmente.

Mas precisamos de uma definição, mesmo que não universal sobre projeto, então de acordo com dicionário projeto é um “Plano; planejamento que se faz com a intenção de realizar ou desenvolver alguma coisa.”

Achei essa definição vaga, então procurei uma segunda opinião encontrei essa aqui “Um projeto consiste em esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, em uma sequência de atividades relacionadas.”

E agora sim podemos começar a tratar do nosso objetivo aqui, já que pelo que entendemos um projeto demanda recursos e que recursos são esses? Pensando rapidamente uma das primeiras palavras que vem a mente seria recurso financeiro, estou certa?

Mas vamos pensar mais um pouco, não existe só este recurso como por exemplo precisamos de recursos materiais, mercadológicos e humanos.

E recursos humanos é o nosso objetivo com esse post, qual a importância dos recursos humanos para o sucesso de um projeto?

Figura 1: Caminho do sucesso – Fonte: Big Project Brasil.

Antes de falarmos sobre recursos humanos vamos definir o sucesso de um projeto, aparentemente temos muitas definições mas nenhuma universalmente reconhecida assim como a definição de projeto. O conceito mais usado seria:

  • Dentro do Prazo(tempo);
  • Dentro do Custo;
  • De acordo com o escopo/especificações;

Portanto definimos que um projeto deve ser concluído dentro do prazo nem antes nem depois, ele tem que esta dentro do custo planejado e tem que obedecer as especificações do escopo.

E quem são os responsáveis por executar um projeto de sucesso? Recursos humanos.

 

Resultado de imagem para recursos humanos

Figura 2: Recursos humanos – Fonte: Google.

Recursos humanos trata-se de pessoas que executarão esse projeto então partindo da primícia de que projetos são executados por pessoas e entregues a pessoas, com o intuito de satisfazer pessoas, começo a crer que recursos humanos, ou seja, pessoas são o motivo do sucesso ou fracasso de um projeto.

Chegamos ao ponto que conseguimos ter a dimensão da extrema importância dos recursos humanos para um projeto, concordam? Se existe um fator que é capaz de destruir ou erguer o meu projeto darei a ele total atenção.

Entretanto é preciso discutir um pouco sobre como pessoas tem tamanho poder e podem interferir diretamente sobre um projeto, então vamos analisar essa questão com mais detalhes.

A qualificação de profissionais no mercado de trabalho é decisivo para uma eventual contratação, profissionais que não estão qualificados para exercer certas funções estão “Fora”. Para Kober (2004, p.154) qualificação profissional é a preparação do cidadão através de uma formação profissional para que ele ou ela possa aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho. Percebemos com isso que qualificação profissional é determinante para pessoas e pessoas são determinantes para projetos, profissionais mal ou não qualificados não produzem bons projetos.

Outro fator importante é a capacitação segundo José Cerchi Fusari, é um processo de aprendizagem em que fica explícito “para que”, “como”, “para quem” e “quando” fazer algo. Entendemos que capacitação é aplicar seus conhecimentos de forma autônoma, capacitação torna o profissional competente é a junção de conhecimento, habilidades e atitudes e competência não se transmite como o conhecimento. Então para ter um projeto de sucesso é importante ter alguém competente envolvido.

Em consequência disso nota-se que profissionais qualificados e competentes são o principal meio para o resultado satisfatório de um projeto, e atesta a importância do capital humano dentro de um.

Como foi dito anteriormente nesse post pessoas são o motivo para se realizar projetos, sejam esses projetos pequenos como uma simples construção de um barquinho de papel ou a construção de um navio como o Titanic.

Se não existir profissionais preparados para executar projetos ou clientes para comprar projetos não existe motivos para o fazer como disse Johann Goethe “o ser humano tem muito mais desejos que necessidades”. Portanto seja por desejos ou necessidades projetos existem porque existem seres humanos, então para se ter sucesso em um projeto priorize o seu recurso humano.

Referências Bibliográficas:

Brasil, B. P. Gerenciar escopo e sucesso do Trabalho. Disponível em: http://bigprojectbrasil.com.br/gerenciar-escopo-e-o-sucesso-projeto/ Acesso: 25/03/2017.

FUSARI, José Cerchi. A educação do educador em serviço. PUC-SP, 1988.

KOBER, Claudia. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: UMA TAREFA DE SÍSIFO. (2004, p.154)

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

 

 

Anúncios