Já parou para pensar qual a receita para o sucesso de um projeto? Mas será que ela existe?
Quando paramos para pensar no sucesso de um projeto, nos projetamos para os resultados e expectativas, ou seja, para a conclusão do projeto. Por isso, podemos dizer que se o projeto atingiu seu objetivo final dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos, ele é um projeto de sucesso. Ou ainda, que se os investimentos retornarem para a empresa ou para o contratante, ele é considerado um projeto bem sucedido.
Correto?

Não necessariamente.
O que dizer da Ponte Rio-Niterói? Quando foi construída, era considerada a terceira mais longa do mundo, com 13,2 km de extensão. Além disso, ela “encurta” significativamente a distância entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, visto que antes da criação da ponte, a travessia era feita através de barcos ou passando pela cidade de Magé, uma viagem de cerca de 100 km. Além disso, hoje, a via recebe entorno de 150 mil veículos por dia.
Observando esse exemplo, podemos concluir que a Ponte Presidente Costa e Silva, como também é chamada, é sem dúvidas um projeto de sucesso.

Porém, o projeto da Ponte obteve alguns problemas, dentre eles a morte de operários e engenheiros e o não cumprimento de prazos. A construção iniciou-se em 1969 e tinha um prazo de conclusão de dois anos. Entretanto, a ponte só foi inaugurada três anos após o prazo inicial, ultrapassando assim, o prazo previso e tendo sua inauguração somente em 1974. Além disso, dados oficiais contabilizaram 33 mortes durante a construção da via, enquanto a imprensa fez um levantamento que chegou a 72 vítimas.
Por isso, temos claramente uma questão contraditória. Como um projeto de sucesso, que para muitos é uma via essencial, “encurtando” a distância de casa até o trabalho todos os dias, por exemplo, teve seu prazo extrapolado, além de muitas mortes durante o processo de construção e projeto? Sem dúvidas, para as famílias das vítimas, esse não foi um projeto de sucesso.
Logo, podemos concluir que um projeto de sucesso é aquele que beneficia e alcança pessoa(s) de alguma maneira positiva. Que seus resultados favorecem e trazem vantagens para uma pessoa, grupo ou população. Ou ainda, que tenha uma aceitação pelo(s) usuário(s) ou cliente(s).
É claro que é fundamental que o gestor tenha em mente que precisa cumprir prazos e custos, além de todo o escopo do projeto, entretanto, também é necessário que o gestor perceba que existem outras métricas além dessas para considerar que o projeto obteve sucesso. E ainda que o projeto de fato não tenha dado certo e tenha falhado, ainda sim, sob o ponto de vista do gestor, ele ainda pode ser considerado um projeto de sucesso, visto que a experiência foi válida como aprendizado. Logo, tudo depende do ponto de vista e de quem está avaliando, além do tipo de métrica que está sendo utilizada para a avaliação.
Referências Bibliográficas:
- ALMEIDA, Daniel. O que você considera como sucesso em projeto? Disponível em: <http://pmkb.com.br/artigo/o-que-voce-considera-como-sucesso-em-projeto/;. Acesso em 28 mar. 2017.
- BARCAUI, André B. Gerente Também é Gente – um romance sobre gerência de projetos – Rio de Janeiro: Brasport, 2006.
- LUCENA, Felipe. Diário do Rio: História da Construção da Ponte Rio-Niterói. Disponível em: <http://diariodorio.com/historia-da-construcao-da-ponte-rio-niteroi/;. Acesso em 28 mar. 2017.
- O GLOBO. Sete curiosidades sobre a Ponte Rio-Niterói. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/rio/sete-curiosidades-sobre-ponte-rio-niteroi-16497232;. Acesso em 28 mar. 2017.
- PMI – Project Management Institute. Pulse of the Profession. Disponível em: <https://www.pmi.org/learning/thought-leadership/pulse;. Acesso em 29 mar. 2017.
- PROJECT BUILDER. Maior blog de gestão de projetos do Brasil. Disponível em: <http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/blog-gestao-de-projetos/o-projeto-foi-um-sucesso;. Acesso em 28 mar. 2017.
29 de março de 2017 at 23:28
Muito bom seu texto e a visão simolesta do que realmente é um projeto de sucesso. O uso das ferramentas 5W2H, EAP, Ishikawa se fossem usadas, acredito eu que não tenham sido usadas, poderiam ter reduzido considerávelmente o tempo de atraso na entrega e quem sabe evitado a morte de um colaborador.
Se te interessar, leia o meu post : “Simplifique sua gestão de processos com a metodologia 5W2H ! “
CurtirCurtido por 1 pessoa
29 de março de 2017 at 23:41
Muito bom o texto. Posso dizer que concordo basicamente com tudo, um projeto de sucesso significa beneficiar a vida da sociedade como um todo, de forma que esses benefícios sejam maiores ou mais que o impacto das pessoas prejudicadas. Foi interessante você citar a ponte Rio-Niterói como um projeto de sucesso, e mesmo assim ele teve defeitos para alguns casos isolados, mas com certeza melhorou a vida de muitas pessoas. Além disso, a ponte Rio-Niterói podia ter sido posicionada de outra forma, em que ela seria menor e eficaz da mesma forma, porém era época de ditadura militar e eles queriam mostrar para o povo grandes feitos do governo, por isso a ponte foi feita de forma grandiosa. O fato é, nada é perfeito, não podemos esperar que todos fiquem feliz com todos os projetos, nem adianta tentar agradar a todos, pois pode gerar confusões maiores. O importante é você fazer o seu melhor.
CurtirCurtido por 1 pessoa
30 de março de 2017 at 15:13
Ótimo texto!
CurtirCurtir