Mesmo com o aumento de profissionais na fotografia nos últimos anos, é possível se destacar em meio a tantos fotógrafos bons. É uma questão de planejamento. É saber por onde começar, o que fazer e como fazer.

A Fotografia e a Tecnologia

O avanço da tecnologia tornou a fotografia em algo comum. Antigamente, era raro encontrar um fotógrafo que fizesse um trabalho realmente bom devido às limitações tecnológicas.

Hoje a realidade é completamente diferente. Com a chegada da câmera fotográfica digital, é possível visualizar a foto no mesmo instante em que é tirada. Essa facilidade fez com que aumentasse o número de fotógrafos pelo mundo e, consequentemente, a concorrência também aumentou.

Além disso, foram criadas técnicas de edição e tratamento de imagem que facilitam e aumenta a qualidade do trabalho final da foto.

Com tantos profissionais na área e tantas facilidades para obter uma fotografia, é necessário que o fotógrafo profissional tenha algo diferenciado para se destacar e obter reconhecimento.

Planejando o Evento Para o Fotógrafo

O estímulo de ser um bom profissional vai da preparação para o trabalho e o conscientização de valor que é transmitida ao cliente.

O fotógrafo deve ter em mente que ele tem a responsabilidade de eternizar um sonho de um cliente. O profissional tem como dever encantar, surpreender.

Ou seja, o fotógrafo profissional procura conhecer o cliente, planeja e monta o projeto, por menor que seja o evento, sem esquecer dos riscos, como por exemplo um engarrafamento ou o cerimonialista que não permite a entrada em certos locais do evento.

O profissional tem a responsabilidade de planejar com antecedência os equipamentos necessários para o evento, como a câmera, baterias, pilhas, flashes e etc., além de planejar outras questões como alimentação, transporte, o tempo e o que tudo isso vai custar.

Planejando o Evento Para o Cliente

Primeiramente, é importante ter a consciência que cada cliente tem gostos e personalidades diferentes e cada evento é um projeto único. É essencial se adaptar a cada um deles para obter a aprovação do trabalho.

O planejamento começa desde o primeiro contato com o cliente. Com a comunicação é possível conhecer o perfil do cliente e planejar o projeto fotográfico do evento. Esse conhecimento faz com que o cliente tenha um estilo único e qual o nível de detalhes que ele deseja. A partir desse contato com o cliente, o tema principal do evento pode ser criado.

É necessário que no dia do evento as poses para foto, locais com a melhor iluminação, o estilo, os gostos e etc. estejam em mente para não ficar algo muito forçado e perder a essência da personalidade do cliente. Feito isso, o trabalho flui naturalmente durante o evento.

Importância do Planejamento Para o Evento

Com o planejamento, o profissional e o cliente, juntos, definem o que eles pretendem para o trabalho. O cliente mostra o que ele quer e o profissional busca os meios que possibilitem a realização do trabalho, considerando riscos e custos.

 

Referências Bibliográficas:

SARDINHA, F. Gestão Para Fotógrafos. Acesso em 25 mar. 2017

GUINDANI, A., GUINDANI, R., CRUZ, J., MARTINS, T. Planejamento Estratégico Orçamentário. 2012

OLIVEIRA, E. Da Fotografia Analógica à Ascensão da Fotografia Digital. Acesso em 25 mar. 2017