Você já parou para pensar no que pode levar um projeto ao sucesso? Sabia que líder é um fator fundamental no gerenciamento de um projeto?
Qual a importância de um líder a frente de um projeto?
Diversos fatores podem influenciar no sucesso de um projeto e, com certeza o líder é um deles. Liderar pessoas não é uma tarefa fácil, além de exigir aprofundar a maneira de pensar, o líder tem como função identificar, refletir, entender e lidar com as motivações, os valores e as atitudes das pessoas que lidera, tudo feito de maneira eficiente, com uma abordagem clara, construtivista e de melhoria contínua para a organização.
Segundo Arellano e Limong-França (2002, pág, 268), “Líder só se mantem líder enquanto estiver atendendo às necessidades de seus liderados e dos grupos relacionados com o processo de influência em que está inserido”.
Não é um solucionador de problemas, é um facilitador, um assessor, uma pessoa que ajuda a elevar a consciência e se ele perde essa função deixa de ser líder.
Ué, mas líder não é ao mesmo que chefe?
Definitivamente, não! Veja algumas diferenças:
Figura 01- Chefe X Líder / Fonte: Autora (2017)
Ainda não ficou claro? Ok, vamos definir líder com uma série de perguntas e respostas:
Então, o que o líder é?
Um líder é alguém que toma uma visão, e com coragem a executa de maneira tal que, vibre como as almas das pessoas. Com criatividade e inovação, ele é capaz de passar segurança para toda sua equipe e assim, melhora todos os resultados esperados. A equipe tem a certeza de que o líder sabe lidar com situações emergenciais. E como ele é aberto à comunicação com sua equipe, o diálogo estimula a capacidade criativa e melhora o processo produtivo da empresa.
Uma mistura dos estilos de liderança com grande participação do estilo participativo, onde o líder conta com a opinião, informações e recomendações de sua equipe, integrando o funcionário a organização, é o ideal.
O sucesso para ele ocorre quando este consegue transmitir os princípios norteadores do negócio, os objetivos e os valores da organização, e quando traz resultados consistentes e duradouros tanto para organização quanto para equipe.
Quais as características do líder?
Um bom líder possui um mix de qualidades, dentre elas: empatia, firmeza, aceitação do fracasso, humildade, visão de longo alcance, vontade de transformar, ética, entre várias outras. Muitas pessoas têm acesso à liderança, não estando reservada a uma pessoa como se pensa.
Os líderes devem atuar como agentes de intercâmbio entre a empresa e seus liderados, fornecendo a direção a ser seguida pela equipe, feedback sobre a atuação e sobre os resultados da equipe, e o que a empresa espera de seus colaboradores para que possa atingir seus objetivos, sendo esta a razão maior da existência da organização, sabendo distribuir as tarefas entre seus cooperados de forma consistente e segura.
Qual o papel do líder nas empresas contemporâneas e na gerência de um projeto?
Nos últimos anos, as empresas notaram que o ambiente organizacional e seus colaboradores são os maiores responsáveis pelo sucesso de seus negócios. Com a finalidade de manterem-se competitivas, elas começaram a investir em um clima organizacional que motive o trabalho em equipe e a criatividade de seus colaboradores.
Realizando programas para a preparação de pessoas que tenham a capacidade de fazer aflorar essas características na equipe, foram descobertos os líderes.
O papel do líder evolui a cada momento e novas características tornam-se essenciais para que o líder possa fazer com que a equipe obtenha os melhores resultados, como: a administração de conflitos, a manutenção da autoestima do grupo e a atuação como agente motivacional.
Além de planejar o projeto junto à equipe e inspirar seus subordinados, o líder controla os resultados dentro do projeto. Já que, estando próximo a ele, é capaz de analisar o rendimento da equipe na execução de cada tarefa e com sua visão estratégica, prever necessidades.
Quais são os desafios organizacionais enfrentados pelo líder?
A administração de conflitos de interesses é um importante fator que pode atrapalhar o desenvolvimento e o trabalho em equipe. Para lutar contra essa dificuldade, o líder deve recordar que está lidando com as pessoas que são as grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso do projeto e ser sensível em suas abordagens.
O líder também enfrenta o desafio da tomada de decisão. Para agir corretamente o ele deve também ser um bom ouvinte. Afinal, todo o grupo pode ter ideias e sugestões.
O tempo é outro inimigo, para sua maximização o líder é capaz de prever situações e, consequentemente, soluções para entregar todo o projeto no prazo pré-estabelecido.
Qual a atuação do líder para a formação de equipes de alto desempenho?
A efetividade e o desempenho de uma equipe dependem da emoção proposta pelo líder como condição organizacional básica. Partindo do princípio que ele vive sua vida, e sobre ela, àquela que a equipe constrói, com foco nos resultados sobre as metas da equipe. Aqui está a semente do alto desempenho.
Em definitiva, o alto desempenho consiste em criar e manter um espaço emocional eficaz, humanizando a equipe, orientado os resultados da confiança, o que dispara as competências pessoais e coletivas emergentes para um desempenho sobressalente. Para os gerentes, grande parte de suas tarefas implica conversar, e talvez para muitos, seja a tarefa mais importante e a que mais tempo ocupa comparado com outras tarefas.
Como o líder pode motivar sua equipe para que ela cumpra com proposto em um projeto?
Figura 02- Motivação / Fonte: http://fortalezaempreendedora.com.br/2016/09/29/lideranca-criativa/
Além do autoconhecimento, que é fundamental para que saiba controlar a imagem que transmite, o líder deve ter clara consciência do que acontece em sua organização. Ele deve ser capaz de avaliar os perfis comportamentais, os pontos fracos, fortes e os a serem desenvolvidos de seus colaboradores. Evitando julgamentos. Uma consciência múltipla, porque são múltiplos os planos que requerem atenção.
Isto permite que o líder desenvolva uma visão do sistema organizacional ao qual pertence e o contexto com o qual este sistema interage. E, consequentemente, potencie os outros. Ele ajuda os integrantes a alcançar o máximo potencial de liderança. Trazendo cada projeto mais próximo ao sucesso.
Com estímulos à autonomia, promove oportunidades de crescimento pessoal aos integrantes, oferece conhecimento. Acredita nas outras pessoas e, então, confia responsabilidades, liberando algo que o outro possui e muitas vezes não conseguia observar em si mesmo. Além de ser importante para o aumento de produtividade, estabelece relacionamentos saudáveis no ambiente de trabalho.
Para motivar a sua equipe, o líder precisa reconhecer o trabalho dos seus funcionários, com elogios e com constantes feedbacks para que assim o funcionário se sinta parte importante da empresa e perceba que tem o seu valor.
O líder deve ser o exemplo para seus funcionários, precisa ser coerente no agir e no falar, deve delegar funções aos seus funcionários, demonstrando assim que confia em seu trabalho para que possam ser motivados. E principalmente, o líder precisa ouvir, fazer com o que os funcionários opinem e deem sugestões para solucionar problemas da empresa e uma forma importantíssima de motivá-los.
A influência que pode ser exercida pelo líder em ações que auxiliem as organizações a enfrentar desafios e aproveitar oportunidades do ambiente externo é total, pois é o líder que guia e suporta sua equipe.
Bem, concluindo…
Honesto, disciplinado e agindo com justiça, o líder, acima de tudo, possui visão, consegue simular situações antes que elas aconteçam e com isso solucionar problemas rapidamente, o que transmite segurança aos outros integrantes do grupo.
O líder é aquele que se destaca das interações grupais, possui a capacidade de identificar e expandir as habilidades de cada integrante do grupo. Com cada um dos colaboradores realizando mudanças e tomando decisões o sucesso de projetos é mais facilmente atingido.
Referências Bibliográficas:
- BENNIS, Warren. A nova liderança. Revista HSM Management. Março e abril de 2000, pág. 75-83;
- CANÇADO, Patrícia. O presidente da empresa não perde uma entrevista;
- FRANCISCO, Waldemir José. Fundamentos da liderança;
- HUNTER, C. J. O Monge e o Executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2004, 1ª Edição;
- http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0689/noticias/o-lider-do-futuro-m0052823. (Consultado em 19/03/2017)
- http://fortalezaempreendedora.com.br/2016/09/29/lideranca-criativa/ (Consultado em 27/03/2017)
- https://revistapanorama360.wordpress.com/2012/03/05/descoberta-e-gerencia-de-talentos-o-capital-intelectual-e-um-instrumento-que-estimula-a-renovacao-e-o-desenvolvimento/ (Consultado em 25/03/2017)
- http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/b002209.pdf (Consultado em 26/03/2017)
- http://www.excellencestudio.com.br/excelencia-pessoal/o-que-e-excelencia-pessoal.htm (Consultado em 20/12/2016)
- http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/pessoas/entenda-o-papel-do-lider-no-gerenciamento-de-projetos (Consultado em 26/03/2017)
- http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4690/fundamentos-da-lideranca.html. (Consultado em 21/12/2016)
- http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/6860/lideranca-uma-abordagem-pratica.html. (Consultado em 21/12/2016)
- http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/3283/aumente-sua-flexibilidade-a-mudanca.html. (Consultado em 19/03/2017)
- LIMONGI-FRANÇA A. C.; ARELLANO, E. B. Qualidade de vida no trabalho. In: Fleury, Maria Tereza Leme (Coord.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002, pág 260-281.
- RODRIGUES, Edson. Liderança: uma abordagem prática;
28 de março de 2017 at 18:28
O chefe cobra e o líder pega junto, viabiliza para que as coisas aconteçam. Nossa cultura distorce o papel de poder. Existem pessoas que se transformam completamente… Daí o ditado popular: quer conhecer uma pessoa dê poder a ela. Pessoalmente acredito que uma nova geração de líderes está surgindo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
28 de março de 2017 at 20:36
Texto muito bom, adorei as explicações. Ter um líder que saiba realmente cumprir seu papel faz muita diferença e contribui muito para o andamento do projeto, sua atuação é fundamental.
Parabén pelo post 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
29 de março de 2017 at 19:04
Ao ler o texto tenho a facilidade de identificar a essência de um líder o que não o coloca no patamar de cidadão exemplo, mas sim de alguém importante para um grupo, honesto e justo para aqueles que o seguem. Obtendo o melhor de cada um para o benefício comum do grupo. Parabéns por tratar assunto “clichê” de forma objetiva e esclarecedora.
CurtirCurtir