O desenvolvimento de atividades industriais, faz com que as empresas percebam os grandes impactos gerados ao meio ambiente, o que agrava os mesmos é o ritmo, muitas vezes, acelerado dessas atividades, que não permite que se tenha tempo suficiente para que o meio ambiente se recupere dos impactos e resíduos gerados pelo homem. E para que haja a mitigação desses impactos, as empresas pensam numa solução através do desenvolvimento sustentável.

Com isso, muitas empresas integram o conceito de desenvolvimento sustentável ao conceito de responsabilidade social. A partir dessa integração nasce a ideia de inovar desenvolvendo projetos sustentáveis, onde empresas visam a oportunidade de investimentos e lucros, criando uma vantagem competitiva no mercado e um diferencial por engajar um projeto ligado ao meio ambiente.

Figura 1 – Fonte: http://www.imag.ind.br/noticias.html

Porém, quando se fala em projetos sustentáveis, geralmente associa-se ao meio ambiente, à sustentabilidade ou ao desenvolvimento sustentável.

Mas há diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável!

– Sustentabilidade: tem como objetivo equilibrar o que a natureza pode nos oferecer, limitar o consumo de recursos naturais e melhorar a nossa qualidade de vida.

– Desenvolvimento sustentável: é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro (WWF BRASIL, 2013).

E o que é projeto?

O projeto tem natureza temporária, onde possui datas de início e fim definidas, enquanto as atividades de operação são contínuas. Portanto, o conjunto de atividades realizadas em um projeto tem como objetivo produzir um produto, serviço ou resultados únicos.

A partir das definições apresentadas já é possível entender o que é um projeto sustentável.

Um projeto sustentável vai além de ser só um “projeto verde”, ele está voltado para um compromisso com gerações futuras, preocupando-se com a escassez de recursos, tornando-se um desafio para novos empreendimentos, tecnologias e culturas, visando oferecer resultados únicos, inovativos e de sucesso.

 

Deste modo, pode-se citar a importância da inovação para a realização de um projeto de sucesso.

Figura 2 – http://blog.render.com.br/solidworks/projetos-sustentaveis-com-solidworks/

Segundo o dicionário, inovação significa: aquilo que é novo, novidade, ação ou efeito de inovar. Utilizando essa definição e interligando-a aos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, pode-se pensar na ecoinovação como um fator importante para desenvolver ideias de um projeto sustentável.

Qual a definição de ecoinovação?

Existem várias definições e conceitos para ecoinovação, porém o que será citado ajudará a entender como ela está relacionada a um projeto de sucesso.

Segundo Barbieri, a inovação voltada para a sustentabilidade ou ecoinovação pode ser considerada como a introdução de produtos, processos produtivos, métodos de gestão ou negócios, novos ou significamente melhorados para a organização e que traz benefícios econômicos, sociais e ambientais, comparados com alternativas pertinentes. Não se trata apenas de reduzir impactos negativos, mas de adicionar benefícios líquidos. Uma organização inovadora sustentável reúne características essenciais de inovação orientada para a sustentabilidade.

Figura 3 – http://www.global-cobranca.com.br/globalize/2014/05/23/case-de-sucesso-cliente-natura/

No Brasil, tem-se exemplos de várias empresas que a partir de um projeto sustentável, adotaram a ecoinovação em seus produtos ou serviços. Uma delas é a Natura. A empresa do ramo de cosméticos, em 1983, teve uma iniciativa inovadora e pioneira, onde passou a oferecer produtos com a opção de refil.

 

Figura 4 – http://www.videomaquiagem.com.br/natura-ekos-se-e-bom-para-o-planeta-e-otimo-para-nos/

A embalagem dos refis possui massa média 54% menor que a embalagem regular, pois é produzida por um material diferente, que utiliza menos matéria prima em sua fabricação. O refil proporciona a reutilização da embalagem regular, gerando redução na quantidade de embalagens descartadas e por possuir como matéria prima um plástico reciclável, é possível transformá-lo em novos produtos.

Através dessas ações estratégicas, a empresa agiu de forma sustentável e alinhou o seu negócio a atitudes para o desenvolvimento sustentável, preservando os recursos naturais, atendendo as necessidades e as expectativas dos stakeholders, tornando seu projeto bem-sucedido.

 

Referências Bibliográficas

Descola. Projetos sustentáveis: por que a sustentabilidade é importante para o seu negócio? Disponível em: https://descola.org/drops/projetos-sustentaveis-por-que-a-sustentabilidade-e-importante-para-o-seu-negocio/. Acesso em: 27 mar. 2017

MEDEIROS, Henderson; DE FARIAS, Adriana; LIRA, Waleska; CANDIDO, Gesinaldo. Utilização de Eco-inovações como Ferramentas de Gestão de Recursos Naturais na Construção Civil. ENEGEP, Rio Grande do Sul, out. 2012. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2012_tn_sto_165_959_19463.pdf. Acesso em: 25 mar. 2017

Natura. Sustentabilidade. Disponível em: http://www.natura.com.br/a-natura/inovacao/sustentabilidade. Acesso em: 25 mar. 2017

PADIA, Claudir; SERVAT, Marcos; FAGUNDES, Jair; PEREIRA, Elira; POLACINSKI, Edio. A Importância de Projetos Sustentáveis para o Desenvolvimento das Organizações. SIEF, Rio Grande do Sul, out. 2013. Disponível em: http://www.fahor.com.br/publicacoes/sief/2013/a_importancia_de.pdf. Acesso em: 25 mar. 2017

PMI. Project Management Institute. Disponível em: https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUs/WhatIsProjectManagement.aspx. Acesso em: 25 mar. 2017

Tera. Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável: conheça a diferença! Disponível em: http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/sustentabilidade-e-desenvolvimento-sustentavel-conheca-a-diferenca. Acesso em: 27 mar.2017

WWF. O que é Desenvolvimento Sustentável? Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/. Acesso em: 25 mar. 2017

Anúncios