Apreciamos tantos projetos, muitos se tornaram pontos turísticos, cartão postal de algumas cidades, muitos hoje são usufruídos pela sociedade que traz algum tipo de benefício. Mas será que todos esses projetos quando foram construídos, na visão da sociedade daquela época foram bem-sucedidos?

No tempo que foram projetados a percepção era outra devido aos acidentes ocorridos. Mas mesmo com esses acontecimentos podemos considerar que o projeto foi bem-sucedido?

Figura 1 – Ponte Rio Niterói / Fonte: http://odia.ig.com.br/odia24horas/2014-12-22/ponte-rio-niteroi-nao-tem-radares-fixos-diz-concessionaria.html / Foto:  Carlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia

Se analisarmos hoje, o benefício que traz para a sociedade, podemos dizer que sim. Vamos analisar um pouco o que torna o projeto bem-sucedido…

Determinar um projeto bem-sucedido é relativo a um ponto vista de quem está analisando.

Relatando a percepção do cliente é necessário que os objetivos precisem ser alcançados e atingidos, podendo exceder as expectativas.

Em relação à sociedade, projeto de sucesso é aquele que os objetivos beneficiam de forma relevante, podendo contribuir na evolução tecnológica e social.

Não podemos esquecer o sucesso também está diretamente relacionado com o sucesso da equipe.

Sabe que um projeto para ser executado é necessário passar por várias etapas: escopo, tempo (início e fim) definidos, planejamento, objetivos, recursos financeiros e pessoas, estar dentro do prazo e qualidade.

Lembrando… Todo projeto é único!

Um projeto para ser considerado bem sucedido, não basta estar dentro do prazo (tempo determinado), custo (orçamento combinado) e escopo executado.

Se o projeto for realizado conforme o documento e o escopo definido e mesmo assim não atender as expectativas do cliente, ainda assim podemos considerar o projeto bem-sucedido?

A resposta é bem óbvia, mas o óbvio precisa ser dito. Não!

Não podemos considerar um projeto bem-sucedido porque é necessário obter a aceitação do cliente atendendo os objetivos da empresa. O produto gerado precisa gerar valor a empresa.

O projeto para ser bem-sucedido não é tão fácil quanto imaginamos, não é apenas cumprir o que foi determinado, vai além… Sinceramente, sucesso depende do ponto de vista de cada um.

Vamos definir sucesso/ bem-sucedido? Segundo o dicionário:
Sucesso: Êxito; consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz.
Bem-sucedido: Próspero; que obteve sucesso, êxito.

Então o que torna um projeto bem-sucedido?

É cumprir com o que foi determinado no escopo? Sim! Mas isso não define ao certo. O projeto precisa proporcionar um valor significativo para a empresa, cliente e sociedade!

Segundo o guia PMBOK um projeto pode ser considerado de sucesso quando foi entregue dentro do prazo estabelecido, com o escopo planejado e com a qualidade requerida ou desejada pelo cliente (PMI, 2008).

 

Referências Bibliográficas:

Almeida, Daniel A. Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos. Disponível em: <http://pmkb.com.br/artigo/o-que-voce-considera-como-sucesso-em-projeto/&gt;. Acesso em: 22 mar. 2017

Almeida, Daniel. Como você gerencia seus projetos? Disponível em: <https://blogdanielalmeida.wordpress.com/2013/09/17/sucesso-projeto/&gt;. Acesso em: 22 mar. 2017

Barcaui, André B. Gerente Também é Gente – um romance sobre gerência de projetos – Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

PMI – Project Management Boby of Knowledge – 4a. ed – Project Management Institute – EUA, 2008

Séllos, Lysio. Saber a definição do que é um projeto é importante? Disponível em: <https://uvagp.wordpress.com/2017/01/23/saber-a-definicao-do-que-e-um-projeto-e-importante/ >. Acesso em: 22 mar. 2017

Stakeholder. Gerenciamento de Projetos. Disponível em: <http://stakeholdernews.com.br/artigo/projeto-bem-sucedido/&gt;. Acesso em: 22 mar. 2017