Ultimamente a procura pelo entendimento do Design thinking vem crescendo muito, mas o de que fato é isso, e o que isso tem a ver com o Gerenciamento de Projetos. O Design thinking vem sendo adotado de forma expressiva por pessoas e organizações, principalmente no mundo dos negócios e claro nos projetos.

O que é Design thinking?

É um processo de construção centrado no ser humano, que enfatiza a observação, colaboração, rápido aprendizado, visualização de ideias, construção rápida de protótipos de conceitos e implementação. O objetivo primário do Design thinking é proporcionar a melhor solução possível aos problemas complexos, colocando as pessoas em primeiro lugar.

Resultado de imagem para design thinking

Figura 1 – Processos básicos do Design thinking / Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/o-que-vem-depois-do-design-thinking-jeancarlo-cerasoli

Mas o que o Design thinking pode acrescentar ao gerenciamento de projetos?

O foco do gerenciamento de projetos cada vez mais vem sendo as pessoas, que estão cada vez mais trabalhando com propósitos, e é isto que deve ser apresentado para conseguir o engajamento dos stakeholders. No gerenciamento de projetos as empresas precisam entregar valor, e não simplesmente registros e documentações para controle. É claro que estes continuam necessários, mas em um volume menor. O design thinking entra no momento em que é preciso se colocar no lugar das pessoas e trabalhar de forma colaborativa e interativa.

Tim Brown escreveu: “Design thinking é uma disciplina que usa a sensibilidade e os métodos do designer para suprir as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente factível, e recorre ao que uma estratégia de negócios viável pode converter em valor para o cliente e oportunidade de mercado”.

Resultado de imagem para design thinking

Figura 2 – Ilustração pensamento criativo / Fonte: https://generalassemb.ly/education/design-thinking-bootcamp/san-francisco

O grande desafio para o gerenciamento de projetos atual é agregar valor para as pessoas, organizações e sociedade de forma simples e fácil. O design thinking deve ser usado para resolver questões complexas de forma criativa. Com isso, possuir ou buscar criatividade e inovação devem fazer parte das competências comportamentais do gerente de projetos.

No ritmo em que a tecnologia e o modo de consumo estão atualmente, a inovação passou a ser um dos tópicos mais comentados e relevantes, e agregar o design thinking ao gerenciamento de projetos traz grandes benefícios aos projetos.

O Project Model Canvas (Clique aqui para saber mais), metodologia desenvolvida pelo professor José Finocchio Jr, está aí para provar que é possível combinar conceitos de gerenciamento de projetos, neurociência e design thinking para simplificar a elaboração do Plano de Projeto.

Resultado de imagem para pm canvas

Figura 3 – PM Canvas / Fonte: http://www.pmcanvas.com.br / Finocchio

O Design Thinking nos ensinou o poder do pensamento divergente que gera opções e do pensamento convergente que faz escolhas. Se colocarmos grupos diferentes em salas separadas para cada qual, a sua vez, conceber uma proposta diferente para um projeto comum usando o PM Canvas e, no momento seguinte, pedi para os grupos se juntarem e gerar um único plano com o melhor de cada canvas o resultado será incrível!

Como Warren Buffet escreveu: “Preço é que você paga. Valor é o que você percebe.”.

Você concorda com a importância do Design thinking no gerenciamento de projetos?

Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

 

Referências bibliográficas

CAMARGO, Robson. O que é CANVAS? E CANVAS de projetos? E o PM visual? Quando usar?. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/o-que-%C3%A9-canvas-e-de-projetos-pm-visual-quando-usar-robson-camargo;. Acesso em: 27 de mar. 2017

CONFORTO, E.C. Design Thinking: Uma poderosa ferramenta para projetos de inovação. Revista Mundo Project Management, ano 11, no. 62, Abril/Maio, 2015.

FREIRE, Eduardo. Design thinking: inovação em gestão de projetos ou gestão de projetos de inovação. Disponível em: <http://www.youwilldobetter.com/2015/03/design-thiking-inovacao-em-gestao-de-projetos-ou-gestao-de-projetos-de-inovacao/;. Acesso em: 27 mar. 2017

PRADA, Charles. Design thinking para gestão de projetos. Disponível em: <http://www.euax.com.br/design-thinking-para-gestao-de-projetos/;. Acesso em: 27 mar. 2017

Anúncios